Entre em contato conosco

NXT

Hauger foge do caos Para vencer em Detroit, aumente a vantagem de pontos

Publicado:

em

Foto: Aaron Skillman

Dennis Hauger rapidamente descobriu a melhor maneira de evitar o caos potencial e real no domingo no INDY NXT by Firestone Detroit Grand Prix: ficar na frente.

O norueguês Hauger, que ocupou a pole position, liderou todas as 45 voltas da corrida nas ruas do centro de Detroit com o carro nº 28 da Rental Group, conquistando sua quarta vitória em cinco corridas nesta temporada na categoria de desenvolvimento da INDYCAR. Ele superou o carro nº 76 da HMD Motorsports, o Estreante do Ano da categoria de 2024, Caio Collet, por 1s0460 em uma corrida de uma volta para a bandeira quadriculada após uma relargada no final da volta 44.

VEJA: Resultados da Corrida

“Os pneus esfriam muito rápido, então a última volta foi arriscada”, disse Hauger. “Acho que esquentei bem os pneus e conseguimos uma boa vantagem depois da reta final.”

“Superfeliz com isso. Mantivemos a corrida limpa e conseguimos uma boa vitória hoje.”

Hauger ampliou sua liderança na série para 38 pontos sobre seu companheiro de equipe novato Lochie Hughes, que é o único outro piloto a vencer uma corrida nesta temporada.

O estreante Juan Manuel Correa conquistou seu melhor resultado da carreira, um terceiro lugar no carro nº 39 da HMD Motorsports. Seu melhor resultado anterior foi um 14º lugar na segunda corrida da rodada dupla do circuito de Indianápolis no mês passado.

O veterano da categoria, Josh Pierson, teve um dia sólido para a HMD Motorsports, que colocou em campo os carros que terminaram em segundo, terceiro e quarto lugares, com um quarto lugar no carro nº 16 da equipe. Hughes reagiu após um pit stop tardio devido a uma asa dianteira danificada para completar o top 5 com o carro nº 26 da McGinley Clinic/USF Pro Championship.

Apenas seis dos 20 carros na corrida terminaram na volta da liderança, já que os limites apertados do circuito temporário de nove curvas e 2,645 km nas ruas do centro de Detroit induziram o caos quase desde a bandeira verde.

Na largada, Hauger e Hughes correram lado a lado na primeira curva, com Hauger agarrando-se à liderança. Na curva 4, na mesma volta, o carro nº 99 da Abel/Force Indy, de Myles Rowe, rodou devido ao contato traseiro com o carro nº 17 do companheiro de equipe, Callum Hedge.

Esse incidente gerou um período de cautela devido a um gargalo que bloqueou a pista e levou a um efeito sanfona de colisões, com nove carros envolvidos e muitos sofrendo danos.

Hauger se manteve firme na reinicialização na volta 3 e gradualmente se distanciou de Hughes e do companheiro de equipe da Andretti Global, Salvador de Alba, na máquina nº 27 do Grupo Indi.

De Alba ultrapassou Hughes na segunda posição na volta 5 e ficou a quatro décimos de segundo de Hauger na volta 10.

Mas Hauger ampliou sua vantagem para 1,5 segundo na volta 19, com de Alba, Hughes, Collet e Correa duelando – muitas vezes lado a lado – pelo segundo ao quinto lugar. Houve algum contato, e as asas dianteiras dos carros de Hughes e de Alba foram danificadas.

O dano na asa, que também incluiu um sulco profundo no pneu dianteiro direito Firestone Firehawk, forçou de Alba a parar na segunda posição na volta 24. Hauger já estava praticamente fora da frente naquele momento, com uma vantagem de 6,5 segundos.

Os danos na asa dianteira de Hughes comprometeram o desempenho do seu carro, e Collet o ultrapassou na segunda posição na volta 38. Hughes foi forçado a parar para trocar a asa dianteira na volta 39, largando em terceiro lugar.

Parecia que Hauger iria galopar até a bandeira quadriculada, já que sua liderança havia chegado a dois dígitos na volta 40. Mas Jordan Missig rodou na saída da curva 2 na volta 41 no carro nº 48 da Abel Motorsports, acionando a segunda e última bandeira amarela da corrida e apagando a grande liderança de Hauger.

O grid se alinhou para uma reinicialização final e uma disputa de uma volta no final da volta 44, mas Hauger deu um grande salto na largada e não foi ameaçado por Collet ou Correa.

A próxima corrida INDY NXT by Firestone será no domingo, 15 de junho, no World Wide Technology Raceway em Madison, Illinois, do outro lado do Rio Mississippi, em St. Louis. É a primeira das quatro corridas ovais desta temporada da série.

Via assessoria de comunicação Indycar

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.