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Equipes GTD Não Têm Margem em Long Beach sem Tráfego GTD PRO

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Sem GTD PRO, Estratégia de Corrida GTD Fica Muito Mais SimplesSimples é melhor. Essa é a opinião geral dos pilotos da Grand Touring Daytona (GTD) que vão para o Grande Prêmio Acura de Long Beach desta semana.

Pela primeira e única vez na temporada 2024 do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, os carros GTD correrão sem seus homólogos da classe GTD PRO. Ambas as classes de carros seguem especificações GT3 globais idênticas, sendo a única diferença que as formações GTD devem incluir um piloto classificado como Bronze ou Prata, enquanto os carros GTD PRO geralmente são compostos por equipes profissionais, incluindo pilotos apoiados pelo fabricante.

A igualdade dos carros em si e o fato de que ambas as classes – quando correm juntas – se qualificam como uma só, frequentemente resulta em um grid de largada misto de carros GTD PRO e GTD. Isso geralmente continua ao longo da corrida, com um piloto de uma classe tentando ultrapassar um piloto da outra classe para se aproximar de um carro da mesma classe ou criar uma margem em relação a um carro da mesma classe que o persegue.

Tudo isso é esquecido em Long Beach, no entanto. Com apenas GTD no programa (junto com a classe Grand Touring Prototype (GTP)), haverá 17 carros GT3 lutando pelo mesmo prêmio e pontos. Os envolvidos gostam da simplicidade da situação.

“Isso simplifica”, disse Frankie Montecalvo, co-piloto do No. 12 Vasser Sullivan Lexus RC F GT3. “Todos nos seus retrovisores estão disputando posição.”

Montecalvo está emparelhado esta semana com Jack Hawksworth, que normalmente divide a direção com Ben Barnicoat no No. 14 Lexus da Vasser Sullivan em GTD PRO. A equipe optou por correr com dois carros GTD em Long Beach, mas para atender aos requisitos de classificação de pilotos, uniu Montecalvo e Hawksworth no No. 12, enquanto Barnicoat se junta a Parker Thompson no No. 89 Lexus.

“Vamos competir com todos ao nosso redor”, disse Hawksworth. “Isso torna tudo bastante simples.”Robby Foley é co-piloto do No. 96 Turner Motorsport BMW M4 GT3 com Patrick Gallagher. Foley disse que a corrida em Long Beach será “um pouco mais à moda antiga” já que não haverá a constante troca de posição entre carros GTD PRO e GTD que pode causar tumulto em um circuito de rua apertado.

“Você ainda será agressivo na corrida”, disse Foley, “mas não terá um carro GTD PRO tentando ultrapassar um GTD para chegar ao seu próximo carro GTD PRO, então menos desespero com certeza.”

Misha Goikhberg concorda. O piloto classificado como Prata do No. 78 Forte Racing Lamborghini Huracán GT3 EVO2 que ele compartilha com Loris Spinelli aprecia que ele não precisará verificar a cor dos decalques do para-brisa, retrovisores e placas dos carros ao redor para saber em qual classe eles estão. Em Long Beach, todos serão verdes GTD, sem vermelho GTD PRO à vista.

“Você nunca terá que se perguntar ou tentar ver qual adesivo está no carro para entender se está diretamente disputando posição”, explicou Goikhberg. “Você simplesmente sabe que é para posição, então, desse ponto de vista, é quase mais fácil, porque cada carro em sua visibilidade está disputando posição.”

Além disso, ele acrescentou, correr com os carros GTP em um circuito de rua pode representar mais ameaça quando os protótipos muito mais rápidos estão tentando ultrapassar os carros GTD.

“Porque a pista é bastante curta, o tráfego GTP será um fator”, disse Goikhberg. “Você tem que estar muito atento aonde eles tentarão ultrapassá-lo e como farão isso. Acho que isso poderia arruinar uma corrida.”

Os treinos e a classificação do Grande Prêmio Acura de Long Beach estão programados para sexta-feira. A corrida de 100 minutos será transmitida ao vivo a partir das 16h30 ET no sábado, na USA Network, Peacock e IMSA Radio.

Via assessoria de comunicação: Mark Robinson / Serviço IMSA Wire

Foto: IMSA

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