Fórmula Regional
Javier Sagrera retorna à FRECA após saída precoce da F3

A Akcel GP anunciou a contratação de Javier Sagrera para o restante da temporada 2025 da Fórmula Regional Europeia by Alpine.
O espanhol de 20 anos, nascido em Girona, retorna ao campeonato após passagens por categorias de base do automobilismo europeu. Algumas marcadas por altos e baixos, dentro e fora da pista.
Apesar da pouca idade, Sagrera já carrega uma trajetória intensa no automobilismo. Em 2023, ele competiu pela Palou Motorsport na Eurocup 3, onde somou três pódios, mas não completou a temporada. Já em 2024, com a MP Motorsport, começou forte vencendo a corrida de abertura em Spa e entregou bons resultados, chegando à última etapa em Barcelona como líder do campeonato.
Após perder título nos bastidores da Eurocup 3 e deixar a F3, espanhol reencontra espaço na FRECA
No entanto, a decisão do título se transformou em uma novela. Apesar de terminar a temporada como campeão na pista, Sagrera acabou sendo rebaixado a vice-campeão três meses depois, quando a FIA atendeu a um protesto da Campos Racing, equipe de Christian Ho, seu rival direto, e reverteu o resultado da primeira corrida em Barcelona. Com isso, Ho foi declarado campeão por cinco pontos de vantagem.
A temporada seguinte marcaria a estreia de Sagrera na Fórmula 3, pela equipe AIX Racing. Porém, os resultados ficaram abaixo das expectativas. Seu melhor desempenho foi um 15º lugar na Feature Race do Bahrein, e um acidente na Sprint Race de Melbourne, onde se envolveu em um incidente com o espanhol, Bruno del Pino, e causou uma bandeira vermelha.
Logo após os primeiros rumores sobre sua saída antecipada da equipe, Sagrera se manifestou nas redes sociais. Em uma postagem carregado de reflexão, deixando claro que os altos custos do esporte pesaram mais do que os resultados em sua permanência:
“ O objetivo nunca muda, apenas o caminho até ele. Às vezes o custo de perseguir nossos sonhos parece alto, mas mais alto ainda é o preço de nunca tê-los perseguido. Depois de muitas falhas e vitórias, talvez percebamos que o que achávamos que estava nos afogando, na verdade estava nos ensinando a nadar. É por isso que, se caímos, a única decisão certa é levantar e não desistir. ” disse o piloto em seu Instagram.
Agora, o espanhol tenta reencontrar seu ritmo na FRECA. A Akcel GP, aposta em sua experiência e em sua determinação para seguir crescendo no grid. Sagrera assume o carro já a partir da etapa de Hungaroring e se mostrou animado com o novo desafio.
“ Estou muito empolgado por me juntar à Akcel GP e retornar à FRECA com foco e determinação renovados,” disse ele. “A visão da equipe é impressionante e estou confiante de que podemos construir algo forte juntos. ”