Entre em contato conosco

F2

Finalmente Novalak venceu na Fórmula 2

Publicado:

em

Novalak

Clément Novalak conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2 em uma incrível Corrida em Zandvoort. O piloto da Trident se manteve fora de problemas em um dia em que tudo estava acontecendo, principalmente com os pilotos na disputa pelo titulo. Zane Maloney segurou Jak Crawford para ficar em segundo e o piloto que no sábado passou por um acidente forte, conquistou o ultimo lugar no pódio.

Os seis primeiros colocados no Campeonato enfrentaram seus próprios problemas, com o líder da classificação Théo Pourchaire e o adversário mais próximo Frederik Vesti não conseguindo terminar após incidentes separados os tirarem da corrida.

A CORRIDA

A corrida principal da Fórmula 2, começou com drama, igualmente a prova de sábado, com Mason com problemas no carro e ficando parado no grid durante  avolta de apresentação. A largada foi em movimento com condições escorregadias e igualmente como se tivesse um SC a sua frente. Doohan, rodou e pparou na brita antes mesmo de largar, já Crawford teve uma largada perfeita para manter a liderança. Atrás dele, o concorrente ao título Vesti rodou na Curva 1 e caiu da terceira para a 19ª posição, enquanto seu companheiro de equipe na Prema Racing, Oliver Bearman, foi tocado por Juan Manuel Correa e saiu para a brita na Curva 1. O piloto da Van Amersfoort Racing recebeu uma penalidade de tempo de 10 segundos pelo toque. Victor Martins também saiu da pista.

Com tantas escapadas o primeiro Safety Car entrou na pista. A relargada ocorreu na abertura da quarta volta e novamente Crawford fez uma largada perfeita. Ayumu Iwasa tentou ganhar o sétimo lugar de Kush Maini, mas se tocaram, e acabaram escapando. O piloto da Campos Racing teve danos na asa dianteira no processo, mas ambos conseguiram retornar à corrida. Iwasa recebeu uma penalidade de tempo de 10 segundos pela colisão.

Pourchaire tentava reduzir a velocidade para o limite de velocidade dos boxes, e quase bateu na entrada, mesmo assim a ART Grand Prix conseguiu colocar seu piloto na frente com uma parada mais rápida.

A alegria do líder do campeonato foi breve, já que ele rodou para fora da pista na volta de saída, abandonando a corrida na Curva 7. Isso acionou o Safety Car, mas não antes de a Prema fazer uma parada dupla para seus pilotos. As esperanças de Vesti de recuperar a liderança do campeonato foram frustradas quase imediatamente, já que ele perdeu ambos os pneus traseiros na volta de saída e também abandonou.

O carro médico foi solicitado na pista, pois Théo Pourcheire saiu sentindo dores de carro, mas nada grave.Novalak liderou o pelotão após ter parado logo antes da intervenção do Safety Car. Crawford o seguiu à frente de Maloney, Richard Verschoor, Martins, Bearman, Hauger, Hadjar, Enzo Fittipaldi e Amaury Cordeel no top 10. 

A relargada ocorreu na volta 17, Maloney tinha o impulso na Curva 1 e ultrapassou Crawford pelo lado de fora para ficar em segundo, com uma disputa entre Martins e Bearman, que acabaram se tocando quando o piloto francês feu o contra golpe no britânico. O piloto da Prema Racing precisou recolher para os boxes na volta seguinte e abandonou a corrida. Com isso a equipe italiana acabou não pontuando na corrida. O piloto da ART foi punido em 10s pelo toque.

Daruvala e Boschung receberam punições de 5s durante a corrida, e por conta da intervenção do SC, a prova seria encerrada por tempo.

O DRS foi ativado na 22ª volta e Correa aproveitou bem, ganhando o décimo lugar de Roy Nissany na Curva 1 da volta 23.

Com menos de 10 minutos para o final (volta 33), Maloney começou a perseguir Novalak, se aproximando a menos de dois segundos e levando Crawford em terceiro junto com ele. O piloto da Trident conseguiu responder para manter o piloto de Barbados à distância. Na ultima volta Nissany travou uma disputa com Stanek, mas não concluiu a ultrapassagem. 

Novalak conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2 e trouxe com ele para o pódio, Maloney conseguiu manter o segundo lugar após a pressão no final da corrida de Crawford, enquanto Verschoor terminou em quarto. Martins cruzou a linha em quinto, mas caiu para nono lugar com sua penalidade. Isso promoveu Hauger para o quinto lugar, Hadjar para o sexto, Fittipaldi para o sétimo, e Cordeel para o oitavo. Martins terminou em nono, à frente de Correa.

O QUE ELES DISSERAM:

“Claramente empolgado. Foi uma corrida longa, mas conseguimos sair na frente, então estou super feliz.” – Novalak

“Estou satisfeito com o resultado. Soubemos aproveitar todas as chances que tivemos, avançamos muito em uma pista em que as ultrapassagens são difíceis, e somamos pontos importantes para a sequência da temporada. Restam mais duas etapas e vamos para cima para terminar o campeonato em alta” – Fittipaldi

“Conseguimos uma desistência na corrida especial de Zandvoort. Larguei do P3 sem nenhuma intenção de ultrapassar para o T1. Estava muito relaxado, mas consegui travar os pneus traseiros na entrada da curva e pirei. Preciso parar de cometer erros se eu quiser ganhar este campeonato. Depois disso, foi só tentar revidar. Para ser honesto, estávamos em uma posição decente e fizemos um bom trabalho com a estratégia para voltar à corrida. Fizemos double-stack com a equipe e um problema com as armas das rodas fez com que minhas duas rodas traseiras não estivessem apertadas, então perdi as duas quando entrei na pista e tive que abandonar. Ainda assim, 12 pontos para recuperar no campeonato, mas o bom é que conseguimos’ estamos indo para Monza, ansioso por isso.” – Vesti

“Dia difícil, onde tudo o que poderia ter acontecido contra nós, aconteceu. É realmente irritante porque fomos rápidos o dia todo. Na primeira curva, fui completamente destruído por trás, mas consegui voltar apenas para ser atingido novamente. Foi foi uma corrida de azar, mas fiquei muito feliz com as coisas que pude controlar.” – Bearman

Foto: Gatty Imagens

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.