Entre em contato conosco

WEC

Le Mans 24: As bandeiras amarelas foram o destaque

Publicado:

em

Foto: Julien Delfosse / DPPI

A escuridão, um longo safety car e mais chuva agitaram a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans após 8 horas de corrida, com reviravoltas e incidentes que definiram a ordem das categorias.

O início da quinta hora de prova chegou com uma bandeira amarela graças ao carro Nº34 da IrterEuropol que perdeu uma roda, mas conseguiram levar o carro ao box. O team Meneger da equipe foi chamado a torre de controle para  esclarecimentos. A bandeira verde veio na mesma velocidade que saiu, após o carro Nº42 guiado por Nolan Siegel rodar.

Na sequencia a direção de prova informou que  os carroa Nº 25, 4, 30 e 77 tinham um drive through para cumprir. Van Der Zande a bordo do Cadillac Nº 03, escapou para a brita, mas retornou sem problemas.

A Alpine se tornou a primeira montadora dos Hypercars a abandonar a prova. O carro Nº35 sofreu uma explosão no motor na quinta hora, pilotado por Habsburg. O único A424 restante, o Nº36, foi para a garagem para resolver um problema de motor e foi oficialmente abandonou depois.

A bandeira amarela foi retirada, mas novamente voltou na sequencia de forma rápida com a rodada da Iron Dames após receber um toque do Porsche Penske Nº 4 pilotado por Jaminet. Com a volta da bandeira verde a direção de prova informou que os carros Nº 7, 11 e 66 drive through por não cumprir o procedimento de Slow Zone.

O carro Nº65 entrou nos boxes para reparos assim como o Porsche Penske Nº4 que perdeu o numero de led do carro. 

A classe LMGT3 também viu mudanças significativas na ordem. O piloto da Manthey PureRxcing, Joel Sturm, lidera após ultrapassar o Team WRT BMW de Valentino Rossi. Ahmad Al Harthy ganhou terreno significativo no BMW M4 GT3 #46, assim como ambos os Manthey Porsche 911 GT3 Rs, com Yasser Shahin e Alex Malykhin dirigindo os carros #91 e #92, respectivamente. Richard Lietz colocou o #91 da Manthey em terceiro, à frente de dois McLaren 720S GT3 Evos. Enquanto isso, o McLaren Nº95 escapou para a brita, o Nº70 recolheu para reparos novamente e a Iron Lynx Nº 60 trouxe outra bandeira amarela, quando Schiavoni bateu, mas conseguiu levar o carro ao box.

Na classe LMP2, o Cool Racing #37 Oreca 07 Gibson assumiu a liderança pouco antes das seis horas, após um pit stop para o Vector Sport que liderava a classe desde o início. A diferença entre os dois carros se estabilizou em cerca de 50 segundos antes de Stephane Richelmi levar o #10 para os boxes, cedendo a liderança a Lorenzo Fluxa no #37. O United Autosports #22, agora nas mãos de Bijoy Garg, está em terceiro, à frente do Nielsen Racing de Kyffin Simpson e do melhor inscrito no Pro-Am, a AF Corse de Ben Barnicoat.

O festival de punições continuaram com os carros 19, 93, 11 e 59.

O sonho da BMW de conquistar a vitória nas 24 Horas de Le Mans se desfez em pedaços na sétima hora da corrida, quando o BMW Nº15 sofreu um acidente com Dries Vanthoor ao volante. O impacto forte com as barreiras do lado direito na reta Mulsanne resultou na eliminação da equipe da prova.

O acidente aconteceu logo após um leve toque entre Vanthoor e o líder da corrida, Robert Kubica, no Ferrari 499P Nº83 AF Corse. Kubica estava prestes a colocar Vanthoor uma volta atrás quando o belga tentou ultrapassar um carro Porsche LMGT3, colidindo com a lateral do BMW #15.

Vanthoor conseguiu sair do carro sem ajuda após parar na curva Mulsanne, mas relatou dores no pé esquerdo. Ele foi levado ao centro médico local para exames, mas foi liberado sem maiores problemas.

O carro #15, que o belga dividia com Marco Wittmann e Raffaele Marciello, já havia sofrido um revés na primeira hora da prova, quando Wittmann se envolveu em um acidente em Forest Esses. A chuva no início da corrida permitiu que a equipe recuperasse parte do tempo perdido, mas o acidente de Vanthoor colocou um fim definitivo nas suas chances de vitória.

Os comissários da prova estão investigando o incidente entre Kubica e Vanthoor, que provocou a primeira entrada do safety car na corrida.

Enquanto isso, a outra BMW na pista, o carro #20, também está enfrentando problemas. A equipe está realizando “reparos de precaução na traseira e no piso” após uma substituição anterior do eixo motor traseiro e dos freios traseiros. O carro já está 14 voltas atrás dos líderes.

A BMW se despede de Le Mans com um gosto amargo, após um fim de semana marcado por contratempos e um acidente que custou caro.

Resumo:

Hypercar:
  • A Ferrari #83 AF Corse de Robert Kubica, Yifei Ye e Robert Shwartzman lidera a corrida, mas teve um susto na sétima hora com um alarme de caixa de câmbio.
  • Um toque entre Kubica e o BMW #15 de Dries Vanthoor na Mulsanne tirou Vanthoor da prova e colocou o incidente sob investigação.
  • O Porsche Penske #5 de Frederic Makowiecki, Matt Campbell e Michael Christensen subiu para o segundo lugar, enquanto o Toyota #8 de Kamui Kobayashi, Ryo Hirakawa e Sébastien Buemi está em terceiro.
  • O Cadillac Racing #3 teve um grande susto quando Sebastien Bourdais perdeu o controle do carro em pneus slicks, caindo para o 11º lugar.
  • A Alpine A480 Hypercar #35 e #36 se retiraram da corrida após problemas técnicos.
LMGT3:
  • O Porsche 911 RSR #92 Manthey PureRxcing de Joel Sturm lidera a categoria LMGT3, à frente do BMW M4 GT3 #46 WRT de Ahmed Al Harthy.
  • O Lexus RC F GT3 #87 Akkodis ASP está em terceiro, seguido pelo Lamborghini Huracan GT3 Evo #60 Iron Dames em quarto.
  • Sarah Bovy foi atropelada por Matthieu Jaminet no Porsche Penske 963 Hypercar #4, com Jaminet recebendo uma penalidade de drive-through.
  • A Inception Racing McLaren, que largou na pole, teve problemas técnicos e abandonou a corrida.
  • O Ford Mustang #77 Proton teve problemas na cremalheira da direção e passou muitas voltas nos boxes.
  • Claudio Schiavone bateu na reta Mulsanne no Lamborghini Iron Lynx, mas a equipe conseguiu consertar o carro e voltar à corrida.

LMP2:

  • O United Autosports Oreca-Gibson #22, pilotado pelo estreante em Le Mans, Bijoy Garg, lidera a classe LMP2.
  • A Vector Sports liderou a classe durante a maior parte das horas 4-8, mas Patrick Pilet caiu para quarto após o safety car.
  • O Cool Racing Oreca-Gibson #37 está em terceiro, seguido pelo AO by TF Sport Oreca-Gibson #10 em quinto e o AF Corse Oreca-Gibson #83 em sexto.
  • O Proton Competition Oreca-Gibson #9 abandonou a corrida na sétima hora após sair da pista.

 

  • As 6 Hrs de São Paulo vem ai e o Vai que tô te vendo junto com a Morfula preparou uma coleção com o tema da WEC não perca a chance de ter a sua peça. Clique Aqui!
Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.