Entre em contato conosco

Fórmula 1

Mercado de pilotos da F1: de repente, tudo pode mudar

Publicado:

em

A “silly season” da Fórmula 1 nunca foi tão silly. Trocadilhos a parte, a movimentação do mercado de pilotos da categoria começou antes mesmo da temporada começar. Primeiramente, a Ferrari anunciou a renovação de Charles Leclerc. Depois, Lewis Hamilton anunciou que estava de mudança da Mercedes para a Ferrari. Como consequência, Carlos Sainz ficou sem vaga na equipe de Maranello para 2025.

Mas, o espanhol não deve ficar desempregado, ele aliás foi o primeiro alvo da Audi, que comprou a atual Kick Sauber, e já está tomando decisões visando a transição que acontece entre 2025 e 2026. Além do nome mudar, muda também o regulamento da F1. Mas, ainda falando de Sainz, ele também está em conversas com a Red Bull Racing e a Mercedes.

Mas como assim a Red Bull?

Pois é, a RBR teoricamente tem Max Verstappen sob um longo contrato, enquanto o do Sergio Pérez expira no final deste ano. Contudo, o escândalo envolvendo Christian Horner abriu uma possibilidade que ninguém imaginava, Verstappen deixar a equipe. Apesar da investigação ter inicialmente inocentado Horner, a funcionária que o denunciou pediu uma revisão, e a investigação foi reaberta, mas segue em sigilo.

Só que toda essa situação, somada a rumores que o motor da RBR para 2026, em parceria com a Ford, não seria o que Verstappen esperava podem mudar as coisas por lá. Assim, os agentes do piloto estariam de olho em outras possibilidades, mais precisamente na vaga em aberto na Mercedes.

Para onde vai Carlos Sainz? – Imagem: ferrari

Dessa maneira, Sainz segue esperando a movimentação de Max para fazer a sua escolha. Nesse meio tempo, a Audi já anunciou que Nico Hulkenberg será piloto da equipe a partir de 2025. O anúncio era até que esperado, já que a fabricante alemã sempre deixou claro a intenção de ter um piloto alemão, inclusive Mick Schumacher chegou a ser cotado para o cargo.

Todavia, uma equipe vive de dois pilotos, então o que acontece com Sergio Pérez? Antes da temporada começar muito se falava que ele era carta fora do baralho se não desempenhasse o seu papel de maneira correta. Vale lembrar que 2023 foi um ano difícil para o mexicano, e muito se especulou que ele acabaria perdendo a vaga para Daniel Ricciardo. Isso porque o australiano passou de reserva para titular na AlphaTauri – hoje VCARB – na metade do ano. Contudo, Pérez tem feito uma temporada mais regular até aqui, e a Red Bull teria oferecido uma extensão de um ano, e o mexicano teria feito uma contraproposta de dois. Essa negociação segue em andamento.

Liam Lawson em stand by

Enquanto isso, na VCARB, Yuki Tsunoda não parece contente sem qualquer sinal de promoção para a RBR, e estaria de olho em outras equipes. Tsunoda veio da Academia de Pilotos da Red Bull, porém conseguiu a vaga na F1 devido ao apoio da Honda, forncedora japonesa de motores da Red Bull até 2025.

Por conta disso, o japonês vê que seu futuro na categoria vai ter que ser longe da equipe que o formou, e estaria em conversas com a Haas. Por outro lado, a saída de Tsunoda beneficiaria Liam Lawson. O neozelandês foi muito bem quando substituiu Ricciardo ano passado. Porém, a VCARB preferiu a experiência e o valor publicitário atrelado à imagem do australiano. Mas sem Tusnoda, o caminho ficaria livre para Lawson ser promovido. Ao passo que Daniel deve ser retido para 2025.

Lawson pode ganhar a vaga de Tsunoda em 2025 – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

As vagas na Haas

A saída de Hulkenberg deixou uma vaga em aberto na equipe norte americana, contudo o contrato de Kevin Magnussen também acaba no fim da temporada. Portanto, a Haas tem duas vagas a serem preenchidas, com um dos fortes candidatos a uma delas sendo Oliver Bearman. O piloto da Academia Ferrari, subsituiu Sainz quando o espanhol precisou ser operado e pontuou na estreia na F1.

Na contramão, Magnussen segue lutando para ficar na equipe, que também conversa com Tsunoda e Valtteri Bottas. Aliás o finlandês não parece estar no radar da Audi, mas foi visto na Williams durante o final de semana da categoria em Imola.

Por falar na Williams, a equipe já renovou o contrato de Alex Albon para múltiplos anos, enquanto avalia as opções para o outro carro. Apesar de muitos cotarem que Logan Sargeant está fora, o chefe da equipe, James Vowles continua dizendo que se o norte americano se provar na pista, ele pode sim ficar. Nesse interim, a Williams analisa outros pilotos, incluindo Kimi Antonelli, da Academia da Mercedes.

Quem será a dupla de Albon na Williams em 2025 ainda é desconhecido – Imagem: Williams

Audi se movimenta mesmo sem Sainz

Enquanto Sainz espera ver o que vai acontecer com Verstappen, a Audi não vai ficar esperando. A equipe teria interesse em Esteban Ocon. O francês atulamente pilota pela Alpine, ao lado de Pierre Gasly, mas ambos não tem contrato com a equipe para além de 2024, e estariam abertos a uma mudança. O interesse da Audi em Ocon não é novidade, ele existia antes de Carlos Sainz ficar disponível. E com o espanhol ainda indeciso, a alemã pode se fechar com outro piloto.

Daí quem ficaria sem piloto seria a Alpine, que deixou claro desde o começo que tem como intenção manter a dupla atual. Contudo, se Ocon sair, quem está na mira da equipe é Mick Schumacher. Atualmente, ele é reserva na Mercedes e corre também na WEC justamente pela Alpine.

Enquanto isso, Gasly também teria a Williams como opção, mesmo com Bottas e Antonelli serem os mais cotados.

O futuro da Alpine ainda é incerto, e a dupla atual pode deixar a equipe – Imagem: Alpine

Simultaneamente, Antonelli também pode ser promovido pela própria Mercedes, já que o chefe Toto Wollf já deixou claro que não quer perder o jovem talento como perderam Verstappen para a Red Bull anos atrás.

McLaren fora da jogada

Na contramão do mercado, a McLaren não tinha outros interesse a não ser manter Lando Norris e Oscar Piastri. E o fizeram semanas atrás, renovando os dois contratos para até 2026.

Agora, resta observar os próximos movimentos das equipes. Quando menos se espera, um anúncio pode ser feito e mudar tudo. E com a categoria chegando a Mônaco, palco de muitas negociações, todos ficam na expectativa do que acontece fora da pista.

Quais são as suas apostas? Quem vai assinar Sainz? Verstappen deveria ficar ou sair?

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.