Entre em contato conosco

WEC

Duplo final para o McLaren GT3 EVO na estreia no Campeonato Mundial de Resistência da FIA no Catar

Publicado:

em

McLaren

A McLaren, junto com os parceiros de corrida United Autosports, conquistou um duplo final em sua estreia no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) no fim de semana (2 de março), na corrida de 1812km do Catar realizada no Circuito Internacional de Lusail, local do primeiro evento da temporada 2024 do WEC.

Os dois carros McLaren GT3 EVO tiveram um forte início nas preparações para a corrida, com Gregoire Saucy no carro número 59 marcando o tempo de volta mais rápido na categoria LMGT3 no Prólogo realizado antes do evento. Isso foi seguido por Nico Pino no carro número 95 liderando as folhas de tempo na primeira sessão de treinos para a corrida.

Na qualificação, os dois McLaren GT3 EVOs garantiram a quarta fila da grelha LMGT3 após uma forte performance garantir que ambos os carros se qualificassem para o Hyperpole. James Cottingham qualificou o carro número 59 em sétimo lugar, um lugar à frente do piloto classificado Bronze Josh Caygill.

Quando as luzes se apagaram, o grid de 37 carros atravessou a linha, infelizmente o carro número 59 foi atingido por trás, enviando-o para fora da pista e para os boxes para um reparo demorado. Com mais de nove horas de corrida pela frente, Nicolas Costa abaixou a cabeça e começou a dar voltas tão rápido quanto os carros líderes enquanto recuperava o tempo perdido.

Em comparação, o carro 95, com Caygill ao volante, conseguiu evitar problemas nas primeiras voltas para se estabelecer em um bom ritmo logo dentro dos dez primeiros. Após uma dobradinha, ele parou para entregar para o companheiro de equipe Pino exatamente quando um Full Course Yellow foi chamado, após contato envolvendo o carro número 59. Embora o carro não tenha sido significativamente danificado no impacto, os reparos retardaram seu progresso pelo campo.

Na metade da corrida, os carros continuavam a correr bem, incluindo o carro número 59, agora com Saucy a bordo. Depois de registrar a quarta volta mais rápida de todos os competidores da LMGT3 durante a corrida, Marino Sato cruzou a linha em 13º lugar no McLaren GT3 EVO número 95, logo à frente de Saucy. Os carros completaram coletivamente 568 voltas, ou 1.912 milhas após 9 horas e 55 minutos de corrida, ganhando valiosas milhas e dados no processo.

“Foi muito trabalho para chegarmos aqui no curto período de tempo desde que este projeto começou. Há muitos aspectos positivos; há muita velocidade no carro e estamos muito felizes com a formação de pilotos. A equipe e a McLaren trabalharam muito para estar aqui, então a qualificação com ambos os carros para o Hyperpole foi um impulso real. Durante a corrida, tivemos alguns incidentes na pista e alguns problemas técnicos, mas todos se esforçaram para levar os dois carros até o final dos 1812KM do Catar para a primeira corrida da nova era da LMGT3.”
Richard Dean, CEO, United Autosports

“Estamos orgulhosos de fazer parte do Campeonato Mundial de Resistência e de estar no grid para nossa corrida de estreia aqui no Catar. Vamos levar uma grande quantidade de aspectos positivos do fim de semana, dada a curto período de tempo que tanto nós quanto a United Autosports tivemos para nos preparar para o programa.

“Gostaria de agradecer tanto a equipe em Woking quanto a United Autosports pelo trabalho árduo e dedicação para garantir que ambos os carros corressem competitivamente até o final. Estou confiante de que continuaremos a construir momentum enquanto nos dirigimos para a próxima etapa em Imola.”

Mick McDonagh, Director of MSO Motorsport, McLaren Automotive

Via assessoria de comunicação McLaren Automotive

Foto: McLaren / DPPI

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.