Entre em contato conosco

Fórmula Indy

INDYCAR SERIES Vencedor da Corrida, Oficial de Longa Data Dallenbach Morre aos 87 Anos

Publicado:

em

Wally Dallenbach, um respeitado vencedor de corridas da INDYCAR SERIES como piloto e oficial de longa data da série dedicado à segurança nas corridas, faleceu em 29 de abril. Ele tinha 87 anos.

Dallenbach, natural de East Brunswick, New Jersey, fez 13 largadas nas 500 Milhas de Indianápolis entre 1967-1979. Sua melhor posição foi o quarto lugar, em 1976 e 1977, no No. 40 Wildcat/DGS, de propriedade da Patrick Racing. Ele se classificou no meio da primeira fila em 1974 para Patrick, sua melhor largada nas “500”.

Talvez a performance mais memorável de Dallenbach como piloto em Indianápolis tenha sido em 1975, novamente para o proprietário do carro U.E. “Pat” Patrick. Ele liderou quatro vezes por um total de 96 voltas, perdendo a liderança apenas nas paradas nos boxes. Mas Dallenbach foi eliminado da corrida por um pistão queimado enquanto liderava na volta 162, apenas 12 voltas antes da corrida ser interrompida devido à chuva, com Bobby Unser conquistando sua segunda vitória nas “500”. Dallenbach foi creditado com o nono lugar.

Dallenbach registrou cinco vitórias, 27 pódios e uma pole em 180 largadas na INDYCAR SERIES. Sua melhor posição no campeonato foi o segundo lugar, atrás de Roger McCluskey, em 1973, apesar de não se classificar para as duas primeiras corridas da temporada.

A mais memorável das vitórias de Dallenbach veio na California 500 de 1973 no Ontario Motor Speedway, a última de suas três vitórias consecutivas naquela temporada pela Patrick Racing.

Dallenbach iniciou sua carreira como piloto em corridas de arrancada na Costa Leste antes de mudar para corridas ovais em carros midget e sprint. Ele estreou na INDYCAR SERIES em 1965 no Langhorne Speedway, com sua última largada ocorrendo em 1979 em Phoenix. Ele então se aposentou como piloto, mas não foi sua última aparição em um carro da INDYCAR SERIES.

Em 1981, a chuva prejudicou severamente o primeiro fim de semana de classificação das 500 Milhas de Indianápolis, e Mario Andretti não teve a chance de fazer uma tentativa. Andretti tinha um compromisso conflitante para correr no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 durante o segundo fim de semana de classificação, então Dallenbach saiu brevemente da aposentadoria para colocar o No. 40 STP Oil Treatment Wildcat/Cosworth de Andretti com segurança no campo antes de devolver o carro para Andretti para a corrida.

Após sua aposentadoria inicial, Dallenbach se tornou o primeiro diretor de competições e chefe de comissários da Championship Auto Racing Teams (CART) em 1980. Ele atuou como chefe de comissários até 2004, facilmente reconhecido por seu característico chapéu de cowboy e ganhando respeito de todos os cantos do paddock por sua arbitragem equilibrada e sua postura humilde e acessível.

Dallenbach também fez contribuições significativas para a segurança nas corridas. Ele trabalhou com os médicos Steve Olvey e Terry Trammell e os diretores de segurança Steve Edwards e Lon Bromley para desenvolver uma equipe de segurança pioneira incluindo médicos, enfermeiros e técnicos médicos de emergência que viajavam para todas as corridas da CART. Ele também trabalhou com equipes e construtores de carros para criar melhorias na construção de chassis, incluindo materiais mais absorventes de energia.

“Wally Dallenbach fez uma grande contribuição para o nosso esporte por cinco décadas como piloto e oficial”, dizia um comunicado conjunto da INDYCAR e do Indianapolis Motor Speedway. “Ele era um competidor talentoso atrás do volante, que sempre correu duro, mas limpo. Esse senso de justiça e decência se estendeu ao seu lendário mandato como chefe de comissários da CART, onde foi respeitado e querido por todos

por sua arbitragem firme e sensata. As muitas contribuições de Wally para a segurança nas corridas, especialmente uma equipe médica itinerante, ressoarão por muito tempo no futuro. Ele foi um dos verdadeiros bons companheiros do automobilismo de monopostos, e nossos pensamentos e simpatias estão com sua família.”

Disse o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis por duas vezes, Gordon Johncock, companheiro de equipe de Dallenbach por seis temporadas na Patrick Racing: “Wally foi um colega de equipe tão bom quanto você poderia pedir. Ele levava as corridas a sério. Nunca conheci ninguém na pista tão prestativo quanto Wally. Ele amava o esporte e, depois de se aposentar, passou anos ajudando como chefe de comissários da Championship Auto Racing Teams. Ele ajudou os veteranos e os novatos – todo mundo. Vou sentir falta dele. Ele fez muito pelo esporte ao longo dos anos. Um homem muito bom.”

As motocicletas também eram uma paixão para Dallenbach. Ele se mudou para um rancho em Basalt, Colorado, após sua bem-sucedida temporada de 1973 – cumprindo um sonho surgido durante sua lua de mel em 1960 em Aspen – e organizou o passeio de moto dirt-bike Colorado 500 com o amigo Sherm Cooper em 1976.

Em 1981, o evento por convite cresceu tanto que o Fundo de Caridade Colorado 500 foi estabelecido, com um passeio rodoviário adicionado em 1987. O passeio arrecadou mais de US $ 1,2 milhão para fundos de bolsas de estudo, centros médicos, serviços para adolescentes, escotismo e outras instituições de caridade, incluindo grupos que preservam áreas de trilhas para moto.

Seus vastos e variados feitos foram recompensados com a inclusão em múltiplos Halls da Fama, incluindo o Hall da Fama do Indianapolis Motor Speedway, o Hall da Fama do Automobilismo da América, o Hall da Fama do Pikes Peak International Hill Climb e os halls da fama esportivos estaduais em sua terra natal, New Jersey, e no Colorado.

A esposa de Dallenbach, Peppy, faleceu em 2023. Ele deixa três filhos – dois filhos, o ex-piloto da NASCAR Cup Series Wally Jr. e o vencedor múltiplo do Pikes Peak International Hill Climb Paul, e a filha, Colleen.

Via assessoria de comunicação IndyCar

Foto: IndyCar

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.