Automobilismo
O que você precisa saber sobre a Pré-Temporada da F1
Foram 94 dias sem carros na pista na Fórmula 1, mas amanhã a categoria dá pontapé inicial na temporada 2o23, com os testes de pré-temporada. Serão 3 dias, com oito horas e meia de carros na pista por dia, para que as equipes possam avaliar os novos modelos.
Diferentemente de outros esportes, na F1 você só tem uma chance de entender o carro e avaliar erros e acertos. E vale lembrar que até ano passado eram seis dias de testes, divididos em duas semanas, com três dias cada.
Os testes acontecem no Bahrein, na cidade de Sakhir, palco também da primeira corrida do ano, o Grande Prêmio do Bahrein, que acontece no dia 5 de março.
Os testes começam as 4h da manhã, no horário de Brasília, 10 da manhã no horário local, todos os dias, e são divididos em duas sessões. A primeira vai das 4h às 8h15 e a segunda das 9h15 às 13h30. No horário do Bahrein seria das 10h às 14h15 e das 15h15 às 19h30, por isso as sessões são chamadas de manhã e tarde.
1 – Quem vai pra pista
Com seis sessões, as equipes então decidem qual piloto vai fazer qual turno, mas apenas um carro é utilizado, seguindo o regulamento. As equipes só trocam os adesivos dos números de cada piloto. E no geral, apenas os titulares fazem os testes, salvo algo acontecer com algum deles, como é o caso de Lance Stroll da Aston Martin. O canadense se acidentou de bicicleta e está fora da pré-temporada. Assim a equipe optou por colocar o brasileiro Felipe Drugovich, um dos reservas, em pelo menos uma sessão.
As equipes já divulgaram o line-up para os testes, sendo que a Aston Martin divulgou apenas o do primeiro dia. As equipes podem usar os dois pilotos todos os dias, ou podem optar por colocar apenas um por dia, mas ambos devem testar pelo mesmo tempo ou o mais próximo possível.
EQUIPE | QUINTA | SEXTA | SÁBADO |
RED BULL RACING | Max Verstappen | Sergio Pérez | Sergio Pérez |
Max Verstappen | |||
FERRARI | Carlos Sainz | Carlos Sainz | Charles Leclerc |
Charles Leclerc | Charles Leclerc | Carlos Sainz | |
MERCEDES | George Russell | Lewis Hamilton | George Russell |
Lewis Hamilton | George Russell | Lewis Hamilton | |
ALPINE | Pierre Gasly | Esteban Ocon | Pierre Gasly |
Esteban Ocon | Pierre Gasly | Esteban Ocon | |
MCLAREN | Oscar Piastri | Lando Norris | Oscar Piastri |
Lando Norris | Oscar Piastri | Lando Norris | |
ALFA ROMEO | Zhou Guanyu | Zhou Guanyu | Valtteri Bottas |
Valtteri Bottas | |||
ASTON MARTIN | Felipe Drugovich | a ser definido | a ser definido |
Fernando Alonso | a ser definido | a ser definido | |
HAAS | Nico Hulkenberg | Kevin Magnussen | Nico Hulkenberg |
Kevin Magnussen | Nico Hulkenberg | Kevin Magnussen | |
ALPHATAURI | Yuki Tsunoda | Yuki Tsunoda | Nyck De Vries |
Nyck De Vries | Nyck De Vries | Yuki Tsunoda | |
WILLIAMS | Alexander Albon | Logan Sargeant | Alexander Albon |
Logan Sargeant |
Durante o período de cada sessão, as equipes podem dar o número de voltas desejadas, além de poder treinar outras situações, como o pit stop. A programação de cada turno fica por conta das equipes, que já chegam com tudo predefinido.
2 – O que observar
A pré-temporada é a primeira vez que os carros que vão realmente disputar a temporada vão para a pista. Durante os lançamentos dos novos modelos, nem todos mostram o carro novo. É hora de mostrar no que as equipes trabalharam intensamente durante o inverno, incluindo design exterior, o pacote aerodinâmico e testar a potência dos motores.
Algo a ficar de olho durantes os três dias são os pneus. Para este ano a gama de pneus escolhida vai para seis, começando no C0, que é o mais duro.
E também tem o porpoising, que assombrou muitas equipes em 2022 e os engenheiros estão determinados a minimizar o quique do carro o máximo possível.
3 – Termos chave para saber
Existem alguns itens e termos muito usados durante esses dias, como flow vis, que é a tinta fluorescente (verde, laranja ou vermelha) usada para entender a trajetória do ar no carro. Outro item usado para identificar a trajetória do ar é o aero rake, que nada mais são do que grades que são presas no monoposto.
Você vai ouvir também o termo volta de instalação. O piloto vai para a pista, mas não acelera por completa, ele na verdade completa uma volta com um ritmo mais constante e depois volta ao pit.
Essa volta é realizada para verificar se o acelerador, freios, sistema hidráulico e eletrônico, bem como quaisquer outros componentes cruciais, estão funcionando como deveriam.
Já a glory run são onde um piloto considerado do pelotão do meio ou inferior consegue disparar na tabela de classificação com uma volta incrivelmente rápida. Muitas vezes, eles alcançam essa volta com o composto mais macio e com pouca carga de combustível.
A glory run é o oposto do sandbagging, que é quando uma equipe faz seus pilotos rodarem deliberadamente mais devagar do que o esperado, ou mais lento do que seu potencial, para esconder o ritmo real do carro. Famoso esconder o ouro, mas não acontece tão frequentemente hoje em dia.
E por último você também pode ouvir a expressão ritmo de corrida. Os carros vão para a pista para uma série de voltas consecutivas, com um ritmo constante, como se estivessem em um corrida. Serve para as equipes analisaram o desempenho do carro.
4 – Como acompanhar
A pré-temporada será transmitida por completo no aplicativo da F1 TV, mas o brasileiro fã de Fórmula 1 também poderá acompanhar a segunda sessão dos três dias no Bandsports.