Entre em contato conosco

Automobilismo

GP da Grã-Bretanha: o que saber antes do final de semana começar

Publicado:

em

A Fórmula 1 desembarcou nesta semana na Inglaterra, para a segunda de quatro corridas que acontecem neste mês de julho, antes das férias de verão da categoria. A Grã-Bretanha é casa para muitas equipes e pilotos, e também costuma ser um dos dos GPs mais aguardados pelos fãs.

Mas antes das atividades na pista começarem, existem alguns pontos para ficar de olho.

Novos pneus slick

O GP da Inglaterra marca a estreia dos novos compostos slick da Pirelli. Os pneus que anteriormente fariam sua estreia somente em 2024, agora estreiam nesta semana.

“Essa antecipação se tornou necessária devido ao aumento no desempenho dos carros visto desde o início da temporada – tanto em termos de velocidade quanto de carga – em comparação com os dados de simulação de pré-temporada fornecidos à Pirelli pelas equipes no último inverno, e ao fato de que essa tendência só deve aumentar à medida que o campeonato avança. Trabalhamos arduamente na simulação nos últimos anos, a fim de não apenas fornecer um produto que atenda às metas de desempenho estabelecidas por todas as partes interessadas, mas também ter a capacidade de antecipar eventuais problemas e reagir a eles prontamente”, declarou o diretor de Motorsport da Pirelli, Mario Isola.

Leclerc durante os testes de pneus em Barcelona – imagem: Pirelli

Segundo a fabricante “a nova especificação dá ao pneu uma resistência extra contra a fadiga, mas não afeta nenhum parâmetro técnico ou seu comportamento na pista”. Os novos pneus foram testados nos treinos livres do GP da Espanha, e os resultados ficaram dentro do esperado pela Pirelli.

Apesar da mudança na composição, a nomenclatura permanece a mesma. “No entanto, o C1 atual é de fato um novo composto para este ano, que se encaixa entre o C2 e o C0: nosso novo nome para o composto mais duro da gama de 2022”, concluiu Isola.

Para este GP as equipes terão a disposição o C1 como duro, C2 como médio e o C3 como macio. A opção pela gama mais dura é justamente por Silverstone ser uma das pistas que mais exige dos pneus, principalmente do dianteiro esquerdo.

Na semana após a corrida, a Pirelli conduz uma nova leva de testes dos pneus, nos dias 11 e 12 de julho. Esse teste faz parte do desenvolvimento de um pneu slick que não precise dos cobertores térmicos. As equipes Red Bull, Haas e Williams participam dos testes.

Mercedes tem novo pacote de upgrades

Depois do sucesso em Barcelona e em Montreal, a Mercedes teve um final de semana mais difícil em Spielberg. E chega a Inglaterra com novas atualizações na busca por uma performance e desempenho melhores na casa dos pilotos. E mais que isso, a equipe segue em busca de uma vitória, algo que não acontece desde o GP de São Paulo de 2022.

Um dos protagonistas das novas atualizações é a asa dianteira, o objetivo é melhorar o comportamento do W14 em baixa velocidade, revisando o fluxo direcionado para a parte central e traseira do carro. O flap principal foi alterado, assim como os flaps superiores e endplates foram arredondados.

Filme da F1 estrelado por Brad Pitt terá gravações durante o final de semana

Que a corrida em Silverstone atrai estrelas das telinhas e do esporte não é novidade, mas desta vez também servirá de cenário para as gravações do novo filme de Brad Pitt sobre a Fórmula 1. O longa ainda sem título, é uma produção original da Apple TV e tem Lewis Hamilton no time de produtores, além da consultoria da própria F1 e da equipe Mercedes. O departamento de Applied Sciences da equipe alemã foi responsável por modificar o carro da F2 que está sendo usado nas gravações.

A F1 revelou a primeira imagem do APXGP – Imagem: Fórmula 1

O filme dirigido por Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) vai contar a história de um jovem piloto que luta para vencer na categoria mais disputada do automobilismo.

E durante este final de semana a 11ª equipe (fictícia) ganhou um box ao lado da Ferrari  e licença especial para as filmagens. Além de Brad Pitt, o ator britânico Damson Idris também está no elenco, e os dois já foram vistos circulando pelo paddock.

Apesar das gravações acontecerem durante o final de semana, o APXGP não vai dividir a pista com os carros da F1, para não atrapalhar os procedimentos tradicionais da categoria e não colocar pilotos e atores em perigo. Brad Pitt deve pilotar o carro entre sessões, quando a pista estará vazia.

O primeiro treino livre começa às 8h30 da manhã (horário de Brasília) desta sexta-feira.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.