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Automobilismo

Pirelli confirma pneus para GPs do Canadá, Áustria e Inglaterra

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Nesta segunda-feira (12), a Pirelli anunciou que as três opções de compostos para os próximos GPs no Canadá, Áustria e Grã-Bretanha serão as mesmas do ano passado.

Tanto para o Canadá quanto para a Áustria, os pneus escolhidos foram os mais macios: C3 será o composto duro, C4 o médio e C5 o macio. Já para a Inglaterra a escolha foi pelos compostos mais duros: C1 será o duro, C2 o médio e C3 o macio.

A corrida no Canadá acontece neste domingo dia 18, no circuito Gilles Villeneuve, que tem traçado considerado de médio a rápido, com paredes e barreiras implacáveis bem ao lado do traçado, deixando pouca margem para erros, mas também apresentando pelo menos duas boas oportunidades de ultrapassagem.

No Canadá, o composto mais macio costuma ser visto apenas na classificação, como foi o caso no ano passado, quando apenas os compostos médios e duros foram usados na corrida. A estratégia preferida pela maioria dos pilotos era a de duas paradas, mas alguns optaram por uma parada única com um stint inicial muito longo no duro; especialmente aqueles que largaram na parte de trás do grid. Com base nos dados do ano passado, o tempo médio gasto em um pit stop é de 18,5 segundos, apesar dos mais de 400 metros de pit lane.

Max Verstappen e Carlos Sainz durante o GP do Canadá 2022 – Getty Images via Red Bull Content Pool

Duas semanas depois da disputa em Montreal, acontece o GP da Áustria, em Spielberg, que tem o menor número de curvas do calendário, apenas 10 no total. O circuito Red Bull Ring recebe a segunda Corrida Sprint da temporada.

Vale lembrar que o formato do final de semana com sprint mudou. Na sexta-feira de manhã é realizada a única sessão de treino livre e de tarde a classificação para o GP de domingo. E o sábado é um dia quase a parte, dedicado apenas à sprint, classificação para a sprint e depois a disputa dos 100km.

E no dia 9 de julho a Fórmula 1 retorna ao berço da categoria, no circuito de Silverstone, que tem um layout praticamente inalterado desde o primeiro GP da Inglaterra, em 1950. E durante o final de semana na Inglaterra, a Pirelli estreia novos compostos.

Esta nova especificação, testada pelas equipes durante os treinos livres de sexta-feira na Espanha, é mais resistente ao desgaste graças à introdução de um material já homologado originalmente planejado para 2024, mas é exatamente a mesma especificação que será usada até o GP da Áustria.

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