Entre em contato conosco

WEC

IMSA nas 24 Horas de Le Mans: Batalhas de Bronze para Observar

Publicado:

em

Foto: IMSA

Trueman, Vencedores do Prêmio Akin entre Vários Pilotos Avaliados como Bronze Prontos para a Corrida

É um ano olímpico, este ano em Paris, então as palavras “Ouro, Prata e Bronze” serão usadas com maior regularidade e frequência do que apenas no âmbito das classificações de pilotos no paddock do automobilismo de carros esportivos.

No automobilismo de carros esportivos, há um evento de categoria olímpica realizado anualmente na França. As 24 Horas de Le Mans servem como um dos clássicos de carros esportivos de resistência mais icônicos do mundo, e frequentemente apresenta uma série de pilotos avaliados como Bronze pela FIA buscando seu lugar no pódio diante de milhares de espectadores após a corrida.

O Campeonato de Carros Esportivos WeatherTech da IMSA e o Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) variam um pouco sobre quais classes exigem pilotos avaliados como Bronze, mas ambos incentivam fortemente e dão as boas-vindas à participação deles.

As recompensas da IMSA para o melhor piloto avaliado como Bronze ao longo da temporada em Protótipos Le Mans 2 (LMP2) e no Grande Turismo Daytona (GTD), respectivamente, proporcionam convites automáticos para esses pilotos participarem de Le Mans no ano seguinte através do Prêmio Jim Trueman e da Taça Bronze Bob Akin.

Kurtz, Iribe Recebem Honras Trueman, Akin

Tanto as honras Trueman quanto Akin em 2023 foram disputadas acirradamente até as últimas voltas do Motul Petit Le Mans no Michelin Raceway Road Atlanta. George Kurtz (LMP2) prevaleceu para o Prêmio Trueman em uma disputa acirrada entre três pilotos contra Ben Keating e Steven Thomas na classe que exige um piloto avaliado como Bronze. Não há mandato avaliado como Bronze no GTD, mas ainda há vários presentes; Brendan Iribe derrotou Alan Brynjolfsson por apenas 20 pontos para o Prêmio Akin.

Kurtz está agora pronto para sua segunda largada em Le Mans. O piloto do No. 04 CrowdStrike Racing da APR ORECA 07 na IMSA correrá pela mesma equipe em Le Mans, numerado como No. 45, com o co-piloto de longa data Colin Braun e Nicky Catsburg da Corvette Racing.

Todos os três pilotos têm vitórias em Le Mans para defender; Kurtz e Braun venceram a subclasse LMP2 Pro-Am no ano passado com James Allen, enquanto Catsburg conquistou a última vitória na classe GTE-Am co-pilotando com Keating e Nico Varrone.

“Estou muito feliz pelo Nicky se juntar ao Colin e a mim para nossa formação em Le Mans”, disse Kurtz. “Juntos, traremos uma equipe impulsionada por força, experiência e uma tradição de vitórias para a entrada da LMP2 do CrowdStrike Racing da APR.

“O histórico do Nicky fala por si só, com uma vitória em Le Mans e em algumas das maiores corridas do mundo. Sua experiência e talento serão valiosos enquanto buscamos uma segunda vitória consecutiva na Pro-Am em Le Mans.”

Iribe retorna a Le Mans para sua terceira largada e primeira desde 2022, sob a bandeira da Optimum Motorsport e da Inception Racing. Ao contrário de suas duas primeiras largadas em um Ferrari e Porsche, respectivamente, a mudança de classe da WEC para regulamentos GT3 significa que Iribe pode correr no mesmo McLaren 720S GT3 que ele faz na IMSA, embora ligeiramente modificado para se adequar às regras da WEC. Ele compartilhará o carro No. 70 com seu co-piloto de temporada completa na IMSA, Frederik Schandorff, e o terceiro piloto Ollie Millroy, que compartilhou o carro nas duas largadas anteriores de Le Mans de Iribe.

“Já participamos com o Brendan e o Ollie em Le Mans duas vezes”, disse Bas Leinders, diretor esportivo e gerente da Inception Racing. “Uma vez em um Ferrari e a outra em um Porsche – mas nosso sonho é competir e vencer Le Mans em um McLaren. É uma corrida longa e difícil, também há muitos competidores ferozes, então tudo precisa estar certo.”

Outros Notáveis IMSA Bronze Competindo

Kurtz e Iribe garantiram os convites automáticos da IMSA para pilotos avaliados como Bronze em Le Mans, mas não são os únicos que estarão competindo.

Keating está de volta para sua 10ª largada consecutiva em Le Mans e busca repetir como vencedor, mas contra Kurtz, já que ele retorna para LMP2 pela primeira vez desde 2017. Ele vem de vitórias consecutivas de classe em GTE Am em um Aston Martin Vantage GTE da TF Sport em 2022, depois a vitória do Corvette C8.R em 2023 na despedida dessa classe. Ele dividirá o No. 23 United Autosports USA ORECA 07 com Filipe Albuquerque e Ben Hanley desta vez.

“O campo Pro-Am em LMP2 parece muito forte, com muitos vencedores assumindo o volante”, disse Keating. “Isso é muito divertido para mim. Mal posso esperar para enfrentar esse desafio com a United Autosports, o Filipe e o Ben. Todos nós temos muita experiência e isso faz uma grande diferença nesta corrida.”

A equipe favorita dos fãs, AO Racing, retorna a Le Mans no No. 14 AO da TF ORECA 07 LMP2, com o proprietário da equipe AO e piloto PJ Hyett compartilhando “Spike” o dragão LMP2 com Louis Deletraz e Alex Quinn. No ano passado, Hyett estava no Porsche “Rexy” de dinossauro da equipe para o centenário da corrida.

“O Rexy competindo em Le Mans pelo 100º aniversário foi uma experiência incrível, mas temos alguns negócios inacabados no Circuit de la Sarthe”, disse Hyett. “Estamos voltando este ano com o Spike, nosso dragão LMP2, para encantar os fãs a caminho do topo! Allons-y (Vamos lá)!”

Ao contrário de LMP2, LMGT3 em Le Mans exige um piloto avaliado como Bronze em cada carro. Não necessariamente há o mesmo número de pilotos avaliados como Bronze competindo nesta classe na IMSA, mas há alguns nomes familiares para os observadores regulares da IMSA.

Além de Iribe, Ian James (No. 27 Heart of Racing Team Aston Martin Vantage GT3), Ryan Hardwick (No. 77 Proton Competition Ford Mustang GT3) e Sarah Bovy (No. 85 Iron Dames Lamborghini Huracán GT3 Evo2) são os três pilotos mais propensos a serem reconhecidos.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.