Entre em contato conosco

DTM

DTM Zandvoort: Marco Wittmann vence após uma volta dramática – René Rast no pódio.

Publicado:

em

Foto: BMW

Marco Wittmann celebra sua primeira vitória no DTM desde Hockenheim 2022 na corrida de domingo em Zandvoort, saindo da 14ª posição no grid.
René Rast avança na primeira corrida no sábado com o BMW M4 GT3 #33, saindo da sétima posição no grid para o segundo lugar.
ADAC GT Masters: Maxime Oosten e Leon Köhler vencem com o BMW M4 GT3 #54 da FK Performance Motorsport.

Zandvoort. O encanto está quebrado! Marco Wittmann (ALE) celebrou sua primeira vitória desde o final da temporada de 2022 em Hockenheim (ALE) após uma volta dramática na corrida de domingo do DTM em Zandvoort (NED). Wittmann lutou de 14º no grid para a liderança e defendeu sua posição de forma espetacular. Foi também a primeira vitória da temporada para a Schubert Motorsport e para o BMW M4 GT3. Na corrida de sábado, René Rast (ALE) garantiu o primeiro pódio da equipe do ano com um segundo lugar. A vitória de Wittmann marcou o final coroado de um fim de semana extraordinário para os pilotos do BMW M Motorsport no DTM.

Zandvoort, Le Mans, Zandvoort. Para Wittmann, Rast e Sheldon van der Linde (RSA), o fim de semana de corrida foi marcado por dois destaques: as corridas do DTM em Zandvoort e o teste para as 24 Horas de Le Mans (FRA). Imediatamente após o retorno do trio da França no domingo, Wittmann conquistou sua 19ª vitória no DTM. Rast subiu ao pódio pela 51ª vez em sua carreira no DTM no sábado.

Wittmann partiu do 14º lugar no domingo, mas conseguiu usar a forte performance do BMW M4 GT3 para avançar. Após sua parada nos boxes, ele estava na liderança, que defendeu em um duelo intenso contra Mirko Bortolotti (ITA, Lamborghini). O pneu traseiro esquerdo de seu carro foi danificado e começou a soltar fumaça. Felizmente, o pneu resistiu até o final da corrida, e Wittmann pôde comemorar no pódio. Na corrida de sábado, o bicampeão do DTM havia avançado do 17º lugar no grid para o sétimo.

Rast avançou da sétima posição para o segundo lugar no pódio no sábado. Um dia depois, ele terminou em sétimo, partindo da última posição no grid. Van der Linde terminou ambas as corridas em sexto e oitavo lugares. No domingo, ele ganhou nove posições em seu BMW M4 GT3 #31.

No ADAC GT Masters, a dupla da FK Performance Motorsport, Maxime Oosten (NED) e Leon Köhler (ALE), no BMW M4 GT3 #54, celebraram sua segunda vitória na temporada. No domingo, eles avançaram do quinto lugar no grid para a liderança e reduziram sua desvantagem na classificação geral para apenas oito pontos. Na primeira corrida no sábado, Oosten e Köhler avançaram do último lugar no grid para o quinto depois de problemas na classificação. No carro irmão #10, Gregory de Sybourg (SUI) e Eduardo Coseteng (PHI) terminaram em décimo segundo e nono lugares.

Comentários após as corridas:

Björn Lellmann (Chefe de Corrida de Clientes da BMW M Motorsport): “Que fim de semana incrível aqui em Zandvoort! Parabéns a Marco Wittmann e à Schubert Motorsport pela tão esperada primeira vitória na temporada do DTM. Parabéns também a René Rast, cujo primeiro pódio no sábado quebrou claramente o gelo. O BMW M4 GT3 estava muito forte aqui. Isso certamente ajudou com as voltas espetaculares em ambas as corridas. No entanto, não se pode exagerar o quanto os nossos pilotos da BMW M lutaram de forma nervosa e astuta pelo pelotão em ambos os dias. A equipe também fez um trabalho perfeito com a estratégia e os pit stops. Igualmente emocionante foi a segunda vitória na temporada para a FK Performance Motorsport no ADAC GT Masters. Maxime Oosten e Leon Köhler estão fazendo um trabalho fantástico!”

Torsten Schubert (Chefe de Equipe da Schubert Motorsport): “Estou feliz por termos todos os três carros no top dez novamente. Naturalmente, especialmente para Marco pela vitória, depois que infelizmente não deu certo em Oschersleben, mas é por isso que a vitória hoje provavelmente vale ainda mais. Ele realmente lutou por isso. Partir de 14º para a frente é único, para conquistar a vitória no processo. Foi uma ótima performance da equipe, a tática de manter os pneus novos por mais tempo e depois fazer a ultrapassagem em Mirko Bortolotti funcionou muito bem. Foi exatamente o segundo certo, não poderíamos ter esperado um minuto a mais. E se agora também acertarmos a classificação, então acho que podemos sempre estar bem lá na frente.”

Marco Wittmann (#11 Schaeffler BMW M4 GT3): “Estou, claro, muito feliz. Que corrida! Esta manhã ainda estávamos em Le Mans, e agora vencemos aqui em Zandvoort partindo da 14ª posição. Que história! Quando você parte do P14, não espera chegar ao topo. Sabíamos que já tínhamos um ritmo forte ontem e, claro, esperávamos poder repetir isso. Mas que deu tão certo! Já ganhei cinco posições na fase inicial. Também foi um grande duelo com Mirko com vários toques. Meu carro já estava muito danificado. Devido ao forte desenvolvimento de fumaça, pessoalmente eu não achava que conseguiríamos terminar a corrida. O pneu traseiro esquerdo do carro sofreu muito dano. Basicamente, esperei a cada volta por um pneu furado. Felizmente, o canto traseiro esquerdo caiu, o que nos permitiu terminar a corrida. É inacreditável.”

René Rast (#33 RoboMarkets BMW M4 GT3): “Foi um pouco de fim de semana de limitação de danos.

Via assessoria de comunicação BMW

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.