Alpine Esports Series
Léo Jousset domina a Alpine ELF Cup Series em Nogaro

Com duas poles, duas vitórias e duas voltas mais rápidas, Léo Jousset (Race Cars Consulting) teve um fim de semana perfeito na abertura da temporada 2025 da Alpine ELF Cup Series.
O júnior Mathias Cazaux (Race Cars Consulting), os Challengers Thibaut Bossy (Herrero Racing) e Tom Verdier (Chazel Technologie Course Junior) e os Gentlemen David Barrere (Herrero Racing) e Paul Paranthoen (Code Racing Development) também foram vencedores em Nogaro.
A Alpine também impressionou na GT4 no Circuito Paul Armagnac, vencendo a primeira corrida da temporada 2025 do Campeonato Francês de GT (FFSA GT). Vencedor das duas últimas etapas da temporada 2024 em Monza, Léo Jousset continuou sua trajetória vitoriosa no início da campanha de 2025 da Alpine ELF Cup Series em Nogaro. O piloto da Race Cars Consulting se destacou na Easter Cup diante de 29.000 espectadores, liderando desde o segundo treino livre no sábado.
CORRIDA 1: JOUSSET DOMINA OS ELEMENTOS
O primeiro pole position do ano no domingo de manhã, Léo Jousset, assim como os demais pilotos, teve que lidar com condições bastante diferentes à tarde, quando a chuva retornou.
Após duas voltas de reconhecimento atrás do safety car, Léo Jousset manteve a liderança na largada, mas logo viu Romain Monti (Chazel Technologie Course), que havia ultrapassado Tom Verdier, aparecer em seus retrovisores. O ex-piloto da categoria GT3 estava em ótima forma e pressionou o líder, mas não encontrou espaço para ultrapassar.
O safety car entrou em ação após Louka Desgranges (Chazel Technologie Course) sair da pista. Na relargada, Léo Jousset cravou a volta mais rápida da prova e abriu pequena vantagem sobre Romain Monti. A dupla se afastou gradualmente do restante do pelotão, liderado por Thibaut Bossy e Tom Verdier.
Apesar da pressão, Léo Jousset venceu com Romain Monti em segundo. Victor Weyrich (Herrero Racing) subiu posições para completar o pódio. O vencedor da classe Challenger, Thibaut Bossy, e Tom Verdier fecharam os cinco primeiros. Louis Rousset (Forestier Racing by VPS) foi o sexto, seguido pelo júnior Mathias Cazaux, Roee Meyuhas (Forestier Racing by VPS), Paul Alberto (Code Racing Development) e Laurent Hurgon (Schumacher GP). Mais atrás, David Barrere iniciou sua primeira temporada completa na Alpine ELF Cup Series com vitória na categoria Gentlemen.
CORRIDA 2: JOUSSET EM UMA LIGA À PARTE
Poucas horas após o pódio do Alpine A424 nas 6 Horas de Imola do Mundial de Endurance (FIA WEC), a sessão de classificação da segunda-feira de Páscoa viu Léo Jousset superar Tom Verdier em um duelo em pista parcialmente molhada.
O sol foi retornando gradualmente ao Gers. Nessas condições mais amenas, Léo Jousset manteve a liderança na largada, seguido por Romain Monti, que mais uma vez superou Tom Verdier rapidamente. Paul Alberto estava bem posicionado, mas cometeu um erro e entregou a liderança da categoria Junior a Lazare Lartigau (Forestier Racing by VPS).
Na frente, Léo Jousset aumentou o ritmo e construiu uma sólida vantagem sobre Romain Monti e Tom Verdier. O pelotão se agitou quando Louis Rousset, Roee Meyuhas e Lazare Lartigau, todos da Forestier Racing by VPS, travaram uma intensa disputa.
No entanto, as diferenças foram anuladas com a entrada do safety car após Paul Alberto sair para a brita em disputa com Johan Akkerman (Chazel Technologie Course). Léo Jousset controlou a relargada no sprint final de uma volta para garantir sua segunda vitória do ano e a quarta consecutiva na categoria. Romain Monti e o Challenger Tom Verdier completaram o pódio, à frente de Thibaut Bossy. Victor Weyrich foi o quinto, seguido por Louis Rousset e Roee Meyuhas. Atrás, Lazare Lartigau perdeu para Mathias Cazaux na categoria Junior, enquanto Laurent Hurgon completou o top 10 à frente do vencedor da Gentlemen, Paul Paranthoen.
Léo Jousset deixou Nogaro com a pontuação máxima de 44 pontos, 14 a mais que seu rival mais próximo, Romain Monti. A ação retorna em Spa-Francorchamps de 29 de maio a 1º de junho.
Durante o fim de semana da Easter Cup em Nogaro, o Alpine A110 GT4 Evo de Gaspard Simon e Pascal Huteau também brilhou na chuva e venceu a corrida de abertura do Campeonato Francês de GT4 (FFSA GT). Também inscrita na Alpine ELF Cup Series, a equipe Code Racing Development conquistou sua primeira vitória na GT4 francesa.
DECLARAÇÕES
Léo Jousset (vencedor das Corridas 1 e 2)
“Foi um bom começo de temporada em condições longe de serem fáceis, mas o resultado é o que importa. Estou continuando de onde parei no final de 2024, e isso é essencial. A pista parecia secar durante a primeira corrida, mas ainda estava bastante escorregadia, até mais do que com chuva. Era fácil se perder. Abri uma vantagem na relargada, mas o Romain logo voltou. Só pude respirar nas duas voltas finais. Nossos testes de pré-temporada nos ajudaram a encontrar boas soluções para a corrida em pista seca de segunda. Fiquei preocupado com o safety car nos minutos finais porque nunca se sabe o que pode acontecer. Foi um fim de semana perfeito, e precisamos continuar assim.”
Mathias Cazaux (vencedor da categoria Junior nas Corridas 1 e 2)
“Foi uma dobradinha em casa, já que moro perto de Nogaro. Estou feliz por vencer na minha classe, mas frustrado por não conseguir disputar com os líderes gerais. Esse é o objetivo. Começamos com um acerto de chuva no domingo, mas as condições melhoraram, e não foi fácil. Mas foi muito divertido na pista. Fiz minha primeira largada lançada, foi uma grande descoberta. Tive que ultrapassar para voltar ao topo e estou muito satisfeito por vencer na categoria Junior. Para um primeiro fim de semana, não foi fácil pelas condições, mas aprendi muito e ganhei confiança nesse carro fantástico.”
Thibaut Bossy (vencedor da categoria Challenger na Corrida 1)
“Estive perto do pódio geral, e isso foi um pouco decepcionante, embora meu companheiro de equipe Victor Weyrich tenha conseguido. Faltou um pouco de confiança com o carro na degradação dos pneus. Estava escorregando um pouco, mas isso aconteceu com todos. Não faltou muito, e estou contente por vencer a classe Challenger.”
Tom Verdier (vencedor da categoria Challenger na Corrida 2)
“Estou muito feliz por vencer minha categoria, mesmo tendo esperado por mais no geral. Estivemos um pouco abaixo do ritmo neste fim de semana. Está tudo tão apertado que um ou dois décimos fazem muita diferença. O incidente que tive no treino, com pista molhada, me desanimou um pouco, mas recuperei a confiança rapidamente.”
David Barrere (vencedor da categoria Gentlemen na Corrida 1)
“Foi realmente uma estreia para mim aqui em Nogaro. É muito emocionante porque sou de Gers. Antes de tudo, estou feliz por ter terminado, porque não me sinto confortável na chuva. E ainda consegui vencer no fim. Foi uma batalha real, mas a diferença para os rivais diminuiu após uma largada bem segura. Depois foi só levar o carro até o fim.”
Paul Paranthoen (vencedor da categoria Gentlemen na Corrida 2)
“Fiquei um tempo afastado das corridas após um acidente, e é ótimo estar de volta ao pódio depois de me preparar durante o inverno, especialmente no aspecto físico. A vantagem da experiência é saber lidar com todas as condições, como aconteceu neste fim de semana. Essa categoria é muito competitiva, então você precisa estar no seu melhor por 30 minutos. É muito divertido dentro do carro, com disputas limpas e rápidas.”
CLASSIFICAÇÕES
Corrida 1
- Léo Jousset (Race Cars Consulting) – 17 voltas
- Romain Monti (Chazel Technologie Course) +1.403s
- Victor Weyrich (Herrero Racing) +2.714s
- Thibaut Bossy (Herrero Racing) +4.113s
- Tom Verdier (Chazel Technologie Course) +4.688s
Pole position: Léo Jousset – 1m31.595s
Volta mais rápida: Léo Jousset – 1m42.606s
Corrida 2
- Léo Jousset (Race Cars Consulting) – 21 voltas
- Romain Monti (Chazel Technologie Course) +1.151s
- Tom Verdier (Chazel Technologie Course) +1.358s
- Thibaut Bossy (Herrero Racing) +1.701s
- Victor Weyrich (Herrero Racing) +1.939s
Pole position: Léo Jousset – 1m3.959s
Volta mais rápida: Léo Jousset – 1m32.089s
Classificação Geral
- Léo Jousset – 44 pontos
- Romain Monti – 30 pontos
- Victor Weyrich – 20 pontos
- Tom Verdier – 20 pontos
-
Thibaut Bossy – 20 pontos
Via assessoria de comunicação Alpine