Entre em contato conosco

Fórmula 1

F1 anuncia corrida de classificação em três GPs

Publicado:

em

Compartilhe esta publicação

Imagem: Getty Images

A Fórmula 1 confirmou nesta segunda-feira (26) a realização da corrida de classificação (sprint qualifying) em três etapas do mundial deste ano. O formato foi aprovado de maneira unânime e está previsto para os GPs da Inglaterra, da Itália e do Brasil.

O formato terá o treino livre 1 de manhã, seguido pela classificação com os mesmo Q1, Q2 e Q3, a diferença é que essa classificação determinará a ordem de largada para a corrida sprint que acontecerá no sábado a tarde. A manhã do sábado será de treino livre 2.

A corrida spint terá distância de um terço dos GPs do domingo e vai determinar a ordem do grid para a corrida. Além disso os três primeiros colocados no sprint qualifying ganharão prontos: 3 pontos para o primeiro colocado, 2 pontos para o segundo e 1 ponto para o terceiro.

Imagem: Fórmula 1

“Estamos animados com essa nova oportunidade de engajar ainda mais os fãs durante o final de semana em 2021”, disse o presidente e CEO da Fórmula, Stefano Domenicali. “Ver os pilotos batalharem durante os três dias vai ser uma experiência incrível e tenho certeza que os pilotos vão adorar a disputa. Estou muito feliz que todas as equipes apoiaram este plano, e é uma prova de nossos esforços unidos para continuar a envolver nossos fãs de novas maneiras, garantindo que permaneçamos comprometidos com a herança e a meritocracia de nosso esporte”, concluiu.

Já o presidente da FIA (Federação Internacional do Automóvel), Jean Todt, ressaltou que a colaboração entre a FIA, a Fórmula 1 e todas as equipes mostra que a F1 está mais forte.

“Estou satisfeito por ver a Fórmula 1 buscando novas maneiras de envolver os fãs e aumentar o espetáculo do fim de semana de corrida com as corridas de classificação. A F1 tem se mostrado mais forte do que nunca, com todos os acionistas trabalhando juntos em uma só direção. E muito tem sido feito dos pontos de vista esportivo, técnico e financeiro”, comentou.

O parque fechado (parc ferme), que é quando as equipes não podem mais fazer grandes mudanças em seus carros, valerá no início da sessão de classificação da sexta-feira. O motivo é evitar que as equipes construam carros especificamente para a classificação.

Com a mudança no formato, mudam também as regras no uso de pneus. No treino livre 1 as equipes podem usar apenas dois dos três tipos de pneus – duro, médio e macio. Já a classificação será realizada apenas com o composto macio. No sábado cada equipe receberá cinco sets: um jogo de pneus apenas para o segundo treino, à escolha da equipe, dois jogos de pneus para a corrida sprint, também à escolha da equipe (os pilotos não serão obrigados a fazer pit stop) e sobram dois novos conjuntos de pneus para cada equipe usar na corrida. A escolha do composto para o início da corrida é livre.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *