Entre em contato conosco

DTM

DTM: Jack Atiken vence a primeira corrida do fim de semana em Lausitzring

Publicado:

em

O piloto anglo-coreano da Emil Frey Racing levou a Ferrari 296 GT3 a sua primeira vitória na categoria alemã. Enquanto montadora, essa é a terceira temporada consecutiva em que a montadora italiana ganha ao menos uma corrida na categoria.

Aitken construiu a sua vitória já na classificação que em seu ano de estreia marcou sua primeira pole position – fato que se mostraria importante na corrida em função das altas temperaturas na Alemanha.

DTM, 9. + 10. Rennen Lausitzring 2023 – Foto: Gruppe C Photography

Na largada, Atiken saiu bem e procurou abrir uma vantagem confortável para não ser ameaçado por Lucas Auer e Mirko Bortolotti que vinham logo atrás. Ainda na largada, Luca Engstler foi empurrado por Franck Perera que havia sido tocado pelo austríaco Thomas Preining. Por ter sido considerado culpado do acidente, Thomas Preining precisou pagar uma Penalty Lap. Isso lhe custou várias posições na corrida e a possibilidade de abrir mais a vantagem que tinha no campeonato em cima do italiano Mirko Bortolotti.

Enquanto isso acontecia, Aitken procurava abrir vantagem para poder fazer a parada obrigatória com segurança, mas sem forçar os pneus já que as temperaturas na Alemanha estavam altas neste fim de semana. Temperaturas essas que ocasionaram problemas de freios para o alemães David Schumacher e Tim Heinemann. Quando Aitken parou, voltou com uma boa vantagem que procurou manter-se em um bom ritmo para não forçar seus pneus. Mirko ainda tentou chegar, mas não conseguiu e o anglo-coreano venceu a corrida em Lausitzring com 2,4s de vantagem. O pódio foi completado por Mirko Bortolotti e Kelvin van der Linde.

“Estava muito quente no carro, mas eu realmente queria conseguir minha primeira vitória no DTM com a nova Ferrari 296 GT3. Fizemos um ótimo pit stop e fiz uma corrida impecável. Mesmo assim, você olha mais para o retrovisor, principalmente no final, para ficar de olho na distância dos seus perseguidores”, disse Atiken de 27 anos, que também fez a volta mais rápida da corrida.

Veja o que disse Mirko e Kelvin:

Mirko Bortolotti: “Sabíamos que seria difícil vencer a Ferrari em Lausitzring. Jack Aitken controlou a corrida com confiança na frente e tiramos o máximo proveito do segundo lugar. Nas voltas finais, as altas temperaturas no carro se tornaram um verdadeiro fardo, foi a corrida mais quente da temporada até agora.”

Kelvin van der Linde: “Depois de uma temporada difícil para mim até agora, o terceiro lugar quase parece uma vitória. A equipe escolheu uma ótima estratégia para o pit stop, que me permitiu ultrapassar Lucas Auer e finalmente conseguir meu primeiro pódio da temporada. No duelo pelo segundo lugar, ficou claro para mim que eu tinha que atacar Mirko Bortolotti diretamente antes que ele pudesse colocar seus pneus na janela de temperatura ideal. Tentei em todos os lugares, infelizmente não deu certo.”

DTM, 9. + 10. Rennen Lausitzring 2023 – Foto: Gruppe C Photography

Resultado, 1ª corrida, DEKRA Lausitzring
1º Jack Aitken (GB/Emil Frey Racing)
2º Mirko Bortolotti (I/SSR Performance), +2,394 segundos
3º Kelvin van der Linde (ZA/Abt Sportsline), +5,272 segundos
4º .Lucas Auer ( A/Mercedes-AMG Team Winward), +6,973 segundos
5. Sheldon van der Linde (ZA/Schubert Motorsport), +7,917 segundos

Fotos: ADAC Motorsport

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.