Entre em contato conosco

24h de Le Mans

Inter Europol vence novamente na LMP2 e AO by TF brilha na Pro/Am em Le Mans

Publicado:

em

Inter Europol vence novamente na LMP2 e AO by TF brilha na Pro/Am em Le Mans
Foto: DPP

Smiechowski, Yelloly e Dillmann conquistam vitória estratégica; Deletraz enfim celebra triunfo após anos de frustração

A equipe Inter Europol Competition garantiu sua segunda vitória na classe LMP2 das 24 Horas de Le Mans, com Jakub Smiechowski, Nick Yelloly e Tom Dillmann levando o Oreca-Gibson número 43 à frente da concorrência após uma corrida marcada por reviravoltas estratégicas e resistência técnica. O trio cruzou a linha de chegada com quase dois minutos de vantagem sobre o Oreca nº 48 da VDS Panis Racing, consolidando a força da escuderia polonesa nas provas de longa duração.

Apesar do domínio na maior parte da prova, a vitória não veio sem sustos. Nick Yelloly foi penalizado no final da corrida com um drive through por uma infração de pit stop, o que temporariamente colocou o carro nº 43 atrás do Oreca nº 48 pilotado por Esteban Masson. No entanto, a sorte virou a favor do time da Inter Europol quando o carro da VDS Panis enfrentou problemas na suspensão, forçando Masson a reduzir o ritmo e abrindo caminho para Yelloly reassumir a liderança e garantir o triunfo.

Na terceira colocação geral da LMP2, mas vencendo na subclasse Pro/Am, o Oreca nº 199 da AO by TF teve uma performance sólida e consistente ao longo das 24 horas. Louis Deletraz, PJ Hyett e Dane Cameron subiram ao lugar mais alto do pódio da Pro/Am, com destaque para Deletraz, que finalmente celebrou uma vitória em Le Mans após bater na trave em três anos consecutivos e perder a vitória na última volta em 2021. Para o piloto suíço, a vitória teve um sabor especial e significou o encerramento de um longo ciclo de persistência.

O quarto colocado geral da LMP2 foi o Iron Lynx-Proton Oreca nº 9, enquanto o pódio da Pro/Am foi completado pelo TDS Racing Oreca nº 29, em segundo, e o Proton Competition Oreca nº 11, em terceiro.

Além das vitórias nas classes, antigos campeões da European Le Mans Series (ELMS) também brilharam na edição 2025 da lendária corrida. Louis Deletraz comemorou duplamente ao lado de seus ex-companheiros de equipe de 2021, Robert Kubica e Yifei Ye, que venceram a classificação geral com o Ferrari 499P nº 83 da AF Corse. Ambos os pilotos já haviam conquistado títulos na LMP2 da ELMS – Kubica em 2021 e 2024, e Ye em 2021. O terceiro piloto do carro vencedor, Phil Hanson, também traz no currículo o título da ELMS de 2020.

Outros campeões da ELMS também comemoraram bons resultados. Alessandro Pier Guidi, campeão da LMGTE em 2019, terminou em terceiro na classificação geral com o Ferrari nº 51. Já Ryan Hardwick, campeão da LMGTE em 2023, celebrou no degrau mais alto do pódio da LMGT3, ao lado de Riccardo Pera e Richard Lietz, este último alcançando sua sexta vitória de classe em Le Mans, agora pela equipe Manthey com o Porsche nº 92.

A edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans reforça o prestígio dos campeões da ELMS e o impacto dos programas internacionais no endurance mundial.

As 6 horas de São Paulo vem ai, e você pode garantir as peças da Collab do Vai que tô te vendo com a Mórfula para a próxima etapa aqui 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.