Entre em contato conosco

Rally

Honda e Toyota dominam

Publicado:

em

© A.S.O / Paulo Maria / DPPI

Tosha Schareina venceu o prólogo, assim como no último Dakar, mas desta vez seguiu com outro triunfo na primeira especial. O mais rápido dos seis pilotos Rally GP que se inscreveram para o campeonato, ele agora lidera seus colegas de equipe Skyler Howes por 4′27″ e Pablo Quintanilla por 4′41″. Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda) foi penalizado com 12 minutos por ter pulado o tempo de partida após uma transferência. Os dois pilotos da equipe Hero MotoSports, Sebastian Bühler e Ross Branch, receberam penalidades de 4 e 2 minutos por perderem pontos de passagem. Os outros três pilotos da HRC mantiveram-se limpos, garantindo um domínio completo no pódio para o fabricante japonês.

Foi uma história semelhante no Rally 2. Bradley Cox (BAS World KTM Racing) foi extremamente rápido, mas caiu na mesma armadilha que VBA, acumulando uma penalidade de 20 minutos. Romain Dumontier, que venceu a classe em 2023, recebeu uma penalidade de 2 minutos por perder um ponto de passagem. Mathieu Dovèze emergiu como o destaque entre os concorrentes ao título de hoje. Ele agora lidera com uma vantagem de 1′30″ sobre “Dudu” e uma folga de 1′59″ sobre Jean-Loup Lepan. Um trio francês no W2RC.

Os pilotos do Rally 3 irromperam na cena do campeonato. Os irmãos portugueses Gonçalo e Salvador Amaral e suas Hondas superaram José Flores García e sua Beta. O líder geral está mais de 15 minutos à frente de seu irmão e mais de 23 minutos à frente do espanhol.

No quadriciclo, Manuel Andújar fez uma performance à la Tosha Schareina e conquistou tanto o prólogo quanto a especial. O argentino agora lidera o pelotão, deixando os quadriciclos chineses CFMoto de Antanas Kanopkinas e Gaëtan Martinez atrás por 2′39″ e 3′51″, respectivamente.

CHICHERIT DITA O RITMO

Nasser Al Attiyah começou o dia com uma corrida impressionante no prólogo, garantindo o primeiro lugar. No entanto, quando a especial começou, foi a parceria de curta duração de Guerlain Chicherit e Mathieu Baumel que roubou a cena, marcando os tempos mais rápidos ao longo do percurso. Ao cruzarem a linha de chegada, a dupla francesa deixou seu companheiro de equipe Yazeed Al Rajhi para trás por 28 segundos, com Lucas Moraes em seu Hilux de fábrica seguindo a 48 segundos de distância. Carlos Sainz e seu Mini JCW Rally Plus chegaram depois do hat-trick da Toyota. O líder do W2RC está apenas 1′17″ atrás do vencedor do dia. Nasser Al Attiyah chegou em quinto entre os participantes do W2RC. O catari está apenas 1′19″ atrás do líder geral, mas conquistou apenas um ponto de estágio, permitindo a Carlos Sainz ganhar um ponto adicional e aumentar sua liderança no campeonato de 9 para 10 pontos. A disputa pelo topo nos rankings W2RC entre essas duas estrelas está acirrada. Foi um bom dia de trabalho para Chicherit, que ganhou 5 pontos pela vitória na etapa e ultrapassou Al Attiyah no ranking por apenas um ponto.

Ninguém foi mais rápido do que o líder do campeonato, Rokas Baciuška, entre os participantes do W2RC na classe Challenger. Ele venceu Mario Franco por 1’11 segundos e Marcelo Gastaldi por 1′54″. Seu colega na competição SSV, Yasir Seaidan, não teve tanta sorte. O saudita se curvou ao espanhol Ricardo Ramilo, que conquistou sua primeira vitória de estágio no W2RC e abriu uma vantagem geral de 2′04″. Sebastián Guayasamín está a 5′17″ do topo.

PROGRAMA

4 de abril: Etapa 2: Grândola–Grândola (total: 201 km / ES: 166 km)
5 de abril: Etapa 3: Grândola–Badajoz (total: 616 km / ES: 374 km) (total FIA: 747 km / ES: 388 km)
6 de abril: Etapa 4: Badajoz–Grândola (total: 539 km / ES: 251 km)
7 de abril: Etapa 5: Grândola–Grândola (total: 144 km / ES: 103 km)

 

Pontos-chave:

  • O prólogo e a etapa 1 da edição inaugural do BP Ultimate Rally-Raid Portugal aconteceram hoje entre Grândola e Santiago do Cacém.
  • Tosha Schareina (Monster Energy Honda) marcou um golpe duplo na corrida de motos Rally GP, conquistando tanto o prólogo quanto a etapa. O espanhol saltou para a liderança geral. Seus companheiros de equipe Skyler Howes e Pablo Quintanilla completam o pódio provisório entre os participantes do campeonato. Um hat-trick da Honda.
  • Mathieu Dovèze (BAS World KTM Racing) derrotou Romain Dumontier (Dumontier Racing) e Jean-Loup Lepan (Duust Rally) na linha de chegada entre os participantes do W2RC na corrida de motos Rally 2. Um hat-trick francês. No Rally 3, os irmãos Amaral, Gonçalo e Salvador, terminaram à frente de José Flores García.
  • Na categoria de quadriciclos, o líder do campeonato, Manuel Andújar, conquistou o prólogo e a etapa. Os pilotos da CFMoto Antanas Kanopkinas e Gaëtan Martinez subiram ao pódio geral.
  • Guerlain Chicherit (Overdrive Racing) liderou o pelotão na corrida de carros, superando seu companheiro de equipe Yazeed Al Rajhi e Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing). Um hat-trick da Toyota.
  • Na categoria Challenger, o líder da W2RC, Rokas Baciuška (Can-Am Factory), garantiu o primeiro lugar entre aqueles que disputam o campeonato. O lituano assumiu o controle do rali à frente de Mario Franco (Franco Sport) e Marcelo Gastaldi (BBR).
  • Na competição SSV, Ricardo Ramilo superou Yasir Seaidan (MMP) e Sebastián Guayasamín (FN Speed) para abrir sua conta na W2RC.

 

Foto: A.S.O / Paulo Maria / DPPI

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.