IMSA
Nº 25 BMW Lidera Sebring no Marcador de Oito Horas após Nº 31 Cadillac se Acidentar
Pipo Derani Sai Ileso do Cadillac da Whelen após Ele Virar de Cabeça para Baixo na Barreira de Pneus
À medida que o calor aumentava numa tarde abafada no Sebring International Raceway, intensificava-se também a competição na Mobil 1 Doze Horas de Sebring Apresentada pela Cadillac. Com quatro horas restantes na icônica corrida de resistência, o Nº 25 BMW M Team RLL BMW M Hybrid V8 liderava a corrida logo após o vencedor anterior, o Nº 31 Whelen Cadillac Racing Cadillac V-Series.R, ser eliminado em um acidente espetacular.
As últimas quatro horas das 72ª Doze Horas de Sebring, à medida que a corrida avança para a noite, são transmitidas ao vivo pela USA Network e Peacock.
Maxime Martin estava a bordo do Nº 25 BMW, o carro que ele compartilha neste fim de semana com Connor De Phillippi e Nick Yelloly, quando liderou no marcador de oito horas. Pouco mais de 30 minutos antes, o quatro vezes vencedor geral em Sebring, Pipo Derani, estava liderando no Nº 31 Whelen Cadillac quando o carro saiu da pista e colidiu com as barreiras de pneus da Curva 10 após o Nº 31 fazer um leve contato com o Nº 21 AF Corse Ferrari 296 GT3 pilotado por Miguel Molina.
O carro de Derani decolou sobre os pneus e virou de cabeça para baixo. A Equipe de Segurança AMR da IMSA estava imediatamente no local e, com a ajuda de um guindaste para levantar o carro, Derani saiu do cockpit por conta própria e acenou para o público. O brasileiro foi avaliado e liberado do centro médico, assim como Molina.
“Um daqueles dias em que as coisas ficam literalmente de cabeça para baixo”, disse Derani. “Felizmente, tudo estava bem, a equipe de segurança chegou bastante rápido… Em geral, não senti nenhuma dor, nada. Acho que as barreiras de pneus reduziram bastante o impacto. Obrigado à equipe de segurança também, ao carro e a todos que apareceram aqui para ver se eu estava bem.”
Derani não tinha certeza do que aconteceu no incidente com a Ferrari.
“Honestamente, não sei”, disse ele. “Estava 12 segundos à frente e tudo estava indo bem. Ultrapassamos milhares e milhares de carros ao longo de uma corrida como essa. É um daqueles momentos. Talvez ele não tenha visto, deixou passar um pouco e lá estava eu. Talvez eu estivesse esperando que ele apenas mantivesse sua linha à direita, sabendo que eu iria para a esquerda. É apenas uma daquelas situações em que acontece sem você ter chance de pensar se deveria ter feito algo diferente ou não.”
Mesmo com a saída do Cadillac Nº 31, nove carros GTP e todos os cinco fabricantes – incluindo a Lamborghini fazendo sua estreia no WeatherTech Championship – permaneceram na mesma volta após oito horas de competição exaustiva em temperaturas próximas a 90 graus Fahrenheit. Seguindo Martin no Nº 25 BMW estavam Mathieu Jaminet no Nº 6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963, Ricky Taylor no Nº 10 Wayne Taylor Racing com Andretti Acura ARX-06, Louis Deletraz no No. 40 WTRAndretti Acura irmão, Jesse Krohn no Nº 24 BMW M Team RLL BMW, Scott Dixon no Nº 01 Cadillac Racing Cadillac, Dane Cameron no No. 7 Penske Porsche, Romain Grosjean no Nº 63 Lamborghini Iron Lynx Lamborghini SC63 e Gianmaria Bruni no Nº 5 Proton Competition Porsche.
Outros líderes de classe no marcador de oito horas foram: Tom Dillman no Nº 52 Inter Europol da PR1 Mathiasen Motorsports ORECA LMP2 07 em Le Mans Prototype 2 (LMP2), Michael Christensen no Nº 77 AO Racing Porsche 911 GT3 R em Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) e Frederik Schandorff no Nº 70 Inception Racing McLaren 720S GT3 Evo em Grand Touring Daytona (GTD).
As Doze Horas de Sebring são a segunda corrida da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship e também a segunda de cinco corridas que compõem a IMSA Michelin Endurance Cup, que oferece uma competição de pontos separada para determinar os melhores pilotos, equipes e fabricantes nas corridas de resistência. Pontos de resistência estão sendo concedidos nas marcas de quatro e oito horas em Sebring, bem como na finalização.
Os líderes da temporada da Michelin Endurance Cup após oito horas em Sebring foram: o Nº 31 Whelen Cadillac em GTP, o Nº 52 Inter Europol da PR1 Mathiasen Motorsports ORECA em LMP2, o Nº 1 Paul Miller Racing BMW M4 GT3 em GTD PRO e o Nº 70 Inception Racing McLaren 720S GT3 Evo em GTD.
Via assessoria de comunicação: Mark Robinson / Serviço IMSA Wire
Foto: IMSA