F2
Com atuação impecável, Jak Crawford vence em Silverstone

Com uma atuação impecável, Jak Crawford venceu mais uma na Fórmula 2, desta vez, na Feature Race de Silverstone.
O norte-americano largou em P3, assumiu a liderança já na primeira curva e não largou mais até a bandeirada final, em uma corrida marcada por domínio absoluto e estratégias bem executadas.
LARGADA COM PISTA MOLHADA
Devido à chuva anterior na Fórmula 3, a largada foi atrasada e todos os pilotos optaram por pneus para pista molhada. Victor Martins (ART Grand Prix) partia da pole, seguido por Alex Dunne (Rodin) e Jak Crawford (DAMS).
No entanto, enquanto Martins e Dunne tiveram largadas ruins, Crawford aproveitou a brecha e saltou para a liderança antes mesmo da primeira curva. Mais atrás, Luke Browning (Hitech) teve uma largada brilhante e começou a escalar o pelotão, já pressionando seu companheiro Dino Beganovic (Hitech).
Na sequência, Joshua Durksen (AIX Racing) atacava Arvid Lindblad (Campos Racing) pelo P8, enquanto Browning ultrapassava Beganovic e se aproximava rapidamente dos líderes.
BATALHAS INTENSAS
As disputas se multiplicavam pelo grid. Logo, o primeiro punido apareceu: Cian Shields (AIX Racing) recebeu 10 segundos de Stop/Go por infringir o procedimento de largada e precisou cumprir a penalidade nos boxes.
Browning manteve o excelente ritmo e rapidamente superou Lindblad, Richard Verschoor (MP Motorsport) e Sebastian Montoya (PREMA), assumindo o P6. Leonardo Fornaroli (Invicta Racing) também duelava intensamente com Lindblad, enquanto Roman Stanek (Invicta) perdia rendimento e posições.
Pouco depois, Browning ultrapassou Durksen e assumiu o P4. Fornaroli, no entanto, se envolveu em um leve toque na traseira de Verschoor, perdendo tempo valioso.
Com a liberação do DRS na volta 15, a corrida ganhou ainda mais emoção: Browning ultrapassou Martins e entrou no top 3, consolidando sua recuperação.
TROCAS DE PNEUS E CAOS NO FINAL
Faltando 8 voltas, Lindblad foi o primeiro a arriscar a troca de pneus. Outros, como Gabriele Minì (PREMA), o seguiram, optando por compostos macios. Entretanto, a estratégia não funcionou: Minì rodou por falta de aderência e ainda tocou em Oliver Goethe (MP Motorsport), abandonando a corrida logo depois. Como consequência, recebeu 10 segundos de punição.
O incidente gerou um Virtual Safety Car. Aproveitando o momento, Crawford entrou para os boxes na volta 24 para realizar sua troca, mantendo a liderança. Enquanto isso, Stanek, ao trocar para pneus macios, também rodou e parou em local perigoso, o que resultou na transição de VSC para Safety Car.
Grande parte dos pilotos aproveitou esse SC para fazer suas paradas. Quando a bandeira verde foi novamente acionada, restavam apenas duas voltas, mas o SC precisou voltar logo em seguida.
Durante a relargada, Martins perdeu rendimento por conta de danos na asa dianteira. Logo depois, Durksen perdeu o controle do carro na reta principal e rodou, encerrando sua prova. O Safety Car retornou à pista e permaneceu até o fim da corrida.
Com autoridade, Jak Crawford garantiu a vitória em Silverstone. Alex Dunne cruzou em segundo, enquanto Luke Browning completou o pódio, com uma performance eletrizante.

Foto: Documento – FIA