Entre em contato conosco

DTM

Lucas Auer vence a corrida de sábado do DTM em Hockenheim em meio a acidentes

Publicado:

em

Auer

A disputa pelo campeonato fica mais apertada com uma diferença de dois pontos entres os líderes

 

Caos é a palavra que define a corrida 1 do DTM deste sábado, 8, em Hockenheim, na Alemanha. Toda a prova foi marcada por intensas disputas de posições, erros das equipes na hora das paradas de box e 4 acidentes que deixaram 10 carros fora nas 7 primeiras voltas. Mas vamos aos poucos entender um pouco dessa etapa caótica do DTM.

Classificatório

Na disputa pela pole-position, o destaque foi o austríaco Lucas Auer em sua Mercedes-AMG GT3 preparada pelo Team Winward, que marcou uma volta de 1m37s47. Luca Stolz, também com uma Mercedes-AMG GT3 preparada pelo Team HRT ficou em segundo a 0,06s de Auer. 

Os outros postulantes ao título tiveram também uma boa classificação, todos dentro do top-10. Mirko Bortolotti com sua Lamborghini Huracan preparada pela Grasser Racing Team fez o terceiro melhor tempo. Sheldon van der Linde, da Schubert Motorsport com sua BMW M4 GT3 ficou em sexto, mas devido a uma punição que recebeu, largou da décima sexta colocação. Thomas Preining da KUS Team Bernhard com seu Porsche 911 GT3 R largou da oitava posição. Enquanto René Rast, que está fazendo suas últimas corridas pela ABT/Audi, largou em nono com seu R8 LMS GT3 Evo.

A corrida e os acidentes

Reprodução/DTM

Começou bastante agitada. Auer largou bem e segurou a ponta. Mas já no meio do grid, houve várias trocas de posições e alguns toques entre os pilotos, mas nada muito grave até antes da quarta curva. Arjun Maini – do Team HRT – sofreu um toque na traseira da sua Mercedes-AMG GT3 e bateu contra o muro, causando um abandono precoce da corrida. Com isso, o Carro de Segurança foi acionado e ficou na pista durante algumas voltas para a retirada do carro de Maini. 

Quando o Carro de Segurança foi recolhido para os boxes, a prova reiniciou e mais um acidente logo na curva um envolvendo Marius Zug da Attempto Racing (Audi R8 LMS GT3 Evo), Mikael Greiner do Team Gruppem (Mercedes-AMG GT3), Rolf Ineichen da Grasser Racing Team, Ricardo Feller da ABT e Clemens Schmid da Grasser Racing Team. 

Em seguida, mais outro acidente – agora de proporções maiores e mais sérias envolvendo outros carros. David Schumacher do Team Winward tentou uma manobra bastante otimista – uma ultrapassagem por fora na curva sete – em cima de Thomas Preining o que resultou em uma batida forte dos dois pilotos no muro causando muitos danos em seus carros.

Com essa batida, outro acidente aconteceu em reação ao que envolveu Preining e Schumacher. Dennis Olsen, da SSR Performance freou forte para evitar o acidente que aconteceu na sua frente, mas acabou sendo atingido por Ricardo Feller – da ABT- o que ocasionou  batida do piloto norueguês da SSR no muro o que causou sérios danos ao seu Porsche 911 GT3 R. O impacto foi tão forte que o motor do seu carro se desprendeu do chassi ficando no meio da pista. Por conta dos líquidos inflamáveis nas partes quentes dos carros, uma labareda de fogo subiu rapidamente e atingiu a Ferrari de Nick Cassidy – da Red Bull AlphaTauri AF Corse – que também abandonou a corrida. 

Imediatamente, a direção de prova acionou a bandeira vermelha para que a pista fosse limpa dos detritos e líquidos que estavam na pista. 

Logo após o procedimento de limpeza, a prova foi retomada com Lucas Auer na liderança, seguido por Marco Wittmann. Com os ânimos mais calmos, os pilotos conseguiram seguir com a prova de maneira mais tranquila. Mas isso não significa que a prova teve mais destaques. Sheldon van der Linde, que conseguiu escapar dos vários acidentes e recuperou várias posições até conseguir receber a bandeirada em segundo – que foi extremamente importante para o piloto sul-africano que luta pelo título que conseguiu manter a liderança do campeonato por dois pontos. 

Lucas Auer também teve seu destaque conseguindo se manter na disputa pela liderança da prova e conseguir ultrapassar Dev Gore do Team Rosberg que havia conseguido tomar a liderança da corrida após uma estratégia diferente – o norte americano fez a troca obrigatória de pneus durante a relargada e assumiu a ponta em seguida, mas foi superado por Auer, Sheldon e Marco em função do desgastes dos pneus de seu Audi. 

Mirko Bortolotti foi prejudicado por sua própria equipe enquanto disputava o pódio e quem sabe até a vitória da corrida. Mas a sua equipe, a Grasser Racing Team, se atrapalhou na hora de trocar um dos pneus traseiros e Mirko perdeu várias posições de pista. Mesmo assim, conseguiu empregar um bom ritmo e chegar em sétimo. O fim de semana não foi um dos melhores para o brasileiro Felipe Fraga da Red Bull AlphaTauri AF Corse em por falta de ritmo da sua Ferrari classificou em décimo nono e terminou a corrida em décimo terceiro. Em suas redes socais lamentou o dia difícil e expressou sentimentos de melhoras para os pilotos envolvidos nos acidentes de hoje. 

Rast conseguiu também evitar os problemas e chegou em quinto, mas com pouquíssimas chances de título já que ficou a 21 pontos de Lucas Auer – que agora tem 147 pontos e de Sheldon van der Linde – que tem agora 149 pontos. 

Para a corrida de amanhã a estratégia é até simples: quem chegar na frente é campeão. Todo ponto importa e principalmente, toda posição importa já que são dois pontos de diferença. 

A corrida dois e a decisão do título acontecerá amanhã às 8h30 pelo horário de Brasília com transmissão pelos canais ESPN/Star Plus. 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.