Entre em contato conosco

F3

Browning crava a pole para corrida de classificação em Macau

Publicado:

em

Macau Grand Prix

Luke Browning da Hitech assumiu a liderança com menos de 10 minutos para o final, enquanto os demais pilotos buscavam seus melhores tempos com pneus novos. Isso o colocou apenas 0,006 segundos à frente de Gabriele Mini, da Theodore Prema, mas ainda havia muito tempo para seus rivais tentarem tirá-lo da primeira posição.

Mini parecia ser o mais provável a fazer isso, mas uma primeira tentativa que estava a caminho de ser boa o suficiente para a pole position foi arruinada com cinco minutos restantes por bandeiras vermelhas após Marcus Armstrong bater na Curva Dona Maria e Ugo Ugochukwu acabar bloqueando a pista na Moorish Hill.

Um recomeço com cinco minutos para o fim deixou os pilotos com tempo suficiente para uma última volta rápida, e os tempos nos setores iniciais sugeriram que Mini tinha o ritmo necessário para melhorar e superar Browning na pole. No entanto, outra bandeira vermelha, provocada pelo acidente de Isack Hadjar da Hitech na Moorish Hill, significou que a sessão foi suspensa – mantendo a posição de pole de Browning intacta.

Embora Mini parecesse estar no controle das ações após a primeira classificação, Browning disse que a falta de DRS na primeira classificação mascarou seu verdadeiro potencial. É por isso que, tendo deliberadamente guardado um jogo extra de pneus novos, ele sentiu que uma tentativa de pole estava nos planos.

“Eu fiquei em segundo em todas as sessões até agora, mas na Q1 não tivemos DRS – e essa foi mais ou menos a diferença para o P1”, explicou Browning. “Pensei que seria acirrado quando chegássemos à Q2, mas eu sabia que estaríamos em um bom lugar e, se realmente fizesse tudo certo, tínhamos a possibilidade de consegui-lo. “No final, a volta foi especial, realmente foi, e estou feliz por estar na pole.”

A última bandeira vermelha, que impediu que alguém melhorasse, também garantiu que Armstrong conseguisse o quinto lugar, à frente de Alex Dunne e Oliver Goethe. A primeira bandeira vermelha da sessão foi acionada após quatro minutos, quando Nikola Tsolov bateu na Moorish Hill, danificando seriamente seu carro da ART Grand Prix.

Antes de seu último acidente, que causou a bandeira vermelha, Hadjar também provocou uma bandeira vermelha com 15 minutos restantes após rodar em sua volta de saída e acabar atravessado na pista na Moorish Hill. A pole position de Browning lhe garantirá a posição de largada na frente para a corrida de qualificação de 10 voltas de sábado, que decidirá o grid para o grande prêmio principal de domingo.

A equipe SJM Theodore PREMA Racing apresentou um desempenho excepcional hoje no 70º Grande Prêmio de Macau, assegurando posições sólidas de largada para a Corrida de Qualificação do Campeonato Mundial de Fórmula 3 da FIA no Circuito Guia. Uma sessão de Qualificação 2 complicada, marcada por vários contatos e situações de bandeira vermelha, significou que os pilotos tiveram que ser rápidos, espertos e até sortudos para encontrar o momento certo para suas tentativas de qualificação.

Vindo de um desempenho dominante na Qualificação 1 ontem, Gabriele Minì maximizou suas chances ao garantir o segundo lugar no meio da sessão, enquanto suas duas últimas tentativas foram frustradas por paralisações. O italiano de 18 anos acabou a apenas 0,006s da pole position. Dino Beganovic foi um concorrente igualmente competitivo, navegando nas complicadas situações de tráfego para terminar em terceiro, a apenas 0,08s do tempo da pole em uma sessão incrivelmente acirrada.

O piloto de 19 anos começará a Corrida de Qualificação de amanhã de dentro da fila 2. O estoniano Paul Aron enfrentou um percurso difícil e teve o pior lado das situações desafiadoras que ocorreram durante a sessão. O piloto de 19 anos, que mostrou um potencial excepcional na sessão de Treino Livre 2 desta manhã, foi forçado a se contentar com o 13º lugar. Considerando os resultados combinados das duas sessões de qualificação, ele começará em P14 na Corrida de Qualificação de 10 voltas, que definirá o grid para o Grande Prêmio de domingo.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.