Entre em contato conosco

Rally

LIVRO DE BORDO D-1: TEMPERATURA EM ELEVACAO

Publicado:

em

  • Faltam apenas 1 dia para o prólogo do 24º Rallye du Maroc, que acontecerá amanhã nos arredores de Agadir. Os 19 quilômetros determinarão a ordem de largada para a Etapa 1.
  • Os competidores enfrentarão um total de 2.232 quilômetros, dos quais 1.456 km serão de trechos especiais, e terão que se adaptar a uma filosofia de navegação ligeiramente diferente nesta edição.
  • Guerlain Chicherit e Skyler Howes, os dois atuais campeões, estrearão em novas equipes.

NA PISTA

A verificação administrativa e técnica começou ontem no Estádio de Agadir. A lista de competidores da FIM autorizados a iniciar a corrida será publicada esta noite às 20:00. A lista de carros da FIA será publicada amanhã de manhã às 09:30. Os organizadores optaram por um prólogo de 19 km, a distância máxima permitida pelos regulamentos. Isso permitirá que os competidores otimizem suas chances de começar a Etapa 1, no dia seguinte, em posições que representem suas habilidades. Uma maneira de melhorar a segurança e a justiça.

Na classe de motos, os quads começarão o prólogo às 09:05. O RallyGP será o último a largar às 11:22. Os melhores carros da FIA seguirão às 12:08. No final do dia, os dez pilotos mais rápidos em motos e carros terão o privilégio de escolher suas posições de largada para a Etapa 1. Esta primeira etapa estabelecerá imediatamente o tom para o 24º Rallye du Maroc. Comentou David Castera: “Eu queria encontrar um pouco mais de todos os ingredientes que você encontra em um rali, os que eu gosto e que são, de certa forma, minha assinatura: mudanças de ritmo, terreno variado, mas também a possibilidade de se perder. Hoje conseguimos tanta precisão que tornamos a navegação quase fácil demais. Tentamos recuar um pouco para ser um pouco menos ‘prestativos’. Queríamos dificultar um pouco a navegação e veremos depois das duas primeiras etapas se conseguimos alcançar esse objetivo.”

Um total de 2.232 km aguarda os competidores, incluindo 1.456 km de trechos especiais. Esses números foram revisados ligeiramente, em particular devido às mudanças feitas no percurso da Etapa 2, onde as motos e carros finalmente não terão rotas diferentes pelas dunas de Erg Chegaga. As altas temperaturas esperadas nos próximos dias (ver Estatística do Dia) levaram os organizadores a adotar uma abordagem mais cautelosa para otimizar a segurança dos competidores de motos, que são os primeiros a correrem o risco de desidratação ao cruzar as dunas.

RADIO ACAMPAMENTO

Guerlain Chicherit e Skyler Howes têm pelo menos duas coisas em comum (ver Citações): eles são os atuais campeões de carro e moto do Rallye du Maroc de 2022 e ambos vão alinhar na largada do prólogo a bordo de novas máquinas. O francês em um Overdrive Racing Hilux e o americano em uma Honda de fábrica. No ano passado, Chicherit fez um impressionante retorno ao volante de um Prodrive Hunter. Três ralis depois, Guerlain está recomeçando com a Toyota. Skyler foi contratado pela Husqvarna em 2021, sua primeira equipe de fábrica. Há um ano, em Agadir, o piloto do deserto mais rápido marcou sua primeira vitória em uma etapa do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIM. Como Chicherit, Howes não participou do Desafío Ruta 40 e está voltando para a final do W2RC. Para Skyler, será um retorno às suas raízes. Foi em uma Honda particular que ele conquistou sua primeira vitória em rali-raid no Sonora Rally de 2018.

ESTATÍSTICA DO DIA: 40

São esperadas temperaturas máximas de 40°C nos próximos dias nas regiões que a corrida cobrirá. 40 é também o número de anos que separam a 24ª edição do Rallye du Maroc da criação de seu antecessor, o Rallye de l’Atlas. Em 1983, um ano após o primeiro Paris-Agadir, a corrida foi renomeada Rallye de l’Atlas. Serge Bacou nas motos e Pierre Lartigue nos carros conquistaram suas primeiras vitórias em rali-raid. No próximo ano, o Rallye du Maroc, criado em 2000, comemorará um quarto de século com sua 25ª edição. A saga continua.

W2RC

Na categoria W2RC, Nasser Al Attiyah lidera com uma vantagem de 51 pontos sobre Yazeed Al Rajhi, o único piloto capaz de desafiá-lo pelo título da FIA, com 55 pontos ainda em disputa. Cada etapa contará e a primeira etapa pode ser decisiva: o qatari será campeão se seu adversário saudita terminar fora do Top 4. Juan Cruz Yacopini deve defender a terceira posição no pódio contra Sébastien Loeb, que está 8 pontos atrás. Na T3, três pilotos da Red Bull Off-Road Junior Team USA estão muito próximos: Mitch Guthrie lidera Austin Jones e Seth Quintero por 3 e 9 pontos, respectivamente. O título da T5 também está em jogo, com Janus van Kasteren liderando por 11 pontos à frente de Martin Macik. O suspense também está intacto na classe FIM, onde Luciano Benavides enfrenta a pressão de Toby Price e Adrien van Beveren, 9 e 14 pontos atrás, respectivamente. Na classificação dos fabricantes, a Honda deve defender sua posição de liderança contra a KTM, que está apenas 6 pontos atrás. No Rally2, Romain Dumontier tem a vantagem sobre Paolo Lucci, mas o francês não pode relaxar, já que o italiano está apenas 13 pontos atrás. Ardit Kurtaj lidera na Rally3, 20 pontos à frente de

Massimo Camurri. Por fim, na categoria de quads, 16 pontos separam Laisvydas Kancius e Rodolfo Guillioli antes da etapa final.

O RALLYE DU MAROC E EU

Pat Kevor (chefe do Challenge 75)

Meu primeiro Rallye du Maroc… e minha lembrança mais querida:

“Foi em 1991 e se chamava Rallye de l’Atlas. Foi o meu primeiro rali. Naquela época, as equipes faziam seu próprio abastecimento de combustível e na primeira parada, eu não conseguia encontrar minha equipe de apoio. Inevitavelmente, fiquei sem combustível e fui levado para o próximo acampamento em uma ambulância. No dia seguinte, encontrei um carro e uma lata de combustível e partimos às 6 da manhã. Voltamos no dia seguinte às 11 da noite. Foi uma verdadeira aventura. Fiquei com nômades, bebi inúmeras xícaras de chá… mas não conseguia encontrar minha moto. Finalmente, entrei em contato com um marroquino que tinha algumas conexões e, o equivalente a 3.000 euros depois, minha moto apareceu.”

Meu Rallye du Maroc de 2023:

“Este ano, estou encarregado de abastecer as motos Rally3 Enduro Cup Afriquia e os SSVs Open Maroc Telecom. Claro, imediatamente pensei no que aconteceu comigo há 33 anos! Os competidores e a organização são muito mais profissionais agora, mas a atmosfera ainda é a mesma. A coisa engraçada é que tenho amigos com quem costumava competir e que estão aqui hoje para ajudar seus filhos. Temos muito o que conversar!”

CITAÇÕES

Guerlain Chicherit: “O mercado de transferências esteve relativamente aberto desde agosto, após o anúncio da chegada da Dacia e a saída de Nasser Al Attiyah da Toyota. Estou me dando a oportunidade de experimentar um carro que acredito que terá o mesmo desempenho, se não melhor, que o Prodrive e estou abrindo minhas opções para 2024 e 2025. Acredito que mostrei ao longo do último ano que pertenço a uma equipe de ponta para vencer o Dakar e o W2RC de 2024, e a Toyota é claramente uma dessas opções.”

Skyler Howes: “Conseguimos grandes conquistas com minha equipe anterior e sempre os considerarei como família, mas essa mudança para a equipe Monster Energy Honda acontece no momento certo para mim e para o que quero alcançar no futuro. Quando comecei como um competidor particular, estava pilotando uma Honda e sonhando em um dia correr pela HRC, então não é exagero dizer que este é um sonho que se tornou realidade.”

O PROGRAMA

> 12 de outubro: reunião geral às 20h no Palais des Congrès Dunes d’Or

> 13 de outubro: Prólogo – Agadir (Ligação: 90 km / Especial: 19 km / Total: 109 km) / Rallye du Maroc Festival gratuito em Agadir Place Al Amal

> 14 de outubro: Etapa 1 – Agadir-Zagora (Ligação: 397 km / Especial: 313 km / Total: 710 km)

> 15 de outubro: Etapa 2 – Zagora-Zagora (Ligação: 100 km / Especial: 296 km / Total: 396 km)

> 16 de outubro: Etapa 3 – Zagora-Zagora (Ligação: 108 km / Especial: 333 km / Total: 441 km)

> 17 de outubro: Etapa 4 – Zagora-Merzouga (Ligação: 78 km / Especial: 343 km / Total: 421 km)

> 18 de outubro: Etapa 5 – Merzouga-Merzouga (Ligação: 3 km / Especial: 152 km / Total: 155 km)

> 18 de outubro à noite: Cerimônias de premiação do Rallye du Maroc e W2RC

 

Via assessoria de comunicação Rally Du Maroc

Foto: Divulgação / Rally Du Maroc

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.