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Automobilismo

Os testes de pré temporada da Fórmula 2

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Fórmula 2

A categoria contará com o brasileiro Enzo Fitipaldi no grid e realizou os treinos no circuito de Shakir

Théo Pourchaire liderou o primeiro dia de testes de pré-temporada em Sakhir da Fórmula 2. O piloto do ART Grand Prix registrou os tempos mais rápidos da manhã e tarde voltando ao ritmo, e se mantendo a pela manhã à frente da MP de Jehan Daruvala. Pourchaire também deixou para trás para garantir a liderança no período da tarde, rodando em 1: 42,165 nos últimos 10 minutos de corrida.

Já no segundo dia Frederik Vesti e Richard Verschoor se colocaram no topo das tabelas de cronometragem, com o pelotão optando por focar suas atenções nas simulações de corrida ao longo da sessão da manhã, Vesti estabeleceu seu tempo mais rápido de 1: 44,234, pouco acima da marca de meia hora. Permaneceu invicto até a bandeira quadriculada.

Aproveitando as condições mais frias da tarde, Verschoor conquistou o tempo mais rápido de 1: 42,140 garantindo por pouco o primeiro lugar por 0,008s à frente do estreante Victor Martins e mais de dois décimos à frente de Dennis Hauger.

Ralph Boschung e Kush Maini, da Campos Racing, foram os pilotos a serem batidos no terceiro e último dia. Na sessão da manhã, Boschung foi bem claro estabelecendo o tempo de 1m45s063 com oito minutos, terminando dois segundos à frente de Clément Novalak, do Trident.

O manto passou então para o companheiro de equipe na segunda sessão, com Kush Maini a manter a equipa espanhola no topo da classificação. Uma série tardia de sprints de uma volta viu o piloto indiano fazer a melhor volta do dia, com 1: 42,623, colocando-o na frente de Roy Nissany e Théo Pourchaire.

Com 759 voltas no Circuito Internacional do Bahrein, todos os pilotos completaram pelo menos 20 voltas.

Dia 1

MANHÃ

Ralph Boschung se tornou o primeiro piloto a marcar um tempo representativo. Seu 1m45s652 o colocou sete décimos à frente do companheiro de equipe e novato Kush Maini. Daruvala estabeleceu um 1: 45.574 para colocar o carro da MP no topo antes da única bandeira vermelha da manhã que ocorreu com Zane Maloney, de Rodin Carlin.

Pourchaire saiu na frente nos últimos 30 minutos de treino com 1:45.226, colocando-o 0,348s à frente de Daruvala. A dupla permaneceu nessa ordem até o final, enquanto isso, Oliver Bearman manteve-se ocupado, registrando 37 voltas ao volante da prema.

TARDE

Em contraste com o treino da manhã, Richard Verschoor, da Van Amersfoort Racing, não perdeu tempo, e cravou 1: 46.083 dentro dos cinco primeiros minutos, à frente de Jack Doohan, da Virtuosi Racing.

À medida que o sol se punha no circuito de Sakhir, os tempos continuavam a cair. Enzo Fittipaldi e Zane Maloney liderou momentaneamente um Rodin Carlin por 1–2, antes de Clément Novalak e Verschoor do Trident embaralharem os tempos.

Dennis Hauger assumiu o controle no meio da sessão, tornando-se o primeiro piloto a quebrar o tempo de 1:44s. Ele foi brevemente ultrapassado por seu companheiro de equipe Daruvala antes de recuperar o primeiro lugar com o tempo de 1m44s249.

Após uma paralisação com bandeira vermelha na hora final para Frederik Vesti, seis pilotos revesavam no topo da tabela, no entanto, foi Pourchaire, líder matinal, quem leovu a melhor, passando por um décimo à frente de Verschoor. Recordes pessoais também viram Arthur Leclerc e Ayumu Iwasa garantirem vagas entre os cinco primeiros, enquanto Ralph Boschung encontrou o ritmo para dividir o par DAMS em quarto.

DIA 2

MANHÃ

O mais rápido  Frederik Vesti subiu imediatamente para o P1 com 1: 47,123.  Quebrando a barreira de 1:44s, os esforços do piloto da Prema Racing resistiram ao teste do tempo e ele terminou confortavelmente à frente do resto do pelotão por 1,947s.

Houve apenas uma breve interrupção, quando Roman Stanek, da Trident, parou na Curva 6 com uma hora e meia restante. Nos 30 minutos finais da sessão, Amaury Cordeel ficou em segundo lugar. O piloto da Virtuosi Racing caiu para quinto no final, atrás de Ralph Boschung, Arthur Leclerc e Théo Pourchaire.18 pilotos somaram mais de 30 voltas, com Kush Maini marcando o máximo com 50 voltas.

TARDE

Vesti mais uma vez foi o primeiro a ir para a pista, mas foi Richard Verschoor no carro # 22 da Van Amersfoort Racing que registrou o primeiro tempo representativo da tarde com 1: 45,366. Ele se viu um pouco à frente de Vesti e de seu companheiro de equipe Juan Manuel Correa quando Pourchaire trouxe a segunda bandeira vermelha do dia.

Quando a sessão recomeçou, Enzo Fittipaldi baixou ligeiramente o valor de referência para 1:45.135. Com um novo conjunto de pneus opcionais, Victor Martins, do ART Grand Prix, saiu confortavelmente do campo, com uma vantagem de 2,456s.  Ao anoitecer, Verschoor voltou ao topo da tabela de cronometragem, registrando o tempo mais rápido do teste até agora com 1: 42,140 e ultrapassando Martins por 0,008s.

Uma bandeira vermelha final foi trazida para Clément Novalak com nove minutos restantes, quando o Dia 2 chegou ao fim com Dennis Hauger ocupando o terceiro lugar, à frente de Arthur Leclerc e Ralph Boschung.

 

DIA 3

Manhã

Ralph Boschung quebrou a barreira de 1:45 nos primeiros oito minutos e permaneceu como o único piloto a fazê-lo, já que a primeira das duas sessões do dia foi focada em simulações de corrida. Mais tarde, ele reduziu seu recorde pessoal em 0,036s.

Clément Novalak e Dennis Hauger trocaram posições no início, reduzindo lentamente a vantagem de Boschung de 4,9s para 2s. No entanto, foi o francês quem acabou por vencer, terminando à frente de Victor Martins. Roy Nissany ficou em quarto lugar, com 46 voltas em seu nome.

Tarde

Depois de uma hora e meia de intervalo, a pista voltou à vida.  Pourchaire disparou para o primeiro lugar, marcando 1: 42,913 nos primeiros nove minutos. Novalak colocou Trident em segundo, 0,257s atrás de seu compatriota, enquanto Verschoor ficou atrás deles em terceiro.

Com uma hora e 20 minutos restantes de tempo de pista, Brad Benavides saltou para o P3. Não demorou muito, pois Arthur Leclerc, parou na pista e acionou a primeira bandeira vermelha do dia logo depois.

Em seguida, foi a vez de Nissany assumir o P1, rebaixando Pourchaire para o segundo lugar por apenas 0,008s, enquanto Enzo Fittipaldi e Zane Maloney colocaram os dois carros Rodin Carlin entre os quatro primeiros. Com 20 minutos restantes, Roman Stanek da Trident trouxe a bandeira vermelha.

Quando a sessão recomeçou, Kush Maini colocou sua marca, sendo o mais rápido com 1: 42,623. Ele permaneceu intocável, terminando a mais de dois décimos de distância de Nissany e Pourchaire.

Fittipaldi terminou o dia em quarto, enquanto um esforço no último segundo de Hauger, da MP Motorsport, o promoveu ao quinto lugar. Enquanto isso, a dupla da Hitech completou 98 voltas, com Isack Hadjar liderando a contagem de voltas com 51 em seu nome.

A temporada de Fórmula 3 de 2023 começa com a rodada de abertura em Sakhir, de 3 a 5 de março.

Único brasileiro no grid: 

Membro da academia de pilotos da Red Bull, Enzo Fittipaldi, completou 143 voltas em Sakhir, quilometragem importante para o desenvolvimento do carro visando a disputa da Fórmula 2  e também a primeira etapa do campeonato, também marcada para Sakhir.

“Fiquei muito satisfeito com o ritmo que apresentamos hoje e em todas as sessões de treinos nesta pré-temporada. É muito difícil avaliar o desempenho de todos os carros, pois nunca sabemos a condição de combustível, pneu etc. Mas saio daqui do Bahrein com a certeza de que vamos ter uma grande temporada 2023. Tivemos um ótimo entrosamento com todos na equipe e estou muito confiante para um bom resultado já nesta primeira etapa, em março, também nesta pista”, disse Enzo Fittipaldi

Foto: Dutch Photo Agency

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