Entre em contato conosco

F2

Hadjar vence em Silverstone e assume a liderança do campeonato

Publicado:

em

Isack Hadjar comemora sua vitória em Silverstone. Foto/Reproduçãp: GettyImages/ Fórmula 2

A Fórmula 2 tem um novo líder. Após a conclusão da rodada tripla na categoria, Isack Hadjar assumiu a ponta da tabela, superando Paul Aron. Dessa forma, agora o francês conta com uma vantagem de 16 pontos sobre o estoniano.

Após conseguir dois pódios no final de semana, Zane Maloney ressurge no top-3 do campeonato, mas ainda há uma distância considerável para Hadjar, que conta com 32 pontos de vantagem em cima do barbadiano. Após três etapas muito intensas, a briga pelo título parece estar definida entre HadjarAron.

Isack Hadjar comemora sua vitória em Silverstone. Foto/Reproduçãp: GettyImages/ Fórmula 2

Isack Hadjar comemora sua vitória em Silverstone. Foto/Reproduçãp: GettyImages/ Fórmula 2

Porém, é importante destacar que nada está definido no momento em que a Fórmula 2 se encaminha para a metade da temporada. Assim, vale destacar que o brasileiro Gabriel Bortoleto, estreante na categoria, ocupa o quarto lugar na classificação, estando apenas a quatro pontos do terceiro.

Hadjar perde a pole na largada

O primeiro incidente da prova aconteceu logo na volta de formação do grid. Assim que os carros foram para a pista, Jak Crawford tocou no carro de Gabriel Bortoleto. Logo, o brasileiro deu um meio giro, mas conseguiu alinhar e largar.

Ainda na volta de apresentação, as primeiras gotas de chuva apareceram. Todavia, os pilotos optaram pelos pneus para pista seca, escolha que se mostrou acertada, uma vez que a chuva não chegou efetivamente durante a prova.

Como na corrida feature há a obrigatoriedade de troca de pneus, o grid estava dividido em relação a estratégia. Logo, uma parte optou em largar com os pneus macios, outros com os pneus duros. A primeira alternativa provou-se mais efetiva, uma vez que com a pista aquecida e mais emborrachada no final da prova, os pneus macios não performaram bem.

No apagar das luzes, Isack Hadjar foi ultrapassado por Victor Martins, que largou em segundo e por Oliver Bearman, que fez uma excelente largada, saltando de quinto para segundo na primeira curva. O piloto da Campos Racing conseguiu segurar o terceiro lugar, resistindo aos ataques de Franco ColapintoJak Crawford.

Na primeira volta da corrida, a intervenção do Safety Car se fez necessária. O vencedor da Sprint RaceKimi Antonelli, foi atingido por Kush Maini. Assim, o carro da PREMA rodou e o motor apagou, assim a corrida do italiano durou menos de uma volta.

A pista foi liberada pelo carro de segurança no início da terceira volta, porém logo precisou retornar. Isso porque, na relargada, Paul Aron atingiu o carro de Joshua Dürkesen, o paraguaio saiu da pista e precisou ser retirado.

Nesse momento da corrida, os dois envolvidos em incidentes, MainiAron foram par aos pits, trocando os compostos macios pelos duros. Todavia, essa parada não contabilizou como oficial, pois ocorreu na volta 4. Na Fórmula 2, o mínimo de voltas para a troca de pneus são 7.

Estratégias diferentes geram corridas diferentes

As paradas oficiais começaram na sétima volta, com Verschoor Fittipaldi trocando os pneus macios pelos duros. Dessa forma, duas voltas depois, Bearman Hadjar entraram juntos para realizar a parada, nesse momento da prova, eram segundo e terceiro, respectivamente.

Porém, a Campos liberou Hadjar à frente de Bearman, movimento que foi importante para a prova do francês. Logo, na volta 10, mais pilotos com pneus macios entraram para os boxes, inclusive o líder momentâneo, Victor Martins.

O último com pneus macios macios a parar foi Dennis Hauger, que parou na abertura da 11ª volta. Assim, seu companheiro de equipe, Franco Colapinto, assumiu a liderança, movimento que durou até a volta 22, quando o argentino realizou sua troca de pneus.

Assim que saiu dos boxes, Colapinto parecia ter ritmo para chegar nos líderes, mas seus pneus macios só perfomaram bem por quatro voltas, logo após seu ritmo caiu consideravelmente. Na disputa entre os líderes virtuais, ou seja, aqueles que haviam parado no começo da prova, Martins acabou perdendo terreno quando, ao disputar com Hadjar, saiu do traçado, perdendo posições para HadjarCrawford e Maloney.

Porém, após esse movimento, Jak Crawford fez uso do DRS para ultrapassar rádio. Todavia, o piloto dos Estados Unidos acabou punido em 5 segundos por ser liberado de forma insegura em sua parada nos pits. Assim, ele não conseguiu abrir vantagem o suficiente para garantir a vitória.

Então, mesmo tendo cruzado a linha de chegada em primeiro, ele foi o terceiro colocado na prova. A sua frente, Hadjar e Maloney. Destaque também para os brasileiros: Bortoleto, apesar de começar a prova com um ritmo mais lento, conseguiu manter sua sexta colocação. Fittipaldi, que largou em 20°, chegou em oitavo.

Franco Colapinto terminou no quarto lugar, marcando a volta mais rápida após virar em 1.41.357.

Resultado final da feature race da F2/ Foto/ Reprodução: documento FIA

Resultado final da feature race da F2/ Foto/ Reprodução: documento FIA

Hadjar lidera, confira a situação do campeonato

Após uma classificação desastrosa, o fim de semana de Paul Aron não foi muito proveitoso. Logo, o piloto, que iniciou a rodada na liderança do campeonato, não pontuou ao longo do fim de semana, vendo Hadjar ultrapassá-lo na tabela.

Fórmula 2 segue com 3 rookies no top-5. Aron, o melhor colocado entre eles, é o segundo com 117 pontos. Bortoleto é o quarto, com 98 e Colapinto, quinto na tabela, conta com 92 pontos.

Punições pós corrida

Kush Maini teve um fim de semana para esquecer. Na prova deste domingo (7), o indiano levou duas sanções: uma de dez segundos e dois pontos na carteira pelo toque com Antonelli no começo da corrida e outra de cinco segundos por exceder os limites de pista.

PREMA recebeu duas multas: uma de 500 euros por deixar o equipamento na pista e outra de 1000 euros após pedaços de gelo seco caírem do carro de Oliver Bearman na volta de formação.

Juan Manuel Correa foi punido em 5 segundos por soltar a embreagem do carro enquanto o mecânico ainda realizava a troca do pneu traseiro.

Fórmula 2 retorna entre os dias 19 e 21 de julho, na Hungria.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.