Entre em contato conosco

F3

Colapinto ganha e bearman diminui a diferença na luta pelo título

Publicado:

em

Caio Collet conquistou seu quinto pódio na F3 FIA, em Monza, com o terceiro lugar na Sprint Race.

Franco Colapinto venceu a Sprint Race na frente de Oliver Bearman depois que opiloto da Prema Racing fez uma grande corrida para garantir o segundo lugar. Caio Collet terminou em terceiro depois de segurar as investidas dos adversários.

Victor Martins, Isack Hadjar e Arthur Leclerc todos tiveram a chance de chegar a vitória, no entanto, foi Bearman quem garantiu o melhor resultado para se dar uma chance real do Campeonato de Pilotos na última corrida da temporada.

Depois de largar da sétima colocação, Bearman rapidamente começou a avançar, embora um longo carro de segurança o obrigou a esperar durante um tempo. Nas últimas voltas, Bearman partiu para o ataque, passando por vários carros até chegar no líder. 

Jak Crawford largou da quinta colocação e foi pego no meio de uma luta acirrada que se tornou ainda mais competitiva com o uso do DRS. O piloto americano  acabou cruzando a linha de chegada em sétimo, ainda somando pontos valiosos para o campeonato por equipes.

Arthur Leclerc terminou em oitavo. O monegasco se envolveu em um contato no inicio, mas lutou e acabou terminando no mesmo local de onde havia começado. Leclerc ainda está na disputa pelo campeonato com uma chance teórica, já que espera se alinhar para a corrida 2 na quinta colocação a frente de Bearman.

Partindo do segundo lugar do grid, Caio Collet fez uma boa largada e manteve a posição. Na 15ª volta Caio Collet foi atacado pelos britânicos Oliver Bearman e Jonny Edgar, caindo para a quarta posição. O brasileiro teve paciência e duas voltas depois fez uma ótima ultrapassagem por fora sobre Edgard na entrada da primeira curva. Na sequência Collet conseguiu evitar um novo ataque do britânico e recebeu a bandeira quadriculada na terceira colocação.

A corrida

A primeira corrida da final do campeanato da Fórmula 3 comelou com Vidales sofrento com o carro que apresentou problemas antes da largada.

Colapinto estava esperto quando as luzes ficaram verdes e abriu vantagem para o brasileiro Caio Collet. Martins fez contato com Arthur Leclerc e o francês acabou escapando pela brita, caindo para a vigéssima sétima posição. Ele se recuperou até a vigéssima terceira colocação no final da segunda volta. Leclerc caiu para décimo terceiro.

Smolyar escapa e coloca uma bandeira amarela no setor 2, mas acaba retornando a pista. O Safety Car entrou na volta 4 depois que Zak O’Sullivan bateu na curva 1. Perdendo seu ponto de frenagem, ele teve que tomar medidas para evitar o toque com o companheiro de equipe Brad Benavides. Durante a bandeira amarela uma investigação para Yeany ocorreu e o piloto tomou 10 segundos de punição.

A corrida recomeçou na volta 9 com Colapinto mantendo a liderança. Na curva 1, Josep Maria Marti bloqueou, saindo do terceiro lugar e perdendo a posição para Jonny Edgar quando ele voltou após a curva 2.

As esperanças de título de Hadjar estavam ficando cada vez mais longe, já que no reinício  da prova o piloto da academia da Red Bull danificou sua asa dianteira em contato com Kush Maini na Ascari e caiu para décimo quinto. Ele foi forçado a parar para um novo na volta 10. Bearman aparecia escalando o pelotão e em uma bela disputa por posições com Martí, já Maloney ultrapassava Stanek.

Bearman ultrapassou Marti duas vezes na curva 1 nas voltas 10 e 11, mas em ambas as ocasiões, o homem da Campos lutou na curva 4.Um erro do espanhol desfez seu grande trabalho defensivo e o deixou em sétimo. Bearman, Crawford e Maloney  subiram para quarto, quinto e sexto, respectivamente.

Bearman recuperou lentamente a luta pelos lugares do pódio e foi puxando o trenzinho do DRS atrás dele ao longo do caminho. Colapinto estava mantendo Collet à distância.

O trenzinho logo sofreria alteração já que uma disputa entre Bearman e Crawford se desenvolveu nas voltas seguintes, enquanto isso Frederick entrava nos boxes para abandonar.

Entrando na volta 15, Bearman estava bem dentro do alcance DRS do piloto Trident, Edgar que atacava  Collet na curva 1, o homem piloto da Prema mergulhou por fora e conquistou dois lugares em uma curva com uma ultrapassagem brilhante, subindo para segundo com Edgar e Collet atrás respectivamente.

Enquanto Collet disputava com Edgar para vem quen ficava com a ultima vaga no pódio, Bearman se aproximava cada vez mais do líder Colapinto. Na volta final, a diferença para a vitória da corrida caiu para 0,6s, euquanto o piloto brasileiro assumia a terceira colocação.

Na volta final, Bearman reduziu a diferença para 0,1s para Colapinto fora de Ascari e na Parabolica foi para cima do piloto argentimo, que defendeu apenas o suficiente para dissuadir Bearman de tentar a jogada e segurou a vitória.

Collet se manteve em terceiro, enquanto Maloney conseguiu ultrapassar Edgar para ficar em quarto. Saucy acabou em sexto, à frente de Crawford, que ficou fora da disputa pelo título após o resultado da Sprint Race. Leclerc se recuperou para chegar em oitavo com Marti caindo para nono. A recuperação de Martins foi recompensada com um ponto depois de alcançar o 10º na última volta.

Colapinto, Bearman e Collet

Classificação corrida 1

O que eles disseram:

“Segunda vitória do ano, muito feliz e muito orgulhoso de toda a equipe depois de todo o trabalho duro que eles fizeram durante todo o ano como uma nova equipe. Estou realmente impressionado com o ritmo que tivemos durante toda a corrida, liderar toda a corrida em Monza foi algo que não pensei que seríamos capazes de fazer, mas conseguimos fazê-lo e manter os pneus na janela… Estou muito orgulhoso, o carro foi muito bom de pilotar e amanhã acho que temos outra chance de marcar alguns pontos muito bons.” – Franco Colapinto

“Uma corrida muito boa com P2. Eu tinha um bom ritmo e consegui subir lentamente no pelotão. Fiz uma boa dupla ultrapassagem no final para me colocar em P2. Eu estava me esforçando muito para conquistar a vitória, mas não consegui Não consegui. Não sabia que era a última volta porque o sinal de rádio não é perfeito entre Lesmo e Ascari e perdi essa comunicação. Estava meio que guardando para a última volta que acabou não chegando. estou feliz por ficar em P2 no final. Bons pontos para o campeonato, vamos ver como corre amanhã.” – Bearman

“Esperei um pouco demais para atacar o primeiro e o grupo juntou, deveria ter atacado antes. Hoje nosso ritmo não estava ideal, mas o pódio foi importante para a equipe. Agora vamos trabalhar para amanhã conseguir conquistar mais alguns pontos e terminar o campeonato bem.”- Collet

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.