Entre em contato conosco

WEC

Dupla de Estrelas da IMSA Conquista Poles de Classe nas 24 Horas de Le Mans

Publicado:

em

Foto: IMSA

Deletraz e Iribe Impulsionam AO by TF “Spike” e Inception Cars às Poles nas Classes LMP2 e LMGT3; Cadillac Perde Pole Geral no Fim

A sessão de qualificação Hyperpole de 30 minutos na quinta-feira para as 24 Horas de Le Mans de sábado trouxe muita emoção, com três estrelas e carros do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar desempenhando papéis de destaque.

Os regulares da IMSA Louis Deletraz (No. 14 AO by TF ORECA 07) e Brendan Iribe (No. 70 Inception Racing McLaren 720S LMGT3 Evo) garantiram as pole positions nas classes Le Mans Prototype 2 (LMP2) e LMGT3, respectivamente, ambos com margens amplas.

Deletraz, que corre pela Wayne Taylor Racing com Andretti na classe Grand Touring Prototype (GTP) da IMSA, faz parte da equipe AO by TF, que apresenta o “Spike” o Dragão LMP2 adornando o carro, e compartilha o esforço com o proprietário e piloto da AO Racing, PJ Hyett, e Alex Quinn. Ele é um dos muitos pilotos da IMSA em assentos ligeiramente diferentes em Le Mans.

O piloto suíço, em busca de sua primeira vitória na classe em Le Mans após algumas perdas cruéis nos últimos anos, registrou uma volta de 3 minutos e 33.217 segundos ao redor do Circuit de la Sarthe de 13,626 km. Ele brevemente perdeu a pole, mas a recuperou na última volta por mais de seis décimos de segundo.

“Primeiramente, um grande agradecimento à AO e TF. É incrível fazer a Hyperpole. Sem tráfego. Le Mans no seu melhor. Colocar na pole foi ótimo e o carro também. Estou super feliz.”

Iribe ganhou seu bilhete para Le Mans ao capturar o Bob Akin Bronze Cup da IMSA em 2023, garantindo uma convocação automática para o evento em sua primeira vez pilotando um McLaren. Com várias voltas rápidas, a melhor volta de Iribe foi 3 minutos e 58.120 segundos, entregando à marca sua primeira pole em Le Mans, por mais de oito décimos de segundo, em seu retorno ao circuito. Ele compartilhará o McLaren com Frederik Schandorff e Ollie Millroy.

“É uma honra apenas estar aqui e participar desta corrida,” disse Iribe. “Conseguir a pole é realmente um sonho realizado. Eu nunca poderia imaginar que estaríamos na pole. Tenho que agradecer a toda a equipe que nos trouxe até aqui, especialmente meu treinador e companheiro de equipe de longa data Ollie Millroy. Começamos no GT4 há cinco anos, de não estar em um carro de corrida para pole em Le Mans é uma jornada incrível. Ollie e, chamamos (Frederik) de Fast Freddie – chegamos aqui por causa dele. Inception, todos na McLaren. Primeiro ano de volta em 26 anos, acho, e a McLaren está na pole.”

Enquanto essas duas pole positions de classe estavam garantidas nos minutos finais da sessão, a pole position da classe Hypercar e geral mudou na última volta.

Sebastien Bourdais tinha um melhor tempo de 3 minutos e 24.816 segundos, mas optou por não voltar ao carro No. 3 Cadillac Racing Cadillac V-Series.R que ele correrá com Renger van der Zande e Scott Dixon. Ele saiu do carro após uma bandeira vermelha para um BMW M Hybrid V8 que saiu da pista na curva de Indianápolis.

Alex Lynn, no segundo dos dois carros preparados pela Chip Ganassi Racing e inscritos pela Cadillac Racing no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, na verdade conquistou a pole position primeiro por apenas 0,034 segundos, caindo para 3 minutos e 24.782 segundos.

Isso não durou muito, pois a Porsche Penske Motorsport chegou ao topo graças a uma volta final de Kevin Estre no No. 6 Porsche 963, com um tempo de pole de 3 minutos e 24.634 segundos. No dia da corrida, o No. 6 Porsche será acompanhado na primeira fila pelo No. 3 Cadillac – enquanto o No. 2 Cadillac recebe uma penalidade de cinco posições no grid devido à corrida da FIA WEC do mês passado em Spa.

A equipe de Roger Penske busca sua primeira vitória geral em Le Mans e tem três carros inscritos para isso, com seu carro No. 4 da IMSA ao lado de seus dois carros da WEC, Nos. 5 e 6.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.