Entre em contato conosco

Futebol

Coluna ÍDOLOS DO GALO (1) – Um papo necessário sobre São Victor

Publicado:

em

Fala, MASSA!!! Estreamos hoje mais uma coluna inédita aqui na Equipe GALO VQTTV: A “Coluna ÍDOLOS DO GALO”!
Aqui,falaremos sobre os melhores jogadores de todos os tempos que vestiram o GLORIOSO MANTO ALVINEGRO do maior de Minas Gerais…só a “nata da nata”! Inicialmente, faremos uma “seleção de todos os tempos”, aqueles “11” que, se não forem unanimidade, pelo menos  a grande maioria com certeza é… é até bom pra dar uma “apimentada” na discussão nos comentários…rsss!!! 
E começamos hoje, com nada mais nada menos que SÃO VICTOR DO HORTO! Como ainda está em atividade no GALÃO DA MASSA., há muitas coisas para se dizer… inclusive certas polêmicas. Mas uma coisa não resta dúvida: é “O CARA” da camisa 1 do GALO na história! Bora pro texto  então? Vamos nessa… boa leitura a todos!!! 

Ele foi anunciado no twitter do ex-presidente Alexandre Kalil em 29/06/2012; chegou à Cidade do GALO dias depois, e em sua primeira entrevista falou, em tom profético: “Estou muito feliz por estar aqui, participando pela primeira vez como jogador do Atlético. É uma responsabilidade, mas uma responsabilidade gostosa porque o ser humano é movido a desafios e esse foi um dos principais motivos de ter aceitado o convite do presidente, esse desafio de poder fazer história aqui, conquistar títulos, dar alegria ao torcedor e ficar cada vez mais guardado no coração e na memória do torcedor.” Ah, se Victor tivesse noção do que passaria aqui, e de quanto estava certo… fez tudo o que disse: superou desafios, conquistou títulos, e se imortalizou no coração do torcedor Atleticano!  Até o dia em que escrevo esta coluna, são exatamente: 392 jogos/ 411 gols sofridos/ 191 Vitórias/ 103 Empates/ 98 Derrotas/ 7 Títulos pelo GALO/ 17 pênaltis defendidos … entre estes, aqueles que proporcionaram o título da Libertadores mais ÉPICA de todos os tempos, e que o elegeram o melhor goleiro da Liberta/2013, melhor goleiro da final, e que fizeram a torcida e a imprensa especializada o considerarem o principal responsável pela conquista, mesmo em um time com tantas feras, tantos craques! COMO esquecer da defesa com a “canhota milagrosa” aos 47 do 2º tempo no Horto, contra o Tijuana? COMO esquecer a defesaça no 5º e último pênalti da semifinal contra o Newell’s Old Boys, cobrado por Maxi Rodrigues? COMO esquecer a defesa do 1º pênati da disputa final contra o Olimpia, novamente com a canhota, no centro do gol? Não, não tem jeito… São Victor definitivamente ganhou um lugar eterno entre o “Papado”  e os SANTOS dessa RELIGIÃO chamada CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!!!

                                                     Foto: Site Atlético (atletico.com.br)

Importante destacar, além de sua técnica e títulos, sua imensa liderança junto ao elenco. Tanto que há ANOS, entra técnico e sai  técnico, é o vice-capitão imediato do comandante Leonardo Silva. Agora, com a chegada de Réver, e a aposentadoria em alguns meses de Léo, continuará sendo o 2º na linha de sucessão da faixa do GALO. Além disso, é um jogador discreto, não se mete em confusões, trata a todos – mesmo os que não merecem, como alguns abutres da imprensa – bem, tem uma disciplina absurda (raríssimo tomar cartão/ ser expulso…), tanto em campo quanto fora… enfim, é uma das melhores contratações do GALO há décadas!
Para não dizerem que não falei de falhas, vamos a elas: tem problemas na saída de bola? Sim, tem. Dida, campeoníssimo pelo Milan, goleiro também de seleção brasileira, também tinha! Assim como Todos os nossos ídolos da posição tinham algum problema: Velloso não era bom em cobranças de falta; João Leite, exímio pegador de pênaltis, não sabia organizar sua defesa muito bem; Taffarell por vezes tomava alguns gols absurdos – ok, tinha uma frieza absurda, de após tomar o “frango”, bater no peito como quem diz “falha minha, beleza, tá tudo bem, segue o jogo… bora ganhar!”… – ; Kafunga foi contratado pelo GALO após uma partida em que tomou nada menos que 10 (sim, DEZ) gols! E nem por isso deixou  de mostrar qualidade debaixo das traves, entre os anos 30 e 40. “Ahh, Renato, e o que isso tem a ver”? Tem a ver que hoje em dia, mesmo com todos os méritos e conquistas de Victor, tem sido muito injustiçado por parte da torcida. Muitos olham somente o lado negativo (seu problema na saída de bola), e esquecem suas outras qualidades em campo: é  um dos  goleiros mais difíceis do atacante passar, mesmo no mano a mano; há pelo menos 4 anos – alguns dizem 5 – , tem à sua  frente defesas terríveis, que fazem com que a bola chegue toda hora… realmente, fica impossível uma hora não ocorrer a falha ou o (s) gol (s). E para alguns, a coisa está tão “viciada” na hora de comentar, que basta o Atlético tomar um gol, que “a culpa já é do Victor”! Será mesmo? Vamos dar uma olhada na história recente… em 2017, quando tivemos nossa pior defesa dos últimos anos, só chegamos à última rodada com chances de ir à Libertadores praticamente por causa dele, pegando tudo lá atrás; “ahh, mas ele teve um meio  de ano péssimo”… sim, teve! É fato! Vale lembrar que  Victor teve uma lesão em dezembro de 2016, que o afastou por 4 meses dos campos! E se para jogador de campo ritmo de jogo já faz falta, para goleiro é muito pior! Realmente, o retorno foi muito ruim. mas depois que recuperou o ritmo, foi nossa salvação, com aquela defesa pavorosa, que não sabia para onde corria, e deixava os atacantes toda hora na frente do gol. em 2018, não foi muito diferente; quem teve de aguentar até JUNINHO à sua frente, era desanimador! Sem contar falhas alucinadas, como contra São Paulo (no Morumbi) e contra o Bahia (na Fonte Nova). E ainda assim, foi o goleiro com maior número de defesas difíceis do campeonato. Mesmo com toda a  pressão. Mesmo com todas as críticas. Mesmo com um time/ uma defesa instável. Ele estava lá.
Para completar, esse ano aconteceu algo que, creio, fez vacilar até o coração do torcedor atleticano mais crítico: O São Paulo – que desde a aposentadoria de Rogério Ceni não encontra um bom goleiro –  fez uma oferta irrecusável para Victor assumir a 1 do Morumbi… pois o  Santo “recusou o que era irrecusável”… e ficou no GALO! ÍDOLO É ISSO! Mesmo com o São Paulo montando (pelo menos no papel) um time melhor – né, “Fofox”? -, que a imprensa especializada julgava ter grandes chances de vencer grandes coisas esse ano; mesmo o GALO estando em reconstrução, especialmente a defesa; mesmo com todas as críticas e “culpas” possíves; com tudo isso, e muito mais, ele FICOU! Diferente de alguns jogadores por aí que JURAVAM “querer aposentar no GALO”, que afirmavam de “pés juntos” que “não se viam com outra camisa que não fosse a do GALO”, que há muitoooo tempo “dão aquela forçadinha básica” para irem para o exterior, ou simplesmente para outro time/ terem um aumento de salário… pois é! VICTOR é MUITO DIFERENTE desse tipo de jogador! E merece SIM MUITO, mas MUITO RESPEITO! Por tudo que fez e ainda faz dentro das 4 linhas! Por tudo o que faz fora delas – que o digam os goleiros da base, que a cada entrevista o agradecem por todo o aprendizado e o tem como grande ídolo – ; por todos os títulos, por todos os milagres, pelo CARÁTER, pelo AMOR AO GALO… ESSE é “O CARA DA 1” da HISTÓRIA do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO! Bora respeitar,admirar,torcer… vaiar, JAMAIS! E torcermos MUITO para que ainda nos dê muitas alegrias! VICTOR LEANDRO BAGY: Você MERECE todo o AMOR e CARINHO dessa GIGANTESCA MASSA!!! Muito OBRIGALO por tudo! ObriGALO SEMPRE! Estará sempre na minha “Seleção de todos os tempos  do GALO”!!!
Não poderia finalizar, sem o canto que ficou eternizado naquela noite da sua canonização, em 30/05/2013… “PUTAQUEPARIU!!!! É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL!!! VICTOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

(Spoiler: A próxima coluna “ÍDOLOS DO GALO” será sobre ninguém mais ninguém menos que NELINHO…!!! Até lá!)

                                                     Foto: Site Atlético (atletico.com.br)

Foto: Galo Digital (galodigital.com.br)

Por: Renato Mello

Compartilhe esta publicação
2 Comentários

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.