Entre em contato conosco

Automobilismo

Kevin Magnussen conquista primeira pole da carreira

Publicado:

em

Kevin Magnussen

Interlagos já foi palco de grandes vitórias, já tivemos o herói nacional vencendo aqui, tivemos o embate histórico entre Felipe Massa e Lewis Hamilton em 2008, que acabou com o britânico conquistando seu primeiro título mundial. Sebastian Vettel conquistou o tricampeonato em São Paulo. Em 2021 Hamilton fez história ao vencer e carregar a bandeira brasileira, repetindo o gesto do ídolo Ayrton Senna. E hoje o autódromo José Carlos Pace foi palco da primeira pole da carreira de Kevin Magnussen.

Magnussen esteve fora da F1, retornou à categoria oito meses atrás, para ser companheiro de Mick Schumacher na Haas. E diferente do passado, tem feito boas corridas, e sido o companheiro experiente que faltava na vida de Schumacher. Hoje ele foi recompensado pela equipe que acertou o timing ao mandá-lo para a pista no Q3. Em resposta, Kevin fez a volta perfeita para assumir a primeira posição. Com 1min11s674 a pole estava garantida e a garagem da Haas explodiu em comemorações e abraços.

 “Eu ainda não consigo acreditar. A equipe fez um trabalho fenomenal ao me colocar como primeiro carro no pit lane e me dar a melhor posição na pista. Estava começando a chover, então foi uma parte crucial, a posição na pista, e ele foram incríveis”, ressaltou Magnussen.

Magnussen salta do carro para comemorar a pole inédita na carreira – Imagem: Fórmula 1

Magnussen terá ao seu lado no grid de largada da sprint o bicampeão Max Verstappen (RBR), que ficou em segundo, e atrás do dinamarquês estará George Russell (Mercedes), terceiro colocado.

Q1 – a classificação começou com uma leve chuva e os carros usavam pneus intermediários, que não duraram muito, conforme trechos da pista começaram a secar e os minutos finais do Q1 foram de muita ação e pneus macios. A tabela de tempo viu uma sucessão de nomes ocupar a primeira posição, mas foi Lando Norris (McLaren) que terminou na frente, com 1min13s106.

Nicholas Latifi (Williams), Zhou Guanyu (Alfa Romeo), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Schumacher não passaram para o Q2.

Zhou lutou, mas acabou eliminado no Q1 – Imagem: Alfa Romeo

Q2 – diferente do Q1, o Q2 começou seco e a direção de prova liberou o uso do DRS pela primeira vez. Mas com seis minutos para o fim uma leve garoa começou a cair, mas os tempos de volta continuaram caindo. Verstappen liderou a sessão, e Carlos Sainz ficou em segundo por apenas 9 milésimos.

Alexander Albon (Williams), Pierre Gasly (AlphaTauri), Sebastian Vettel (Aston Martin), Daniel Ricciardo (McLaren) e Lance Stroll (Aston Martin) não seguiram para o Q3.

As condições mistas de pista atrapalharam o desempenho de Vettel que ficou fora do Q3 – Imagem: Aston Martin

Q3 – com pouco mais de quatro minutos de Q3, Russell perdeu o controle do carro na curva 4, voou pela brita e ao tentar corrigir o erro, acabou atolado na brita. O incidente ativou a bandeira vermelha e todos foram obrigados a voltar aos boxes, incluindo Charles Leclerc (Ferrari) que foi para a pista com pneus intermediários e depois de 90 segundos, trocou por macios.

Russell acabou atolado na brita da curva 4 – Imagem: F1TV

Com bandeira verde de novo, a chuva havia aumentado. Sergio Pérez até tentou fazer uma volta rápida com intermediários, mas não foi o suficiente para bater o tempo de Magnussen.

Aos poucos pilotos foram deixando os carros e mesmo com tempo no cronometro a classificação estava encerrada. Magnussen que havia ficado todo esse tempo dentro do carro, não acreditava no que estava acontecendo. A primeira pole dele é o segundo grande marco da carreira. O primeiro foi o pódio com a McLaren em na sua estreia em 2014.

Uma sexta-feira para não esquecer tão cedo para Magnussen e a equipe Haas – Imagem: Haas

“Eu acho que a pole é melhor. Lá atrás eu não sabia o que esperar. Eu era uma criança arrogante pensando que o rei do mundo e tive muitas lições depois disso, que me mostraram como esse esporte é realmente difícil, e agora estou na pole position, então tenho que aproveitar isso”, disse Kevin. “Tenho que aproveitar esse momento até amanhã, ao me alinha na pole com minha branca e pequena Haas, vai ser divertido”, concluiu.

A largada da sprint está marcada para as 16h30, mas antes tem carros na pista para o segundo treino livre às 12h30.

Magnussen

Grid de largada para a sprint – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.