Entre em contato conosco

Automobilismo

Ford Celebra os 60 anos do Mustang

Publicado:

em

Certa vez comentaram comigo: “O que faz do Ford Mustang o Ford Mustang é exatamente a ligação e a história que cada modelo tem com seu dono”.

A última semana foi de fato bem agitada para a fabricante Ford.

Criado em 1964, o Ford Mustang completou 60 anos de existência no ultimo dia 17 de abril e as comemorações do sexagenário esportivo não foram poucas. Antes de saber tudo que a montadora norte-americana reservou para os fãs do famoso pony car, que tal relembrar um pouco da história deste modelo, assim como sua influencia no automobilismo.

 

Muscle car ou Pony car?

Apresentado em 1964, o Ford Mustang veio com uma proposta um tanto quanto inédita para a época. A ideia da Ford era oferecer um modelo esportivo, voltado ao público jovem, porém a um preço de US$ 2.368, que muito mesmo, mesmo para os padrões da época. Suas características de Muscle car, somadas ao seu tamanho reduzido fizeram com que o Mustang inaugurasse uma nova categoria, a dos Pony Cars.

Imagem: Divulgação Ford

Diferente do que muitos pensam, o nome Mustang veio do caça da WWII, P-51 Mustang. Já o nome do avião sim, veio da raça de cavalos selvagem Mustang.

A primeira geração foi um sucesso absoluto e o Mustang vendeu 22.000 unidades só no primeiro dia.

 

As gerações do Ford Mustang

A primeira geração foi de 1964 até 1974, mas o seu sucessor enfrentou um grande problema devido à crise do petróleo dos anos 70. O modelo foi inicialmente vendido com motores V6 de 88cv e durou apenas 4 anos, sendo sucedido em apenas 4 anos pela terceira geração.

Ligeiramente menor que seus irmãos, a terceira geração chegou em 1978 e dentre todas foi a que foi a que durou por mais tempo. Também era chamada de “Fox-Body” em virtude do uso de sua plataforma FOX. Embora hoje seja um modelo bem interessante para projetos, foi mais uma geração do Mustang que não fez muito sucesso e a produção do modelo estava ameaçada.

Imagem: Divulgação Ford

A quarta geração chegou com a difícil missão de salvar o modelo, e trouxe muitos detalhes no carro que remetiam ao modelo original. Apesar de trazer um formato um pouco mais arredondado, a quarta geração foi evoluindo muito ao longo dos anos, e preparou o terreno para a chegada da quinta geração em 2005, que apresentou o conceito do “retrofuturismo” e trouxe o modelo de volta à lista dos mais vendidos.

A sexta geração chegou em 2015, e trouxe um Mustang mais tecnológico que as versões anteriores. Nessa geração o Mustang de fato evoluiu como uma carro esportivo, e trouxe consideráveis mudanças com a instrução do cambio e 10 marchas e suspensão independente.

Imagem: Divulgação Ford

A sétima geração chegou agora em 2024, inclusive no brasil, onde já vendeu 150 unidades em sua primeira hora de vendas.

Ao longo de seus 60 anos de história, o Mustang nunca deixou de ser produzido.

 

Mustang nas pistas

Desde seu Nascimento, é quase impossível não associar o Musatang as pistas. Quase todas suas gerações foram Safety car em diferentes categorias, e o modelo sempre teve uma presença marcante na pista.

Imagem: Divulgação Ford

Hoje, o modelo escolhido pela Ford para representar a marca na Nascar é exatamente o Mustang.

Sem o Ford GT, a montadora tenta materializar o desejo de retornar à Le Mans com o desenvolvimento de uma versão GT3 do Mustang, que já está correndo na WEC e deverá ser vista na popular prova de endurance em junho.

Claro que a ligação entre a Ford e Carrol Shelby não pode ser ignorada. E tudo começou com o Mustang Sheby GT 350 e a parceria ainda continua rendendo modelos de alto desempenho até hoje.

 

Parabéns Mustang por seus 60 anos

Não é todo carro que alcança essa marca, ainda mais sem nunca interromper sua produção.

A ford preparou uma semana repleta de lançamentos e eventos de comemoração para os 60 anos do Mustang ao redor do mundo. É claro que o Brasil não poderia ficar de fora, afinal desde 2018 o modelo é vendido oficialmente pela marca por aqui.

Foto: Evento 60 anos do Mustang

A ford organizou um desfile em interlagos, convocando todos os proprietários de Ford Mustang, de todas as versões e anos. O resultado, foram mais de 400 Mustangs andando pela pista naquele que foi o maior encontro na história do Modelo em nosso país.

O evento foi impecável e as atrações foram dignas de elogios por todos os proprietários presentes.

Foto: Evento 60 anos do Mustang

Para muitos, a cereja do bolo foi um álbum de figurinhas do Ford Mustang publicado pela Panini em uma edição limitada de 5.000 unidades.

Esse é o Ford Mustang, um carro que a 60 anos faz o coração dos fãs bater mais forte e que venham mais 60 anos de pura emoção nas pistas e fora delas.

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.