Entre em contato conosco

DTM

DTM Norisring: René Rast brilha com vitória no sábado e recuperação sensacional no domingo

Publicado:

em

Foto: Divulgação /BMW

René Rast celebra sua primeira vitória da temporada na corrida de sábado da DTM no Norisring – recuperação no domingo.
A Schubert Motorsport lidera a classificação por equipes – Sheldon van der Linde e Marco Wittmann marcam pontos.
ADAC GT4 Germany: 1-2-3 para o BMW M4 GT4.

O quarto evento de corrida da DTM da temporada no Norisring (ALE) foi o fim de semana de René Rast, alemão. Na corrida de sábado, ele usou toda sua experiência na aposta da chuva em Nuremberg (ALE), fez a escolha certa de pneus e celebrou sua primeira vitória da temporada no BMW M4 GT3 #33 da Schubert Motorsport. Seu desempenho no domingo foi igualmente forte. Começando da 19ª posição e com 20 quilos de lastro de sucesso, ele subiu para a quinta posição e coletou pontos valiosos na disputa pelo título da DTM. No meio da temporada, Rast está em terceiro na classificação dos pilotos com 93 pontos, enquanto a Schubert Motorsport lidera a classificação por equipes com 186 pontos. Sheldon van der Linde (RSA) e Marco Wittmann (ALE) também marcaram pontos.

Diante de arquibancadas lotadas no circuito da cidade em Dutzendteich, Rast dirigiu da sétima posição no grid para a vitória na primeira corrida, porque, quando a chuva começou, ao contrário de quase todos os outros pilotos, ele não entrou para trocar pneus, mas enfrentou o breve aguaceiro com pneus slick. Graças ao pit stop economizado, ele foi imparável em seu caminho para sua 27ª vitória na DTM. Após dois terceiros lugares em 2022 e dois segundos lugares em 2023, foi o quinto pódio consecutivo de Rast no Norisring. Embora a série tenha terminado com um quinto lugar no domingo, sua recuperação de 14 posições foi uma limitação de danos tão forte que parecia outro pódio. Após oito das 16 corridas da temporada, Rast está a apenas 11 pontos do líder na classificação geral com seus 93 pontos. A Schubert Motorsport tem uma vantagem de 16 pontos sobre o segundo lugar na classificação por equipes.

Para os companheiros de equipe de Rast, Sheldon van der Linde (RSA) e Marco Wittmann (ALE), o fim de semana não foi ideal. Van der Linde teve um ritmo forte no BMW M4 GT3 #31 e começou a corrida de sábado na primeira fila. No entanto, ele caiu para a sétima posição na aposta da chuva com a vitória à vista. No domingo, o campeão da DTM de 2022 foi classificado em 14º lugar após uma penalidade. Wittmann, celebrado pelos fãs em seu jogo em casa em Nuremberg, não conseguiu repetir sua grande vitória em Zandvoort (HOL) algumas semanas atrás. Ele terminou em 12º e 11º lugares no BMW M4 GT3 #11.

**ADAC GT4 Germany: 1-2-3 para o BMW M4 GT4.**
No ADAC GT4 Germany, as equipes da BMW M Motorsport celebraram um 1-2-3 no sábado. Gabriele Piana (ITA) e Michael Schrey (ALE) no BMW M4 GT4 #2 da Hofor Racing by Bonk Motorsport conquistaram sua quarta vitória da temporada e, assim, ampliaram sua liderança na classificação geral. Seus companheiros de equipe Tim Reiter e Leon Wassertheurer (ambos ALE) terminaram em terceiro. Leyton Fourie (RSA) e Max Rosam (ALE) no BMW M4 GT4 #46 da FK Performance Motorsport ficaram em segundo lugar. No domingo, as equipes da BMW M Motorsport tiveram um tempo muito mais difícil. Piana e Schrey terminaram em oitavo lugar como a melhor dupla colocada. Na classificação por equipes, a Hofor Racing by Bonk Motorsport está no topo.

**Comentários após as corridas:**

**Franciscus van Meel (CEO da BMW M GmbH):** “Como sempre no Norisring, foi um ótimo fim de semana. A atmosfera foi fantástica – e o desempenho do BMW M4 GT3, nossos pilotos e a equipe Schubert foram de primeira linha. A vitória de René Rast no sábado e sua recuperação no domingo se destacam, mas, no geral, estou muito satisfeito com nossos desempenhos.”

**Björn Lellmann (Chefe de Corridas de Cliente da BMW M Motorsport):** “O sábado aqui no Norisring foi fantástico em todos os aspectos. Com a vitória de René Rast na DTM e o triplo pódio para o BMW M4 GT4 no ADAC GT4 Germany, tudo simplesmente se encaixou. A qualificação da DTM no domingo não foi tão boa, mas podemos nos orgulhar de como nossos pilotos lutaram na corrida. René Rast de 19º para quinto – e Sheldon van der Linde também marcou pontos importantes em ambas as corridas. É exatamente disso que se trata se você quer ganhar o título no final do ano. Infelizmente, Marco Wittmann teve um pouco de azar em sua corrida em casa, mas todos nós nos esforçamos juntos na segunda metade da temporada.”

**Torsten Schubert (Diretor da Schubert Motorsport):** “No geral, alcançamos resultados fortes neste fim de semana e estamos muito bem posicionados com dois carros na classificação dos pilotos e também na classificação por equipes na metade da temporada. A vitória de René Rast no sábado foi ótima. Um pouco de sorte também esteve envolvido, porque se tivesse chovido um pouco mais, não seria ele na frente, mas Sheldon van der Linde, para quem apostamos estrategicamente em mais chuva. No domingo, tivemos problemas para colocar os pneus na janela certa – especialmente na qualificação, mas também na corrida em alguns momentos. No entanto, dirigimos novamente para o top ten. Por que não funcionou tão bem para Marco Wittmann, temos que analisar.”

**René Rast (#33 RoboMarkets BMW M4 GT3):** “Um fim de semana gigante! Eu não teria pensado que seria possível sair de Nuremberg com uma vitória, um quinto lugar e terceiro na classificação dos pilotos, a apenas onze pontos do líder. No sábado, minha decisão de não trocar para pneus de chuva foi acertada. A corrida de domingo, partindo da última fila, não poderia ter sido melhor. Tive uma ótima primeira volta e também me beneficiei um pouco das penalidades para outros. Mas ainda assim, ganhar tantas posições em uma corrida da DTM é incrível.”

**Sheldon van der Linde (#31 Shell BMW M4 GT3):** “Foi um fim de semana de ‘poderia ter sido, deveria ter sido, teria sido’. No sábado, a vitória escapou pelos nossos dedos devido às condições difíceis. Isso teria sido extremamente bom para mim no campeonato, mas não foi para ser. No domingo, não havia mais nada a ser alcançado na qualificação, e no final, a corrida foi difícil. Mas é assim às vezes. A próxima é no Nürburgring em agosto.”

**Marco Wittmann (#11 Schaeffler BMW M4 GT3):** “A atmosfera no meu evento em casa foi mais uma vez excelente. Fico orgulhoso de ter uma base de fãs tão grande atrás de mim. Ainda mais frustrante é que não pude animar os espectadores com bons resultados na pista. No geral, foi um super fim de semana para a equipe, mas eu esperava mais pessoalmente. Agora temos que analisar por que não consegui acompanhar o ritmo de meus companheiros de equipe aqui e resolver o problema com vistas à segunda metade da temporada.”

Via assessoria de comunicação BMW

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.