Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen conquista pole inédita na Espanha

Publicado:

em

A boa fase de Max Verstappen (RBR) parece longe de acabar. Depois de largar na ponta e vencer em Mônaco, o bicampeão vai largar na ponta também na Espanha. O bicampeão não teve dificuldades para garantir o primeiro lugar no grid deste domingo, e anotou 1min12s272.

Já Carlos Sainz (Ferrari), um dos pilotos que corre em casa neste final de semana, ficou na segunda colocação, mas foi 0s5 mais que o rival. Enquanto Lando Norris (McLaren) foi a surpresa da classificação. O britânico ficou com o terceiro lugar no grid a apenas 0s058 do tempo de Sainz.

Q1 – a chuva que começou durante o TL3 e seguiu durante a corrida da F2 parou de cair antes da classificação, mas todos foram para a pista ainda de olho na previsão do tempo. A fila de carros no pit lane antes mesmo da luz verde era grande, com todos buscando não perder tempo e marcar tempos o mais rápido possível.

Mas mesmo com a pista quase seca, alguns trechos ainda estavam úmidos e causaram problemas para vários pilotos. Yuki Tsunoda (ALphaTauri) foi o primeiro a passar por um trecho úmido e acabar escapando do traçado na curva 11. Porém com tantos carros espalhando brita na pista, a classificação foi brevemente paralisada com uma bandeira vermelha, para que os fiscais pudessem limpar.

Tsunoda foi o primeiro de alguns pilotos a perder controle do carro no Q1 – Imagem: Fórmula 1

Quando os carros voltaram para a pista, Verstappen assumiu a liderança da tabela de tempos, seguido por Oscar Piastri (McLaren) que fez uma volta excepcional.

Na outra ponta, Charles Leclerc (Ferrari) parecia não conseguir desgrudar das últimas posições. O monegasco chegou a usar um segundo jogo de pneus, porém sem resultados. E com tantos upgrades no carro, tudo que a equipe não esperava era ver um piloto eliminado logo no Q1.

Além de Leclerc, Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Kevin Magnussen (Haas), e a dupla da Williams, Alex Albon e Logan Sargeant, ficaram fora do Q2.

Q2 – se o Q1 foi um pesadelo para Leclerc, o Q2 foi muito ruim para Sergio Pérez. O piloto da Red Bull começou a segunda etapa a 0s8 do companheiro, contudo na segunda tentativa de volta rápida o mexicano escapou na curva 5 e foi parar na brita, o que o deixou com uma batalha contra o cronometro para uma volta rápida o suficiente para passar para o Q3. E o mexicano não conseguiu vencer essa missão

Enquanto isso as duas Mercedes tiveram um momento estranho e acabaram se encontrando na pista, com George Russell atrapalhando Lewis Hamilton. Porém mesmo com uma asa danificada, o heptacampeão já havia se garantido entre os 10 mais rápidos, enquanto Russell foi eliminado.

Em adição a Pérez e Russell, Zhou Guanyu (Alfa Romeo), Nyck de Vries (AlphaTauri) e Tsunoda foram eliminados.

A má sorte de Mônaco parece ainda seguir Checo Pérez – Imagem: Fórmula 1

Q3 – enquanto Verstappen voou para marcar a volta da pole, outros pilotos disputaram cada milésimo para uma posição melhor no grid de largada. E teve também aqueles que optaram por apenas uma volta rápida, como Fernando Alonso (Aston Martin), que tinha problemas no assoalho, e Nico Hulkenberg (Haas). Alonso ficou em nono e Hulkenberg em oitavo.

O bom momento da McLaren teve direito a dois carros no Q3, com Norris em terceiro e Piastri em décimo. E a Alpine também mostrou bom desempenho, com Pierre Gasly em quarto e Esteban Ocon em sétimo, divididos por Hamilton em quinto e Lance Stroll (Aston Martin) em sexto.

Porém nem todos vão largar na posição de classificação. Isso porque Gasly atrapalhou tanto Sainz quanto Verstappen ainda no Q1, e por cada impedimento foi punido com a perda de três posições, perdendo no total seis posições para amanhã. Então de Hamilton a Piastrim todos ganham uma posição.

O Grande Prêmio da Espanha começa as 10h (horário de Brasília) da manhã.

Grid de largada deste domingo – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.