WEC
BMW M Team WRT: Pódio na LMGT3 e quarto lugar na hypercar
A BMW M Team WRT teve um início de temporada promissor no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) 2025, demonstrando um forte desempenho na rodada de abertura no Catar. A equipe, que busca consolidar sua posição na categoria, competiu com quatro carros no Circuito Internacional de Lusail: dois BMW M Hybrid V8 na classe Hypercar e dois BMW M4 GT3 EVO na LMGT3.
Na classe Hypercar, o BMW M Hybrid V8 #15, pilotado por Magnussen, Marciello e Vanthoor, conquistou um sólido quarto lugar, ficando a menos de 10 segundos do vencedor da corrida. O carro #20, pilotado por Frijns, Rast e van der Linde, terminou em sétimo lugar, demonstrando o ritmo competitivo da equipe.
Apesar de um início promissor na qualificação, com Dries Vanthoor garantindo a segunda posição na Hyperpole, o carro #15 enfrentou dificuldades durante a corrida, incluindo um problema no limitador de velocidade do pit e uma penalidade de drive-through. No entanto, a equipe demonstrou resiliência e lutou para conquistar um lugar no pódio.
Na classe LMGT3, a equipe The Bend Team WRT celebrou um pódio com o BMW M4 GT3 EVO #31, pilotado por Yasser Shahin, Timur Boguslavskiy e Augusto Farfus. O carro #31, que largou da 14ª posição, realizou uma corrida consistente e estratégica, garantindo o terceiro lugar na classe. O carro #46, pilotado por Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Kelvin van der Linde, enfrentou dificuldades com penalidades por violações dos limites da pista e terminou em 11º lugar.
A equipe WRT demonstrou um forte desempenho no Catar, com um pódio na LMGT3 e um quarto lugar na Hypercar. A equipe agora se prepara para a primeira rodada da temporada do GT World Challenge, marcada para 12 de abril no Circuito Paul Ricard, e para a próxima etapa do FIA WEC, com um mês de testes pela Europa.
Principais pontos durante a corrida:
1h
Início seguro para #15 e #20, respectivamente 3º e 6º
Bom começo para #46 e #31, respectivamente 7º e 12º
FCY – Marshalls no caminho certo
#15 perdeu 6 posições: problema no limitador de velocidade dos boxes no reinício do FCY
#15 Mudança de piloto para Marciello + mudança de nariz devido a pequenos danos
Fim da 1ª hora : #20 em P2, #15 em P16, #46 em P4 (em sala de aula), #31 em P11 (em sala de aula)
2h
#20 Mudança de piloto para Frijns
FCY – Marshalls no caminho certo
#31 Mudança de piloto para Boguslavskiy
#15 Mudança de piloto para Vanthoor
Fim da 2ª hora: #20 em P7, #15 em P14, #46 em P2 (em sala de aula), #31 em P6 (em sala de aula)
3h
VSC – Carro em cascalho
#31 Mudança de piloto para Shahin
Carro de segurança
Safety Car – Detritos na pista
Fim da 3ª hora: #20 em P4, #15 em P10, #46 em P4 (em sala de aula), #31 em P11 (em sala de aula)
4h
#46 Mudança de piloto para Rossi
#31 Penalidade de 5 segundos de tempo – infração de pitstop
#31 Mudança de piloto para Boguslavskiy
#20 Mudança de motorista para van der Linde
FCY – Detritos na pista
#15 Penalidade de drive-through – incidente
Fim da 4ª hora: #20 em P7, #15 em P12, #46 em P6 (em sala de aula), #31 em P9 (em sala de aula)
5h
#15 Mudança de piloto para Magnussen
VSC – Detritos na pista
Fim da 5ª hora: #20 em P4, #15 em P11, #46 em P6 (em sala de aula), #31 em P7 (em sala de aula)
6h
#46 Mudança de motorista para van der Linde
#20 Mudança de piloto para Rast
Carro de segurança
Safety Car – Carro parado na pista
Fim da 6ª hora: #20 em P5, #15 em P10, #31 em P5 (em sala de aula), #46 em P6 (em sala de aula)
7h
#31 Mudança de piloto para Farfus
#15 Mudança de piloto para Marciello
#46 Mudança de piloto para Rossi
Fim da 7ª hora: #20 em P5, #15 em P8, #31 em P3 (em sala de aula), #46 em P6 (em sala de aula)
8h
#20 Mudança de motorista para van der Linde
FCY – Detritos na pista
#46 Drive-through – Limites da pista
Fim da 8ª hora: #20 em P3, #15 em P7, #31 em P2 (em sala de aula), #46 em P9 (em sala de aula)
9h
#15 Mudança de piloto para Vanthoor
#20 Mudança de piloto para Frijns
#46 Mudança de motorista para van der Linde
#46 Drive-through – Limites da pista
#31 Mudança de piloto para Boguslavskiy
Fim da 9ª hora: #15 em P6, #20 em P7, #31 em P6 (em sala de aula), #46 em P9 (em sala de aula)
10h
#46 Penalidade de 30′ Stop & Go – Limites da pista
Abre aspas
para onde estávamos no Catar há um ano, esta foi uma grande melhoria. Todos nós podemos nos orgulhar desta conquista. Não estar no pódio no final com nosso Hypercar é um pouco difícil, mas as Ferraris foram difíceis de alcançar. Os caras fizeram um trabalho incrível, e levamos este bom resultado para casa conosco. Claro que queremos mais, mas marcamos bons pontos aqui. No LMGT3 tivemos um fim de semana difícil e não o carro mais rápido, mas ainda assim terminar no pódio com o carro #31 é muito positivo. O #46 pareceu perder um pouco de velocidade durante a corrida. Precisamos analisar o porquê!”
