Entre em contato conosco

Fórmula 1

Pela quarta vez, Charles Leclerc é pole no Azerbaijão

Publicado:

em

Foto: Ferrari

O sábado é de festa para a Ferrari. Charles Leclerc (Ferrari) mostrou toda a velocidade quando mais precisou e foi insuperável no Q3, para garantir a pole com 1min41.365s. Oscar Piastri (McLaren) até tentou, mas largará em segundo. Carlos Sainz (Ferrari) ficou em terceiro, o que beneficia a estratégia da equipe com dois carros nas três primeiras posições.

Q1 – decepção para Norris

A classificação em Baku começou movimentada, com pneus macios dominando o traçado. Apesar da Mercedes optar por fazer uma primeira volta de pneus médios.

Entre os primeiros a marcar tempo, Sergio Pérez (RBR) voou para a ponta, com 1min43.436s. Sainz fez uma boa volta, mas acabou ficando atrás do mexicano.

Com menos de cinco minutos para o fim, Leclerc e George Russell (Mercedes) superaram Pérez, deixando-o em terceiro. E os tempos de volta caíram consecutivamente, conforme a pista evoluiu e a aderência melhorou.

No final do Q1, Esteban Ocon (Alpine) tocou o muro e furou um pneu, tendo que recolher o carro. Com Ocon lento na pista, a bandeira amarela foi acionado, e Lando Norris (McLaren) não pode completar sua volta. Assim, ele foi direto para os boxes, sem uma volta boa para seguir para o Q2.

Eliminados: Norris, Daniel Ricciardo (VCARB), Valtteri Bottas (Kick Sauber), Zhou Guanyu (Kick Sauber)* e Ocon.

*Zhou trocou componentes do motor, e foi punido, portanto larga em último.

Com certeza não foi a classificação que Norris queria – Foto: Reprodução/Fórmula 1

Q2 – sem margem para erros

Após as primeiras voltas rápidas, a Red Bull dominava a ponta, com Max Verstappen em primeiro, e Pérez em segundo. Leclerc conseguiu superar Pérez, mas ficou a 0.014s de Verstappen.

Ao mesmo tempo, na ponta oposta, a briga era para ficar fora da zona de corte. Enquanto a dupla da Williams fez um belo trabalho, ficando entre os 10 mais rápidos, a dupla da Haas nem tanto. Oliver Bearman foi eliminado por um décimo, depois de travar os pneus no setor 2 e não concluir uma volta boa o suficiente.

Eliminados: Bearman, Yuki Tsunoda (VCARB), Pierre Gasly (Alpine), Nico Hulkenberg (Haas) e Lance Stroll (Aston Martin).

Q3 – Leclerc insuperável

Com todo mundo andando muito perto, qualquer erro pode custar uma posição no grid de largada, ainda mais com o traçado em Baku onde os muros estão perto demais e bandeiras vermelhas na classificação são comuns.

Com isso em mente, a primeira volta rápida é muito importante no Q3. E Leclerc sabe bem disso. O monegasco foi o mais rápido, enquanto Verstappen cometeu um erro no setor 3 que o custo quase meio segundo.

Apesar de quase todos os pilotos melhorarem seus tempos, ninguém conseguiu ser mais rápido que Leclerc. O monegasco vai largar na frente pela quarta vez no Azerbaijão.

Na contramão, faltou desempenho para a Red Bull, e Pérez larga em quarto, a frente de Russell e Verstappen. Lewis Hamilton tambpem teve dificuldades em encontrar a volta perfeita e largará em sétimo, com Fernando Alonso (Aston Martin) em oitavo. Enquanto a dupla da Williams, que impressionou durante toda a classificação, largará em nono e décimo, com Franco Colapinto mais rápido que Alex Albon.

A largada para o GP do Azerbaijão é as 8h da manhã (horário de Brasília), deste domingo.

Resultado da Classificação no Azerbaijão – Foto: Reprodução/Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.