Entre em contato conosco

Fórmula 1

Lance Stroll conquista primeira pole position da carreira

Publicado:

em

Compartilhe esta publicação

Treino classificatório da Turquia tem paralisações por conta da chuva e muitos carros rodando

Imagem: Reuters

O final de semana da Fórmula 1 em Istambul Park começou escorregadio. Com a pista recapeado pouco menos de duas semanas antes do primeiro treino livre, o asfalto ainda estava soltando óleo o que causou uma festival de rodadas. Para piorar a situação, a chuva veio no sábado de manhã e o último treino livre e o classificatório foram com muita água na pista.

O Q1 começou sem chuva, mas o volume de água causou várias deslizadas e rodadas. Com 10 minutos para o fim do treino a chuva voltou e com pouco menos de 7 minutos veio a bandeira vermelha, foram 44 minutos de paralisação até que fosse mais seguro.

Assim que os carros foram liberados, Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) rodou e quase atingiu Verstappen (Red Bull). Depois foi Romain Grosjean (Haas) quem rodou e foi parar na caixa de brita, o ocasionou uma segunda interrupção, porém mais curta. Com 3m50 para o fim da primeira etapa da classificação os pilotos fizeram o que conseguiram. Foram eliminados Kevin Magnussen (Haas) em 16º, Daniil Kvyat (Alpha Tauri) 17º, George Russell (Williams) 18º, Romain Grosjean (Haas) 19º e em último Nicholas Latifi (Williams).

Durante o Q2 as condições da pista foram evoluindo e os tempos foram caindo. Verstappen foi o mais rápido, com o companheiro Alexander Albon logo atrás. Hamilton foi o terceiro. Na ponta de baixo, foram eliminados Lando Norris (McLaren) em 11º, Sebastian Vettel (Ferrari) 12º, Carlos Sainz (McLaren) 13º, Charles Leclerc (Ferrari) 14º e Pierre Gasly em 15º. Destaque para a Alfa Romeo que pela primeira vez em 2020 levou os dois carros para o Q3.

Imagem: Alfa Romeo

A disputa pela pole position começou com Max na frente, mas foi logo superado por Pérez (Racing Point) que vinha com compostos intermediários. A RBR então trocou os pneus do piloto holandês para os mesmos do mexicano, mas a troca não foi positiva. Pérez ainda melhorou o tempo e fez 1m49s321, mas no finalzinho do Q3 foi superado pelo companheiro Lance Stroll que cravou 1m47s765. Verstappen ficou com a segunda posição com 1m48s055.

Imagem: Lance Stroll via Twitter

“É um grande resultado para a equipe, algo que nós não estávamos esperando. Eu prefiro P3 do que P2, acho que para a largada amanhã fará diferença”, disse Sergio Pérez.

Já Max Verstappen não se mostrou nem um pouco satisfeito com a segunda posição.

“Estou desapontado. Quando você é o primeiro por um tempo e termina em segundo, não é o que você esperava”, relatou o holandês.

Para Lance Stroll é um dia que ele não vai esquecer tão cedo. É a primeira pole de um canadense desde Jacques Villeneuve no GP da Europa de 1997.

“Eu não consigo colocar em palavras no momento, estou chocado! É com certeza um dos destaques da minha carreira, a gente sonha com esse momento enquanto crescemos e é muito especial!”, declarou o canadense.

Completam o top 10 Alexander Albon em 4º, Daniel Ricciardo (Renault) é 5º, Lewis Hamilton (Mercedes) o 6º, Esteban Ocon (Renault) é 7º, Kimmi Raikkonen o 8º, Valtteri Bottas (Mercedes) é 9º e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) é o 10º.

Imagem: Reuters

PENALIZAÇÕES – George Russell apesar de ter feito o décimo oitavo tempo, vai largar da última posição pela troca de componentes na unidade de potência. Com isso Grosjean é promovido para 18º e Latifi para 19º.

Carlos Sainz foi punido com 3 posições no grid de largada por bloquear Pérez durante o Q2. Já Lando Norris foi punido por ignorar bandeira amarela dupla no Q1, perdendo 5 posições, além de 3 pontos na superlinceça. Com as penalidades, Vettel fica com a 11ª posição, Leclerc é 12º, Gasly 13º, Magnussen 14º, Sainz 15º e Norris o 16º.

Imagem: Scuderia Ferrari

A largada do GP da Turquia está prevista para as 7h10 da manhã, no horário de Brasília, neste domingo 15 de novembro.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *