Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen conquista pole position para o GP da Estíria

Publicado:

em

Max Verstappen conquista primeira pole na Áustria – Red Bull

Max Verstappen (RBR) confirmou o favoritismo construído ao longo do final de semana ao conquistar a pole, a primeira dele no circuito que é da equipe Red Bull. É a sexta pole na carreira dele.

“Tem sido um bom final de semana, e no final a primeira volta no Q3 foi suficiente. Estou super feliz em fazer a pole em casa. É bom estar em um carro da Red Bull aqui”, declarou Verstappen.

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas (Mercedes), que bateu o companheiro Lewis Hamilton, que foi o terceiro. Apesar de ter sido melhor, Bottas vai largar em quinto porque foi penalizado pela rodada no pit-lane no TL2. Assim Hamilton larga em segundo.

“É uma pena a penalidade. Foi uma classificação forte, me senti bem no carro. Amanhã é um novo dia, a corrida é longa e tudo é possível”, comentou Bottas.

“Não foi a melhor das sessões, mas ainda estou na primeira fila [por conta da penalidade de Bottas]. Não acho que temos o ritmo para ultrapassar [a Red Bull]. Vou dar tudo de mim, talvez sejamos surpreendidos amanhã. Talvez chova”, disse Hamilton.

Com a penalização de Bottas, Lando Norris (McLaren) que classificou em quarto vai largar em terceiro, e Sergio Pérez (RBR) que foi o quinto larga na quarta posição.

Grid de largada oficial – Reprodução/F1

Q1 – na primeira etapa da classificação Verstappen foi o mais rápido com 1min04s489, 0s048 à frente de Bottas que foi o segundo e 0s095 à frente de Norris, terceiro colocado.

Ficaram de fora do Q2 Nicholas Latifi (Williams), Esteban Ocon (Alpine), Kimmi Raikkonen e a dupla da Haas, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

Kimmi Raikkonen erra curva – Reprodução/F1

Q2 – Valtteri Bottas começou a segunda parte da classificação marcando 1min04s724, logo foi batido por Verstappen que marcou 1min04s540 e depois ainda baixou o tempo para 1min04s433. O holandês foi batido por Pierre Gasly (AlphaTauri) que marcou 1min04s429.

O tempo de Gasly foi batido por Norris e depois por Sergio Pérez (RBR) que marcou 1min04s197, até o momento a volta mais rápida do final de semana.

Foram eliminados George Russell (Williams), Carlos Sainz (Ferrari), Daniel Ricciardo (McLaren), Sebastian Vettel (Aston Martin) e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo).

Vale destacar que todos os 15 pilotos marcaram tempos dentro do mesmo segundo (1min04s), sendo que a diferença do primeiro colocado, Pérez, para o 15º, Giovinazzi, foi de 0s716.

Daniel Ricciardo falha no Q2 – McLaren

Q3 – Hamilton abriu a terceira fase da classificação marcando 1min04s205, tempo que foi batido por Verstappen com 1min03s841, o tempo mais rápido do final de semana e da pole position.

No final do Q3, Bottas ainda conseguiu encaixar uma excelente volta, que o colocou em segundo lugar e empurrou Hamilton para terceiro.

Grid ao final da classificação – Reprodução/F1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.