Entre em contato conosco

Fórmula E

Florian Modlinger: “Temos um pacote vencedor nesta temporada”

Publicado:

em

Florian Modlinger

A 10ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA começou com duas vitórias para o Porsche 99X Electric. Em uma entrevista ao Porsche Newsroom, Florian Modlinger, Diretor de Motorsport de Fábrica da Formula E, fala sobre o forte início da temporada, a busca constante por melhorias e o atual panorama na Fórmula E.

Florian, duas vitórias em três corridas para o Porsche 99X Electric: Um começo ideal para a temporada?

Florian Modlinger: “Três resultados um-dois teriam sido perfeitos. Ainda assim, a vitória do Pascal no México e o triunfo do Jake Dennis em Diriyah pela nossa equipe cliente Andretti Formula E foram claramente dois fortes começos de temporada para o Porsche 99X Electric. Podemos ficar extremamente satisfeitos com isso. Perdemos nossa chance de uma terceira vitória com uma posição de largada ruim. Então, vamos chamar isso de um bom começo de temporada.”

Ganhar a primeira corrida da temporada é mais do que apenas a confirmação de que você trabalhou duro na pré-temporada?

Florian Modlinger: “É motivação e validação. No entanto, mesmo após esse sucesso, ainda estamos trabalhando duro para melhorar nosso pacote geral. Nossos rivais estão fazendo o mesmo. Na Fórmula E, a competição entre todas as equipes e pilotos é extremamente acirrada e muitas vezes são as características da pista que determinam o sucesso. As corridas no México e em Diriyah foram uma confirmação para nós de que somos competitivos nesses tipos de circuitos e que temos um bom pacote geral para a temporada.”

O cancelamento da corrida na Índia resultou em uma pausa incomumente longa de sete semanas. Como vocês usaram esse tempo?

Florian Modlinger: “Não sou fã de pausas mais longas. Estamos acostumados a trabalhar sob pressão em um ritmo fixo. Não acho que um intervalo tão longo sem uma corrida seja bom para os fãs da Fórmula E também. Mas às vezes as mudanças no calendário original das corridas são inevitáveis. Trabalhando conforme nossos procedimentos padrão, fizemos o melhor uso possível da pausa com o trabalho pós-corrida após Diriyah e a preparação para São Paulo. Com os eventos de corrida acontecendo quase a cada duas semanas após São Paulo, concedemos à equipe uma pausa para relaxar e passar tempo com suas famílias. Além das regulamentações técnicas e esportivas, também existem regulamentações financeiras na Fórmula E, por exemplo, limitação de custos, onde as horas de trabalho dos membros da equipe são levadas em consideração. Por esse motivo, organizamos as coisas para fazer o melhor uso possível dessa pausa para melhorar o desempenho e também considerar o quadro financeiro.”

Qual é a sua avaliação da primeira temporada com sua equipe cliente Andretti Formula E? Como funciona a aliança?

Florian Modlinger: “Desde o início, queríamos uma colaboração aberta e transparente. Queríamos garantir que ambas as equipes partissem da mesma linha de base e que pudéssemos compartilhar dados de nossos quatro carros Porsche 99X Electric, o que beneficia ambas as equipes. Os duelos emocionantes e acirrados que Pascal, da TAG Heuer Porsche Formula E Team, e Jake, da Andretti Formula E, experimentaram durante a temporada destacaram nossa abordagem e nos permitiram intensificar ainda mais essa parceria. Após nossa primeira temporada juntos, tivemos outra discussão sincera. Concordamos em continuar nossa colaboração aberta e transparente para permitir que ambas as equipes alcancem o melhor resultado possível no campeonato mundial com o Porsche 99X Electric.”

Enquanto Pascal Wehrlein venceu no México e marcou pontos em Diriyah, seu companheiro de equipe António Félix da Costa não conquistou pontos. Como você pode ajudá-lo a sair dessa fase ruim?

Florian Modlinger: “Estamos trabalhando intensivamente com António. Ficar sem pontos após três corridas é uma decepção para ele e para nós também. Temos um carro competitivo e António já provou no passado que pode vencer corridas com diferentes carros em todos os tipos de campeonatos. Estamos focando em trabalhar com ele especificamente em sua velocidade em uma única volta, o que significa que temos que colocá-lo mais para frente no grid de largada. No ano passado, ele fez algumas corridas sensacionais, onde demonstrou sua habilidade em lutar contra o tráfego e ganhar posições. Ultrapassar mostrou-se muito difícil nas três primeiras corridas do ano, o que é por que ele não conseguiu entregar uma forte performance na corrida.”

Quão esperançoso você está de que ele recuperará sua boa forma em São Paulo?

Florian Modlinger: “António alcançou seu melhor resultado na classificação no ano passado em São Paulo, com o segundo lugar. Isso certamente lhe dará motivação para demonstrar o que ele pode fazer. Também é extremamente importante para a equipe porque uma coisa é clara: precisamos encontrar os dois/três décimos de segundo restantes em uma volta de classificação. Afinal, como equipe, precisamos que dois carros terminem consistentemente na zona de pontuação para poder competir por todos os títulos neste campeonato mundial altamente competitivo.”

Como você avalia o estado atual da Fórmula E após a primeira temporada com os novos carros Gen3?

Florian Modlinger: “Em um campeonato mundial tão acirrado e incrivelmente competitivo, com regulamentações que estipulam uma ampla gama de componentes padronizados, é desafiador ganhar uma vantagem tecnológica. Como fabricante, só podemos desenvolver alguns elementos dos carros internamente. Ao lado da Jaguar, tivemos o melhor pacote no ano passado e conseguimos nos destacar dos outros fabricantes. O hardware desta temporada é o mesmo, então estamos nos concentrando em otimizar nossos sistemas e software de corrida em corrida. Dessa forma, estamos tentando manter nossa pequena vantagem. O início da temporada com duas vitórias para o Porsche 99X Electric nos mostra que estamos no caminho certo.”

Via assessoria de comunicação: Porsche

Foto: Porsche

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.