SportsCar Championship
Ford domina a primeira fila do GTD PRO no Chevrolet Detroit Sports Car Classic
Seb Priaulx lidera dobradinha dos Mustang GT3 e garante segunda pole da equipe na temporada 2025
Em um fim de semana que celebra a herança da Chevrolet, com o icônico logotipo da marca estampado no topo do Renaissance Center, quem roubou a cena na classificação para o Chevrolet Detroit Sports Car Classic foi a rival Ford. A equipe Ford Multimatic Motorsports conquistou as duas primeiras posições no grid da categoria Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO), garantindo assim sua segunda pole position da temporada no IMSA WeatherTech SportsCar Championship 2025.
No curto e desafiador circuito urbano de 2,665 km, montado ao redor do centro de Detroit, Seb Priaulx foi o mais rápido a bordo do Ford Mustang GT3 nº 64. O britânico registrou a volta mais rápida da sessão com 1min10s922, atingindo uma média horária de 134,750 km/h. Priaulx superou o tempo do companheiro de equipe, Christopher Mies, no Mustang GT3 nº 65, por uma diferença de 0s329.
A sessão classificatória, que durou 15 minutos, viu os tempos baixarem progressivamente conforme os pilotos se adaptavam ao traçado estreito e técnico. No entanto, uma batida do carro nº 81 na saída da Curva 3, que colidiu contra a barreira de concreto na Curva 4, provocou a interrupção da atividade com bandeira vermelha a menos de um minuto do final. Como o regulamento exige um tempo mínimo de bandeira verde, o grid foi recolhido aos boxes e, após a liberação, restou apenas uma volta rápida para os competidores. Contudo, ninguém conseguiu melhorar os tempos anteriores, e o grid foi definido pelos tempos marcados antes da paralisação.
A pole em Detroit tem um sabor especial para a Ford e para Priaulx. A conquista marca a segunda pole position do Mustang GT3 nº 64 nesta temporada, repetindo o feito da estreia na Rolex 24 At Daytona em janeiro. Além disso, Priaulx, que dividirá o carro com Mike Rockenfeller, destacou a sensação de correr praticamente “em casa”, a poucos quilômetros da fábrica de montagem do Mustang em Flat Rock, Michigan.
“Com certeza, sinto que estou em casa aqui”, declarou Priaulx, que garantiu sua segunda pole na carreira no WeatherTech Championship — a primeira foi também em Daytona, em 2024, no GTD PRO. “É incrível. Estou muito feliz, a equipe me deu um ótimo carro hoje. É um ótimo começo para, espero, um ótimo fim de semana. Sabemos que, numa pista de rua como essa, a bandeira vermelha pode surgir a qualquer momento. Eu estava forçando muito, sabia que tinha que ultrapassar a Ferrari e senti que era a hora de acelerar.”
Christopher Mies, que forma dupla com Frederic Vervisch no Mustang nº 65, completou a dobradinha da Ford. A dupla largará da segunda posição, buscando converter o bom resultado da classificação em uma vitória. Antes do início do fim de semana, o carro nº 65 ocupava a quarta posição no campeonato GTD PRO, 107 pontos atrás do líder, enquanto Priaulx e Rockenfeller estavam em sétimo, com um déficit de 156 pontos.
Inicialmente, o terceiro lugar ficou com o Lexus RC F GT3 nº 14 da Vasser Sullivan Racing. No entanto, após a inspeção técnica, o carro foi desclassificado por não respeitar a altura mínima do solo, sendo relegado à última posição do grid. Com isso, as duas BMW M4 GT3 EVO da Paul Miller Racing avançaram para a terceira e quarta posições: Neil Verhagen com o carro nº 1 e Dan Harper com o nº 48, respectivamente.
Já o Porsche 911 GT3 R nº 77 da AO Racing, atual líder do campeonato, qualificou-se apenas na sétima posição, com Klaus Bachler ao volante. Ele larga logo à frente de um de seus principais adversários na luta pelo título, o Corvette Z06 GT3.R nº 3 de Antonio Garcia, oitavo colocado no grid. O Porsche da AO Racing chega a Detroit como campeão vigente e vencedor das últimas três etapas do WeatherTech Championship, liderando o campeonato com uma vantagem confortável de 70 pontos sobre o Corvette nº 3.
Com a Ford na linha de frente e os principais contendores pelo título largando do meio do pelotão, a expectativa é de uma corrida intensa neste sábado, marcada por disputas acirradas e possíveis reviravoltas ao longo dos 100 minutos de prova pelas ruas de Detroit.
Antes disso, no entanto, todas as atenções se voltam para a exigente batalha urbana deste fim de semana, com transmissão ao vivo no Peacock, no canal oficial da IMSA no YouTube e, internacionalmente, pela IMSA.TV e Rádio IMSA. No Brasil, a categoria possui transmissão pelo canal do Grande Prêmio com largada às 16h35 – https://youtube.com/live/LhGkfvL7E3Y
