WEC
Ferrari e Lexus dominam o TL1 no Catar
A primeira sessão de treinos livres do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2025 começou com condições nubladas e frias no Catar, marcando o início da temporada de oito etapas em cinco continentes. A sessão de 90 minutos viu 36 carros de 13 fabricantes diferentes, com 108 pilotos competindo por uma vaga no pódio.
Na categoria Hypercar, a Ferrari AF Corse dominou a sessão, com o carro nº 51, pilotado por James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, estabelecendo o tempo mais rápido de 1:42.123s. O Cadillac Hertz Team JOTA nº 38, pilotado por Sebastien Bourdais, ficou em segundo lugar com um tempo de 1:42.390s, seguido pelo Ferrari AF Corse nº 50, pilotado por Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina, com um tempo de 1:42.397s.
A Toyota Gazoo Racing ficou em quarto lugar com o carro nº 8, pilotado por Brendon Hartley, que marcou um tempo de 1:42.466s. A BMW M Team WRT ficou em quinto lugar com o carro nº 15, pilotado por Dries Vanthoor, e o Cadillac nº 12 ficou em sexto lugar com Will Stevens ao volante.
Os atuais campeões, Laurens Vanthoor e Kevin Estre, ficaram em sétimo lugar com o carro nº 20 da BMW, seguidos pelo AF Corse nº 83 em nono e o Alpine nº 35 em décimo lugar. A equipe Aston Martin THOR terminou a sessão em 17º e 18º lugar, com o carro nº 009 sofrendo um problema não especificado no início da sessão.
Na categoria LMGT3, a Akkodis ASP liderou a sessão com o carro nº 88, pilotado por Ben Barnicoat, que marcou um tempo de 1:55.623s. A TF Sport ficou em segundo e terceiro lugar com os carros nº 33 e nº 81, respectivamente. A BMW começou a temporada forte, com o carro nº 31 da The Bend Team WRT em quarto lugar. O segundo carro da Akkodis ASP, o Lexus nº 89, ficou em quinto lugar, com o campeão do WEC e vencedor de Le Mans, José Maria Lopez, ao volante. O Aston Martin nº 10 da Racing Spirit da Leman completou o top seis.
Os novos Iron Lynx Mercedes não participaram da sessão, pois ainda estão se preparando para sua primeira campanha no WEC com um par de carros Mercedes AMG LMGT3.
A primeira sessão de treinos livres do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2025 foi um prenúncio emocionante para a temporada que se segue, com uma competição acirrada entre os principais fabricantes e pilotos. As próximas etapas da temporada prometem ainda mais ação e emoção, com os pilotos e equipes lutando por vitórias e títulos.
FP1 Tempos AQUI
