Entre em contato conosco

Fórmula 1

Ferrari apresenta o SF-24

Publicado:

em

Após uma longa e difícil temporada em 2023, a Ferrari chega para 2024 com o objetivo de buscar melhores resultados. A começar com o carro, o SF-24 é 70º carro da Scuderia na Fórmula 1. Apesar de ser uma evolução dos carros anteriores sob o regimento do efeito solo, “quebra com a tradição dos últimos dois anos, começando pelo visual”.

À primeira vista, o SF-24 é predominantemente vermelho, mas dessa vez vem acompanhado de listras amarelas e brancas, e tem menos preto. “Embora as listras longitudinais amarelas não tenham sido vistas desde 1968, enquanto este ano, pela primeira vez, está associada ao branco. Há menos preto no carro do que nos anos anteriores, agora restrito ao assoalho, aos bargeboards, a parte do halo e outras áreas pequenas”, revelou a equipe.

O novo SF-24 – Imagem: Ferrari

Em busca de mais desempenho

Antes de tudo, a Ferrari levou em conta os pontos positivos da versão do carro das últimas corridas de 2023. Assim, o objetivo de que os pilotos possam maximizar a unidade de potência.

“Queríamos criar uma plataforma completamente nova. E, de fato, cada área do carro foi redesenhada. Levamos em consideração o que os pilotos nos disseram e transformamos essas ideias em realidade, com o objetivo de lhes dar um carro mais fácil de pilotar e, portanto, mais fácil de extrair o máximo e levá-lo aos seus limites. Não nos impusemos nenhuma restrição de design além de entregar um carro de corrida forte e honesto, que possa reproduzir na pista o que vimos no túnel de vento”, disse Enrico Cardile, Diretor Técnico de Chassis.

O tradicional vermelho com detalhes em amarelo e branco ganhou acabamento fosco – Imagem: Ferrari

“Embora o desenvolvimento da unidade de potência esteja congelado pelos regulamentos, não significa que 2024 não apresente alguns desafios interessantes. Enfrentaremos mais corridas do que em qualquer outro ano do campeonato e isso exigirá que reajamos mais rapidamente, com menos horas de testes. Para nos prepararmos para isso, revisamos todos os processos relacionados ao motor – preparação, aprovação e gestão – para maximizar o desempenho. Além disso, trabalhamos muito de perto com nossos parceiros para otimizar ainda mais os procedimentos relacionados à confiabilidade. Por exemplo, na pista, graças ao monitoramento regular dos fluidos no carro, a Shell pode verificar constantemente o estado de saúde da unidade de potência”, revelou Enrico Gualtieri, Diretor Técnico Unidade de Potência.

Primeiras impressões

Após o lançamento na terça-feira (13), na quarta, a dupla de pilotos completou os primeiros quilômetros no shakedown do SF-24.

“Gosto muito do visual do carro, incluindo as partes brancas e amarelas na carroceria. Mas é claro, o que realmente me interessa é como ele vai se sair na pista, já que isso é tudo o que importa. O SF-24 busca ser menos sensível e mais fácil de pilotar, e para nós pilotos, é isso que você precisa para se sair bem. Nesta temporada, o objetivo é estar na frente o tempo todo, e quero dar aos nossos fãs muitas razões para comemorar, dedicando vitórias a eles”, destacou Charles Leclerc.

“As primeiras voltas foram boas e tudo funcionou bem. Mal posso esperar para estar no Bahrein”, completou.

Sainz dna pista durante o shakedown em Fiorano – Imagem: Ferrari

“Nós pilotos fizemos o nosso melhor para fornecer um feedback preciso aos engenheiros, e tenho certeza de que a equipe em Maranello terá ouvido nossas necessidades. Queremos dar aos fãs algo para comemorar, pois eles foram tão solidários no ano passado, mesmo quando as coisas não estavam indo bem para nós. As primeiras impressões foram boas”, comentou Carlos Sainz

“Este ano, começamos de onde paramos no final da temporada passada, quando éramos consistentemente líderes, com o objetivo de melhorar constantemente em todas as áreas. A temporada de Fórmula 1 mais longa de todos os tempos nos espera, e Charles, Carlos e eu concordamos que devemos ser mais cínicos e eficazes na forma como gerenciamos as corridas, fazendo escolhas audaciosas para obter o melhor resultado possível em cada Grande Prêmio. Costuma-se dizer que os fãs podem te dar uma marcha extra, e isso definitivamente será verdade em um campeonato muito disputado, e estamos orgulhosos de saber que podemos contar com nossos “tifosi” de todo o mundo”, disse Fred Vasseur, Chefe de equipe.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.