Entre em contato conosco

Automobilismo

Dupla argentina Montenegro e Colombo Russell é pole em Interlagos no TCR South America Banco BRB

Publicado:

em

Montenegro

 A dupla argentina do carro líder do campeonato do TCR South America Banco BRB foi o destaque do treino qualificatório neste sábado em Interlagos. Lucas Russell foi terceiro entre os convidados e Ignacio Montenegro o mais veloz entre os titulares, determinando a posição de honra para o Honda #23 preparado pela Squadra Martino. Como estão inscritos também no TCR Brasil Banco BRB, os argentinos são os primeiros poles da história do campeonato nacional.

Ao lado do carro da Squadra Martino na primeira fila vai largar o CUPRA #28 da W2 Pro GP, tripulado por Galid Osman e Felipe Lapenna. Em terceiro, parte outro Honda da equipe argentina, o #60, do uruguaio Juan Manuel Casella com o brasileiro Gaetano di Mauro.

A tomada de tempo da corrida de endurance foi dividida em dois grupos, com convidados e titulares marcando voltas para apuração da ordem de largada. O primeiro grupo, dos convidados, viu Guilherme Salas registrar o melhor tempo do dia com o Peugeot #37. Sua marca, combinada posteriormente à de Guilherme Reischl, rendeu posição de grid por fora na segunda fila e a primeira colocação entre os carros da Copa Trophy.

Na primeira parte do quali destinado aos convidados, o domínio foi dos CUPRA da W2 Pro GP. Felipe Lapenna cravou a melhor volta com o #28 e Jorge Barrio apareceu em segundo a bordo do #77. Mas a cinco minutos da bandeirada, Gui Salas, que havia liderado o shakedown e um treino livre, colocou o Peugeot #37 no topo da tabela de tempos.

Convidado no carro líder do campeonato, Lucas Russell era quarto, enquanto em quinto aparecia Gaston Iansa, com o Corolla #17.

A 1:30 da bandeirada, Gaetano Di Mauro avançou para a vice-liderança com o Honda #60, mas perdeu a posição para Russell na volta final.

Ao término da sessão para convidados, liderança para Salas com a marca de 1:42.045 e vantagem de 0.443 para Russell. Di Mauro foi terceiro, com Lapenna e Iansa completando o top5. O top5 no Q1 ficou separado por 0.860.

No quali dos titulares, Ignacio Montenegro saiu na frente com a marca de 1:42.365. Galid Osman, Rapha Reis, Juan Angel Rosso e Diego Nunes completavam o top5 na metade da sessão de 15 minutos.

A menos de três minutos para a bandeirada, Rosso e Casella melhoraram suas marcas, avançando para terceiro e quarto, com Reis em quinto. Osman também melhorou, mas não o suficiente para desbancar da liderança do grupo o líder do campeonato, que era mais veloz por 0.002.

Na bandeirada, melhor volta e pole garantida para Montenegro, seguido por Galid, Rosso, Casella e Reis.

Com o somatório dos tempos, o #23 ficou com a pole sobre o #28 por margem de 0.316. Em terceiro, parte o Honda #60. O Peugeot #37 larga em quarto, sendo o melhor colocado entre os competidores da Trophy e, em quinto, sai o Toyota #17.

A corrida tem 60 minutos de duração e as equipes são livres para indicar quem larga e quem recebe a bandeirada. Há uma janela de parada obrigatória com tempo mínimo de 1’45 entre as voltas 17 e 22. 

A prova vale tanto para o TCR South America Banco BRB quanto para o campeonato brasileiro. 14 dos 21 carros inscritos na corrida pontuam também pelo novo certame nacional. Os boxes de Interlagos serão abertos às 12h, com largada programada para 12 minutos mais tarde. A prova é transmitida ao vivo para o Brasil pela ESPN 4.

O que eles disseram:

“Contente com a chance que tivemos de fazer a pole-position e creio que fomos nos encontrando, volta após volta, assim fui me entendendo com o carro e conseguimos. Agora vamos pensar em amanhã e tentar ser rápidos durante toda a corrida.”
Ignacio Montenegro

“Sinceramente não esperava a pole-position, principalmente por como estávamos no fim de semana. É uma alegria incrível estar nessa posição, tivemos contratempos com o carro e pneus, então isso deixou muito feliz. Acertei uma volta muito boa, fomos entendendo o carro e o circuito volta a volta, e conseguimos achar a volta e o ritmo esperado que resultou na pole.”
Lucas Colombo Russell

“Muito feliz com a segunda posição, faltou um pouco na minha volta no segundo jogo de pneu, a primeira saída consegui terminar na frente, mas na segunda faltou um pouquinho para repetir o resultado. O Galid andou muito bem, fez uma baita volta e terminamos, na somatória, a três décimos do primeiro colocado. Nosso carro é muito bom de ritmo de corrida, amanhã temos que cuidar bem dos pneus e conseguir um bom resultado na corrida.”
Felipe Lapenna

“Foi um dia positivo, tanto eu quanto o Lapenna fomos bem. Estava com uma volta muito boa no segundo jogo de pneu, mas não consegui acertar o trecho 2 que nos colocaria na briga pela pole-position. Feliz com o resultado e contente com a boa chance de vitória que nós temos amanhã.”
Galid Osman

“Foi uma classificação tranquila, consegui fechar uma volta boa, mas na outra não consegui. Não tinha muito o que melhorar de uma para outra, mas o Ignacio andou muito bem e  não tinha o que fazer contra ele. A corrida é longa amanhã, vamos ver o que podemos pensar para a prova, pois é importante estar constante durante ela inteira.”
Juan Manuel Casella

“Foi um dia muito bom para mim e para o Salas. Amanhã nosso foco é ganhar na Trophy, é o campeonato que estou disputando e esse é o nosso foco. Vamos analisar os dados, montar uma boa estratégia e garantir que estaremos com tudo na briga amanhã.”
Guilherme Reischl

“A corrida de uma hora é até rápida se formos pensar. É importante economizar bem o equipamento, pois o desgaste dos pneus é um fator nos carros de tração dianteira. Vamos juntar e olhar os dados agora para definir a melhor estratégia para amanhã e que o resultado seja muito positivo junto com o Reischl”
Guilherme Salas

CRONOGRAMA
Domingo, 11 de junho:
12:12 – Corrida (60 min)

TELEVISÃO
DOMINGO – 11/6
12:00h – Corrida de Endurance
(Argentina – TyC Sports, Brasil – ESPN4, Uruguai – VTV, Região – TCR TV)

Via assessoria de comunicação TCR

Foto: Divulgação TCR

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.