Entre em contato conosco

WEC

Ferrari anuncia renovação plurianual com James Calado

Publicado:

em

Calado
Foto: Ferrari

Britânico segue como peça central do programa de endurance de Maranello após década de títulos, vitórias históricas e participação-chave na era do 499P

A Ferrari confirmou nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, a assinatura de uma renovação plurianual de contrato com James Calado, garantindo não apenas a continuidade da parceria iniciada em 2014, mas preservando um dos pilares mais vitoriosos da marca no endurance moderno. Natural de Worcester, na Inglaterra, Calado construiu ao longo dessa década uma trajetória que o colocou entre os grandes nomes do Cavallino Rampante nas corridas longas. Ele é tricampeão mundial de pilotos e de construtores na antiga classe LMGTE Pro do FIA WEC, com os títulos conquistados ao lado do italiano Alessandro Pier Guidi nas temporadas de 2017, 2021 e 2022 — todos guiando o 488 GTE da AF Corse.

A renovação chega em um momento em que o britânico, nascido em 1989, soma feitos expressivos também no capítulo mais recente da Ferrari: a era Hypercar. Calado foi uma peça decisiva na vitória geral nas 24 Horas de Le Mans do Centenário, em 2023, com o lendário 499P número 51 — um resultado que simbolizou o retorno triunfal de Maranello à prova mais emblemática do planeta. Antes disso, já havia triunfado duas vezes na Le Mans das GTs, em 2019 e 2021, o que reforça seu histórico de altíssimo rendimento justamente no palco que mais define carreiras no endurance.

Ao longo de 130 corridas com a Ferrari, ele conquistou 27 vitórias e 62 pódios. O primeiro destaque de peso veio ainda em 2014, com um terceiro lugar em Spa-Francorchamps ao volante da 458 Italia GT2. A primeira vitória no Mundial chegou em Nürburgring, em 2016, ao comando da 488 GTE. E além das credenciais no Mundial da FIA, o inglês também ampliou repertório com GT3, incluindo a vitória nas 24 Horas de Daytona na GTD Pro em 2024.

No WEC atual, desde 2023, Calado compete na categoria principal com o 499P híbrido. Até o momento, já são três vitórias nesta era — Le Mans 2023, Imola 2025 e Spa 2025 — além de sete pódios em 22 corridas. A Ferrari, ao anunciar o novo contrato, sinaliza o que muitos já enxergavam: na próxima fase da marca, quando novos regulamentos e evolução de protótipo serão fundamentais, James Calado seguirá sendo um dos nomes de confiança absoluta dentro do box de Maranello.

Abre aspas

“Estou muito feliz por continuar na família Ferrari como piloto oficial. Conquistei muitos sucessos com o Cavallino Rampante nos últimos anos e estou convencido de que juntos podemos cruzar a linha de chegada em primeiro lugar no futuro. Recentemente, houve muita especulação sobre o que eu faria no futuro. Na verdade, tudo o que eu queria era continuar competindo pela Ferrari. Agora, estamos torcendo muito, porque em poucos dias estaremos no Bahrein para a última etapa do FIA WEC, buscando realizar nosso sonho de nos tornarmos campeões mundiais” – James Calado

“A renovação do contrato representa continuidade: temos grande satisfação em seguir uma trajetória profissional com James, que nos últimos 11 anos nos permitiu conquistar muitos títulos e sucessos de particular importância, entre os quais gostaria de destacar a vitória nas 24 Horas de Le Mans do Centenário, em 2023. Portanto, é uma honra poder continuar contando com a contribuição de James, um piloto que é um membro de pleno direito da família Ferrari.” – Antonello Coletta 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.