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Endurance

Frikadelli Racing quebra dominância de fabricantes alemães com a Ferrari e fatura inédita vitória nas 24 Horas de Nürburgring

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Com a presença de impressionantes 235 mil espectadores em Nürburgring, a equipe alemã conquistou uma vitória histórica no temível Inferno Verde, marcando seu nome na lendária corrida de endurance

As 24 Horas de Nürburgring testemunharam mais um capítulo brilhante em sua história de 51 anos, com a equipe Frikadelli Racing se destacando como protagonista principal neste fim de semana no evento de Eifel. Encerrando um longo período de domínio alemão, a equipe alcançou um feito notável, quebrando a sequência desde 2002, quando a Zakspeed venceu com o Chrysler Viper GTR, sendo a última vez que uma montadora estrangeira havia vencido na geral. Além disso, a equipe deu a Ferrari uma estreia triunfante para o novo modelo 296 GT3, garantindo à marca de Maranello sua primeira vitória na lendária prova de resistência.

A vitória não foi fácil, a equipe comandada por Klaus Abbelen iniciou sua jornada na quarta posição, David Pittard tratou de fazer uma largada magistral, tomando rapidamente a terceira posição de Jules Gounon da GetSpeed e logo em seguida do Rafaelle Marciello em seu Mercedes AMG Team Bilstein, ocupando o segundo lugar da prova. O britânico se manteve no pelotão da frente e se aproveitou de uma estratégia ousada, fazendo um pit stop mais curto que os concorrentes. A liderança ficou nas mãos da equipe durante quase cinco horas até que Nick Catsburg teve um pneu furado, sorte do piloto que estava próximo a entrada dos boxes e pode rapidamente trocar os pneus. Mesmo assim, a equipe teve que se empenhar em uma prova de recuperação.

Corrida noturna implacável!

51. ADAC TotalEnergies 24h Nürburgring 2023 – Foto: Gruppe C Photography

Durante a noite, o circuito alemão mostrou-se imperdoável a erros, tirando concorrentes fortes pela vitória da disputa. Maro Engel foi o primeiro competidor a sofrer um duro golpe, sendo atingido pelo Porsche Cayman de Philippe Broodcooren na Stefan Bello-S. O time pôs novamente o carro na pista, mas os danos acabaram com o ritmo da Mercedes AMG GT3 e foram obrigados a desistir da prova. Engel em suas redes sociais desabafou sobre o acidente, destacando os pilotos amadores que disputam a corrida.

”Difícil de aceitar quando um carro se move para a direita e, de repente, volta para a esquerda. Aos amadores, nós os respeitamos e os queremos nesta corrida! Mas, POR FAVOR, atenha-se à sua linha e não mude de linha inesperadamente ou em zig zag. Se você se mover para a direita, fique à direita. Se você mudar de volta para a esquerda, como neste caso, você não é previsível”

Ricardo Feller, que ocupava o primeiro lugar na Sherer Audi após 16 horas de corrida, recebeu uma penalidade de 4 minutos e 36 segundos por não respeitar as bandeiras amarelas, resultando em uma queda significativa na classificação. Enquanto isso, Tim Heinemann tentou ultrapassar dois carros simultaneamente e acabou atingindo violentamente a zebra, perdendo o controle do Porsche nº44 da Falken e sendo obrigado a levar o veículo aos boxes. A equipe Manthey EMA, representada por Michael Christensen, Kévin Estre, Frédéric Makowiecki e Tomas Preining, que já havia sofrido um acidente anteriormente devido a um pneu furado, também foi forçada a recolher o carro para os pits.

A Porsche enfrentou mais um contratempo na 12ª hora de corrida, quando o carro nº33 da Falken tentou desviar de um BMW M240i, mas Sven Müller não conseguiu evitar o contato e acabou colidindo com a barreira de proteção, resultando em danos graves e na retirada do veículo da prova pela equipe. Durante a noite, outros acidentes marcantes envolveram os dois carros da Sherer Sport PHX, com os números 5 e 1 saindo da pista, assim como o carro nº54 da Dinamic Porsche, conduzido por Laurin Heinrich, que teve sua corrida encerrada após um forte impacto com o Dacia Logan nº118, de Maximilian Weissermel.

Augusto Farfus, único representante brasileiro na prova, não teve o resultado que queria. A ROWE Racing nº99 sofreu um acidente com Philipp Eng no comando e por conta disso teve que abandonar a prova.

Uma disputa estratégica intensa até a linha de chegada

Foto: ADAC TotalEnergies 24H Nürburgring

Apesar do contratempo de um pneu furado nas cinco primeiras horas, a equipe Frikadelli Racing mostrou um desempenho excepcional com o seu modelo 296, apresentando um ritmo notavelmente superior aos competidores. Ao longo do tempo, eles foram gradualmente recuperando o terreno perdido, até retomarem a liderança e se afirmarem como os principais protagonistas da corrida. Porém, nas primeiras horas da manhã, a equipe ROWE #98 demonstrou determinação em competir pela vitória até o último momento contra o esquadrão de Klaus Abbelen. Vindo de uma incrível recuperação, partindo da 31ª posição para o segundo lugar, a equipe com sede em St. Ingbert mostrou um desempenho impressionante. 

Ao longo da prova, os dois times se alternaram na liderança devido à diferença de paradas nos boxes, com uma diferença de duas voltas entre os times. A batalha estratégica perdurou até os momentos finais da corrida, quando Dries Vanthoor conseguiu reduzir a vantagem dos líderes para menos de 27 segundos. No entanto, não foi suficiente para superar a Frikadelli-Ferrari, que manteve a liderança com David Pittard até a bandeira quadriculada.

“Em última análise, podemos estar totalmente satisfeitos. Partimos da posição 31 e, portanto, na última linha do nosso grupo inicial. Para ser honesto, nunca pensamos que chegaríamos tão longe”, disse Wittmann. “Mas quando você está tão perto de vencer no último terço da corrida, você quer vencer. Mas a Ferrari é muito rápida para isso. Não cometemos nenhum erro na corrida e, portanto, não temos nada do que nos culpar”.

A Frikadelli Racing alcançou um feito impressionante nas 24 Horas de Nürburgring, quebrando um recorde de distância. Desde a primeira edição da icônica corrida em 1970, nenhuma equipe havia conseguido completar 162 voltas. O Frikadelli-Ferrari percorreu incríveis 4.085,858 quilômetros, garantindo uma vantagem de 26,911 segundos sobre o nº98 ROWE-BMW. Essa conquista superou o recorde anterior de 159 voltas, equivalente a 4.035,102 quilômetros, estabelecido nos anos de 2014 e 2022.

“Minha pressão arterial talvez esteja um pouco alta no momento, mas é claro que estou bem agora. Hoje à noite vai ter Kölsch”, disse o dono da equipe Frikadelli, Klaus Abbelen, na primeira exuberância logo após o sucesso. “Eu não sei o que dizer. Estou incrivelmente orgulhoso de todos. Este é o meu primeiro grande sucesso. Sabine Schmitz nos ajudou do céu. Também estou muito feliz pelo querido Klaus”, disse Fernandez Laser: “É inacreditável que vitória”, explicou Nick Catsburg. Para o holandês foi a segunda vitória depois de 2020, nessa altura ainda na Rowe-BMW. A primeira é o salto para o degrau mais alto do pódio para seus companheiros de equipe Felipe Fernadez Laser, o britânico David Pittard e o neozelandês Earl Bamber.

A terceira posição ficou com a equipe Haupt Racing, que saiu na pole da prova, com Raffaele Marciello, Philip Ellis e Lucas Stolz.

Confira aqui o resultado completo da prova

 

Foto de destaque: Group C Photography

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