Entre em contato conosco

F3

Luke Browning conquista a Taça do Mundo FIA de Fórmula 3

Publicado:

em

Luke Browning venceu a corrida que decidiu o vencedor da Taça do Mundo FIA de Fórmula 3, liderando desde a largada até a última passagem pela linha de meta. Esta foi sua primeira presença no Circuito da Guia para o Grande Prêmio de Macau. Com esta vitória, Browning se junta a uma lista ilustre de antigos vencedores, que inclui Ayrton Senna, Michael Schumacher ou António Félix da Costa. Dennis Hauger, o campeão do Campeonato FIA de Fórmula 3 na temporada de 2021, terminou no segundo lugar com Gabriele Minì em terceiro.

Browning foi o piloto mais rápido na qualificação e deu um passo importante para a conquista da Taça do Mundo com o triunfo na corrida de qualificação de ontem. Depois da alrgada perfeita, deixando os outros 25 adversários para trás, Browning teve de gerir ainda duas entradas do Safety Car Virtual. Tinha uma vantagem de 2,240s quando a corrida foi interrompida na nona volta, após um forte acidente de Paul Aron, que bateu com violência nas proteções do traçado, com danos extensos no carro e ainda um princípio de incêndio.

Quando a corrida foi retomada atrás do safety car, após uma longa limpeza da pista e reparações das barreiras, Hauger passou de terceiro para estar lado a lado com Browning na curva Mandarim Oriental. O piloto norueguês da MP Motorsport chegou a estar por pouco tempo a meio carro de Browning antes de ter de ceder a posição na travagem para Lisboa. Enquanto Hauger se colocava à frente do italiano Minì, o líder da classificação tentou aumentar a sua vantagem, quando faltavam apenas algumas voltas para o final.

Quando Nikola Tsolov se despistou, o safety car netrou novamente na pista para as restantes voltas. A margem de vitória de Browning foi reduzida a escassos 0,347s como resultado do período de SC, mas a vitória foi do piloto da Williams Driver Academy.

Mari Boya fez com que dois carros da MP Motorsport ficassem entre os quatro primeiros lugares, com Martì a cruzar a linha de meta na quinta posição, à frente de Richard Verschoor. Isack Hadjar, Zane Maloney e Oliver Goethe foram os próximos a receber a bandeirada, enquanto Laurens van Hoepen negou a Sophia Flörsch o top 10 que ela tinha almejado antes da corrida. Charlie Wurz, que subiu ao sexto lugar, abandonou depois de ter sofrido danos na sequência do acidente de Aron. Sebastiàn Montoya também não terminou a corrida.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.