Entre em contato conosco

F2

Fórmula 2 chega a Monza e anuncia o novo carro para a temporada de 2024

Publicado:

em

Fórmula 2

A Fórmula 2 desembarca em Monza, para a sua penultima etapa, após os pilotos em busca pelo título não irem bem na Holanda. Théo Pourchaire permanece no topo da classificação com 168 pontos, 12 pontos à frente de Frederik Vesti, depois de ambos não terem terminado a ultima corrida principal. Ayumu Iwasa teve seus próprios problemas, com uma penalidade da etapa de Spa-Francorchamps e depois por um toque em Kush Maini na Feature Race. O piloto da DAMS continua em terceiro no campeonato com 134 pontos.

Jack Doohan que vinha melhorando, também rodou na etapa holandesa e acabou não pontuando. Único piloto a pontuar entre os cinco primeiros, Victor Martins somou dois pontos para o ART Grand Prix após contato no meio da corrida com Oliver Bearman, da Prema Racing. Uma penalidade de tempo o levou para o nono lugar, mas a pontuação o levou para 122 em P5. A não chegada de Bearman como resultado do contato e um sétimo lugar para Enzo Fittipaldi colocam o piloto da Rodin Carlin acima do britânico e para o sexto lugar com 104 pontos.

O FINAL DE SEMANA EM MONZA

Neste fim de semana, os pilotos terão à sua disposição os pneus supermacios com paredes roxas e médios com paredes amarelas. A posição no grid não é tão crucial como era em Zandvoort e outros circuitos do calendário. Enzo Fittipaldi fez uma grande prova no ano passado, passando de 15º no grid para terminar em terceiro na Feature Race. Isso também significa que a qualificação será complicada, com todos os pilotos procurando a posição ideal na pista para aproveitar ao máximo o vácuo.

O NOVO CARRO DA FÓRMULA 2

A categoria escolheu Monza para apresentar seu novo carro da nova geração. O design do novo carro, que será disputado nas temporadas de 2024, 2025 e 2026, é proporcionar aos jovens pilotos a melhor preparação, tornando-o o mais próximo possível de um carro de F1 em termos de segurança, aparência, sistemas, desempenho, sustentabilidade e acessibilidade, tudo a custos razoáveis. Além disso, o nariz, as asas dianteiras e traseiras e o piso foram concebidos para encorajar corridas roda a roda.

O novo carro, que apresenta as mais recentes inovações de segurança da FIA, terá um motor Mecachrome turboalimentado de 3,4 litros e inclui alguns novos recursos para acomodar o combustível sintético sustentável da Aramco que será introduzido em 2025. Para 2024, o carro F2 continuará com o combustível sustentável de origem biológica 55% da Aramco, que foi introduzido com sucesso em 2023.

O F2 2024 também foi projetado para atender às especificações da FIA 2024 em termos de frenagem, esforço de direção e ergonomia para acomodar uma ampla gama de pilotos e tornar o campeonato o mais acessível possível. Os sistemas do carro ainda incluirão triagem como Virtual Safety Car (VSC) e Sistema de Redução de Arrasto otimizado (DRS), enquanto a eletrônica foi aprimorada com uma nova Unidade de Controle de Veículo (VCU) da Marelli.

O carro completou um shakedown bem-sucedido em julho em Varano, com a ex-piloto de F2 Tatiana Calderon ao volante. Após a revelação de hoje, o programa de desenvolvimento continuará ao longo de uma série de testes durante o resto do ano, com vários pilotos, incluindo o campeão de Fórmula 2 da FIA de 2022, Felipe Drugovich. O programa incluirá quilometragem suficiente para garantir a confiabilidade antes que os carros sejam entregues às equipes, e desenvolvimento adicional será feito ao longo de 2024, 2025 e 2026, à medida que o componente sustentável do combustível aumenta para atingir a meta de 100% de combustíveis sintéticos sustentáveis. em 2027.

Um carro será entregue às equipes antes do final de dezembro de 2023, e o segundo carro será entregue em meados de janeiro de 2024. Haverá um shakedown com as equipes antes do primeiro teste oficial de pré-temporada, com um carro por equipe .

Desempenhando um papel integral na formação, desenvolvimento e realização do novo carro de F2, o vice-diretor técnico da Fórmula 2, Pierre-Alain Michot, explica o conceito original da mais recente máquina de F2 e as etapas entre a transformação do conceito em um carro de corrida completo.

“Iniciamos o projeto com a FIA em março de 2022, trabalhando nos novos regulamentos e nas especificações do carro. Trabalhámos de mãos dadas para definir o produto desportivo e técnico que necessitamos para o Campeonato. Juntos, decidimos o objetivo final e a definição principal do que queríamos alcançar, e depois colaboramos estreitamente com os nossos fornecedores no projeto e no próprio carro.”

É claro que a segurança do piloto é fundamental no automobilismo e o novo carro F2 2024 deu um passo adiante nesse sentido. Apresentando as mais recentes inovações de segurança, o carro está de acordo com os mais recentes padrões de segurança da FIA, incluindo a remodelação da área do aro de proteção, fortalecendo aquela seção específica do carro e melhorando a proteção do motorista.

“Uma das principais coisas foi que, como o carro atual tem seis anos, os padrões de segurança evoluíram bastante. Então, foi um desafio para nós garantir que o novo carro tivesse pelo menos o mesmo desempenho do que temos agora e garantir que o peso fosse semelhante. Acho que os regulamentos de downforce estão muito mais próximos da filosofia da F1 agora. Um dos principais objetivos era garantir que o nosso ADN fosse mantido com o novo carro, o que é garantir que tenhamos corridas disputadas e muita ação.

“Em termos de segurança, há dois aspectos: o monocoque foi bastante atualizado para poder suportar cargas maiores. A segurança do cockpit é um grande foco do novo carro e o monocoque foi atualizado de acordo com os mais recentes padrões de segurança da FIA.”

Outras mudanças no design do cockpit, juntamente com a geometria da suspensão ajustada, significam que o esforço de direção atende às novas especificações da FIA 2024.

“Em termos de ergonomia do piloto, garantimos que ele pode ser conduzido por um piloto de qualquer estatura, desde o piloto mais baixo ao mais alto, e qualquer pessoa que possa estar envolvida no Campeonato nos próximos anos.”

Foto: Divulgação/ Fórmula 2

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.