Entre em contato conosco

GT2 European

Formanek e Rosina garantem título Pro-Am enquanto Prette dobra em Valência

Publicado:

em

Foto: SRO / JEP

Bronek Formanek e Stefan Rosina conquistaram o título Pro-Am de 2025 na corrida de hoje da GT2 European Series, impulsionada pela Pirelli, no Circuito Ricardo Tormo Valencia, enquanto Philippe Prette completou uma sequência notável de vitórias absolutas.

Os pilotos da Mičánek Motorsport, com motor Buggyra, lucraram com o infortúnio de seus únicos rivais restantes no título, com o Maserati #7 da DINAMIC Motorsport caindo e abandonando a corrida pouco antes da metade da distância. O clima contribuiu, com uma chuva durante os estágios iniciais deixando a pista encharcada.

Mauro Calamia largou da pole position com a máquina DINAMIC e manteve Nil Montserrat (NM Racing Mercedes-AMG #115) à distância durante os primeiros momentos. Prette, por sua vez, progrediu bem partindo da quinta posição no grid, ultrapassando a Lamborghini #11 de Rosina, que buscava o título, aos 10 minutos, para subir para a terceira posição na classificação geral.

A Maserati, que liderava, parecia confortável na liderança e estava a caminho de diminuir ainda mais a diferença na liderança da classificação após a vitória na corrida de sábado. Mas o desastre aconteceu na metade da distância, quando Calamia passou por uma área molhada e deslizou para as barreiras, encerrando o dia da DINAMIC.

Formanek e Rosina garantem título Pro-Am enquanto Prette dobra em Valência

Foto: SRO / JEP

RESULTADO: CORRIDA 2 VALÊNCIA

A partir daí, o Lamborghini #11 só precisava terminar para garantir o título. Formanek completou a segunda metade da corrida com velocidade bastante reduzida – aparentemente usando o limitador amarelo de percurso completo –, ficando quase um minuto atrás do ritmo no final. Mesmo assim, foi o suficiente para garantir que ele e Rosina conquistassem o título Pro-Am com uma rodada de antecedência.

Prette garantiu a vitória absoluta – e seu oitavo triunfo na Am em 10 corridas – ao ultrapassar o Mercedes-AMG #115 da NM Racing, de Alberto De Martin. A manobra ocorreu logo após o período de safety car, necessário para a retirada do Maserati #7, que estava parado. 

A corrida terminou com três carros da Am à frente, com Luca Pirri completando uma dobradinha da LP Racing aos comandos do Audi nº 88. Ele teve uma disputa acirrada com Petr Lisa (Mercedes-AMG RTR Projects nº 294), que completou o pódio, e com o Mercedes-AMG nº 115 de De Martin. A equipe espanhola conquistou sua primeira vitória na Pro-Am em casa e agora está em condições de brigar pelo segundo lugar na classificação. 

Foto: SRO / JEP

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.