Entre em contato conosco

SportsCar Championship

Franco confia no “sabor de casa” para alavancar a temporada

Publicado:

em

Nativo de Wisconsin ansioso para correr em Road America

DAYTONA BEACH, Flórida – Às vezes, nada como um pouco de comida caseira para curar o que está incomodando. Manny Franco espera que esse seja o caso para ele.

Nascido em Milwaukee, Franco retorna à sua pista natal na próxima semana – Road America, em Elkhart Lake, Wisconsin – para o Motul SportsCar Grand Prix. É um circuito onde Franco e sua equipe Conquest Racing já tiveram sucesso. Tanto o piloto quanto a equipe confiam que podem começar a virar uma temporada que ainda não correspondeu às expectativas no traçado permanente de 4,048 milhas.

Depois de uma campanha de estreia sólida no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, em que ele e a Ferrari 296 GT3 nº 34 da Conquest Racing terminaram em quarto na classificação da categoria Grand Touring Daytona (GTD), coroada com uma vitória no encerramento da temporada, o Motul Petit Le Mans, Franco esperava mais em 2025. Especialmente agora que está ao lado do piloto oficial da Ferrari, Daniel Serra, vencedor de quatro corridas no WeatherTech e bicampeão das 24 Horas de Le Mans.

No entanto, exceto por um terceiro lugar em WeatherTech Raceway Laguna Seca em maio, os grandes resultados não vieram. Após seis corridas, Franco e Serra ocupam a nona posição na tabela da GTD. Ainda assim, eles entram nas quatro últimas provas com esperança de melhora; em 2024, a Ferrari nº 34 da Conquest teve três chegadas entre os seis primeiros nas quatro corridas finais.

O retorno à pista natal é o que Franco espera que marque a virada — e com razão. Foi em Road America, em 2023, que Franco deu à Ferrari 296 GT3 suas primeiras vitórias na América do Norte, competindo em outra categoria ao lado do co-piloto Alessandro Balzan.

Na corrida do WeatherTech Championship do ano passado no “Parque Nacional da Velocidade da América”, Serra e Giacomo Altoè venceram na categoria Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) em uma participação pontual pela Conquest Racing, enquanto Franco e seu co-piloto Albert Costa chegaram em quinto na GTD.

Franco, Costa e Cédric Sbirrazzuoli venceram sua primeira corrida como trio no Motul Petit Le Mans em outubro passado. Agora, resta ver se Franco consegue conquistar uma segunda vitória em uma corrida patrocinada pela Motul, justamente em um circuito que ele adora.

“Voltar para casa é o que eu mais gosto (em correr em Road America), porque sempre há uma motivação extra para fazer ainda melhor”, disse Franco antes da etapa de 2024 — palavras que ainda fazem sentido. “Tenho amigos e familiares que estarão lá, então quero dar um bom show para eles e mais motivos para comemorar.”

“Sempre fico feliz em voltar a Road America”, acrescentou recentemente. “É minha pista de casa, foi onde conseguimos a primeira vitória da (Ferrari) 296 em solo norte-americano. É uma pista para a qual gosto de voltar. Estamos esperando fazer uma boa performance e dar o nosso melhor.”

Uma coisa da qual Franco tem certeza, enquanto a Conquest se prepara para o retorno a Road America, é que não poderia pedir um co-piloto profissional melhor que Serra. Além da vitória em Road America no ano passado, Serra tem outras três vitórias no WeatherTech: duas no Motul Petit Le Mans, em 2018 e 2019, e outra nas 24 Horas de Daytona em 2024.

“Na minha opinião, ele é o pacote mais completo como piloto oficial da Ferrari”, elogiou Franco. “Ele é fantástico na configuração do carro, é rápido. Quando se pensa em corrida… o que a maioria esquece é o acerto do carro. É crucial ter não só um carro rápido, mas um carro que mantenha a velocidade durante todo o stint. Ele não é reconhecido o suficiente por isso.”

“Isso ajuda a mim e ao Ben (Tuck, o terceiro piloto da equipe nas provas de endurance), os Silver do carro, a termos um desempenho melhor com um carro mais responsivo. Isso faz uma grande diferença.”

O Motul SportsCar Grand Prix será realizado de 1º a 3 de agosto em Road America. Cinco categorias sancionadas pela IMSA compõem uma programação repleta de corridas a partir da quinta-feira, 31 de julho, com destaque para a corrida do WeatherTech Championship, que começa às 15h10 (horário de Brasília) no domingo, 3 de agosto. A corrida será transmitida ao vivo no Peacock nos EUA e, internacionalmente, no IMSA.tv e no canal da IMSA no YouTube. Os ingressos estão disponíveis em RoadAmerica.com

Via Assessoria de Comunicação IMSA

Foto: Divulgação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.