Entre em contato conosco

24 hrs de Nurburgring

Nordschleife entrega espetáculo nas Eliminatórias das 24 Horas de Nürburgring

Publicado:

em

Nordschleife entrega espetáculo nas Eliminatórias das 24 Horas de Nürburgring
Foto: Gruppe C

Fim de semana de clima desafiador e grandes disputas marca o prólogo para a clássica prova de endurance em junho

O lendário circuito de Nordschleife foi palco de um verdadeiro espetáculo automobilístico neste fim de semana, com a realização das Eliminatórias para o ADAC RAVENOL 24h Nürburgring, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho. O evento preparatório reuniu todos os elementos que fazem das corridas de resistência um dos maiores desafios do automobilismo mundial: condições climáticas imprevisíveis, disputas intensas e momentos dramáticos. O saldo foi considerado um sucesso absoluto, tanto do ponto de vista esportivo como técnico, oferecendo às equipes um cenário ideal para os ajustes finais antes do grande evento.

No sábado à noite, sob forte chuva, o Porsche 911 GT3 R (992) da equipe Scherer PHX dominou a primeira corrida, demonstrando eficiência e controle em condições extremamente adversas. Já na tarde de domingo, com a pista apresentando condições mais variáveis, a equipe dos atuais campeões das 24 Horas também levou a melhor. Após 27 voltas intensas, Laurens Vanthoor cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, superando os adversários da Falken Motorsports com o carro #33 e da Manthey EMA com o icônico “Grello” nº911. Agora, as equipes têm menos de quatro semanas para consolidar suas estratégias para a corrida principal, levando consigo aprendizados preciosos colhidos ao longo do agitado fim de semana.

A classificação para a corrida de domingo já deu uma amostra do que estava por vir, com a equipe GetSpeed conquistando a pole position com seu Mercedes-AMG GT3 nº14. Logo na primeira volta, protagonizou um duelo eletrizante com o Porsche da Scherer PHX. Entretanto, com a pista secando rapidamente, ambas as equipes optaram por uma troca estratégica para pneus slicks após a volta inicial, decisão que também foi tomada por várias outras equipes. Esse movimento garantiu uma largada movimentada e proporcionou ainda mais ação na corrida.

Apesar de ter iniciado a prova do fundo do primeiro grupo de largada, devido a reparos de última hora, o Porsche Manthey nº911 conseguiu assumir a liderança após a primeira hora de disputa. O andamento da prova foi marcado por alternância constante na liderança, com destaque para o Lamborghini da equipe Abt (nº27), além do GetSpeed e dos Porsches das equipes Scherer Sport PHX (nº16) e Falken (nº33), que também acumularam voltas na frente. No final, a estratégia da Scherer PHX se mostrou acertada e Laurens Vanthoor conduziu o Porsche azul, vencedor das 24 horas do ano passado, ao triunfo. “A chuva na última volta deixou tudo mais tenso do que precisava, mas fora isso foi perfeito. Conseguimos manter o ritmo e os pneus resistiram bem durante os trechos longos”, comentou Vanthoor. Seu companheiro de equipe, Patrick Pilet, também celebrou: “Conquistar duas vitórias neste fim de semana foi uma estreia incrível para nós dois. Estamos perfeitamente preparados para as 24 Horas. Hoje, o Nordschleife mais uma vez provou por que é conhecido como ‘Inferno Verde’, com a pista secando no início e a chuva chegando pouco antes da bandeirada.”

Além das batalhas principais, o fim de semana foi fundamental para a ADAC Nürburgring Endurance Series (NLS), já que ambas as corridas classificatórias também contavam pontos para o campeonato. A equipe liderada por Arne Hoffmeister e Tim Scheerbarth chegou como líder invicta na classe Cup2 Porsche e, ao lado de David Jahn, manteve a liderança geral após a primeira corrida. Entretanto, na segunda prova, apesar de parecerem rumar para mais uma vitória, acabaram perdendo a ponta. A liderança da NLS passou então a ser compartilhada entre duas equipes que triunfaram em suas respectivas classes: a FK Performance Motorsport, com Nick Wüstenhagen, Ranko Mijatovic e Tobias Wahl, venceu na SP8T com o BMW M4 GT4 nº187; e na BMW M240i Racing Cup, a Adrenalin Motorsport Team Mainhattan Wheels, com Sven Markert, Kevin Wambach e Adrian Rziczny, levou a vitória com o carro nº650.

O fim de semana de classificatórias deixou excelentes sinais para a grande prova de junho. Com três rodadas da NLS e duas corridas de qualificação já realizadas, as equipes entram agora na reta final de preparação para as 24 Horas de Nürburgring. Os Porsches, que se destacaram com cinco vitórias nesta temporada, surgem como favoritos naturais para a prova principal, mas o grid promete uma batalha intensa com outras sete marcas competindo na linha de frente: Aston Martin, Audi, BMW, Ferrari, Ford, Lamborghini e Mercedes-AMG. Modelos como o Mercedes-AMG GetSpeed e o Lamborghini Abt demonstraram grande potencial nas eliminatórias, deixando claro que o embate pelo título será acirrado.

Além disso, a variedade de aproximadamente 20 classes, que vão desde protótipos de corrida até carros de produção quase de série, assegura que a prova de 24 horas será um verdadeiro espetáculo para os fãs. Fora da pista, o extenso programa de atrações complementará a experiência, e a expectativa é que mais de 200 mil visitantes compareçam ao evento, reafirmando o Nürburgring como um dos maiores palcos do automobilismo mundial.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.