Entre em contato conosco

GTWC Europe

BMW domina final do GT World Challenge Europe com títulos da Team WRT e da ROWE Racing em Portimão

Publicado:

em

BMW
Foto: BMW M Motorsport

Equipe belga conquista o campeonato geral de equipes, enquanto trio do carro #998 assegura a taça de pilotos na Gold Cup em decisão emocionante em Portugal

A etapa final do GT World Challenge Europe powered by AWS encerrou a temporada de 2026 com uma grande festa para as estruturas da BMW M Motorsport no Circuito Internacional do Algarve, em Portimão. A Team WRT confirmou a conquista do campeonato geral por equipes após a soma dos resultados das etapas de Sprint e Endurance. Além disso, a ROWE Racing celebrou o título de pilotos na Gold Cup Endurance com a tripulação formada por Jens Klingmann, Tim Tramnitz e Ugo de Wilde.
A corrida de três horas no traçado português garantiu disputas intensas e definiu os últimos troféus do ano. Por outro lado, as principais tripulações da categoria Pro enfrentaram um domingo de contratempos e abandonos motivados por incidentes de pista.

Título geral por equipes e vitória impecável na Silver Cup

A consolidação do título geral por equipes da Team WRT veio impulsionada por mais uma atuação destacada do BMW M4 GT3 EVO nº 30. Os pilotos Matisse Lismont, Amaury Cordeel e Ignacio Montenegro cruzaram a linha de chegada na quinta colocação da classificação geral, garantindo a vitória na classe Silver Cup.
A tripulação do carro nº 30 já havia chegado a Portimão com os títulos da Silver Cup garantidos nas modalidades Sprint, Endurance e na classificação geral combinada. “Acho que esta foi, mais uma vez, uma das nossas execuções perfeitas nesta temporada. Tivemos um pouco de sorte também, mas esta foi muito especial, principalmente com o quinto lugar geral”, comemorou Matisse Lismont após a prova. “Quer tínhamos uma vitória na Silver Cup na Endurance porque ainda não tính tínhamos conquistado uma, e conseguimos. Estou muito orgulhoso de todos”, completou o belga.
O chefe de equipe da Team WRT, Vincent Vosse, fez questão de ressaltar o papel decisivo do jovem trio no feito coletivo. “Estou muito feliz com este 80º título da equipe! É uma grande conquista. Nosso carro Silver teve um papel fundamental para que isso acontecesse. Parabéns a eles por uma temporada excepcional, tanto nas corridas de sprint quanto nas de endurance”, destacou Vosse.

Decisão dramática na Gold Cup e pódio na Taça de Bronze

A disputa pelo título da Gold Cup reservou fortes emoções até os minutos finais da prova. Vencedores das 24 Horas de Spa-Francorchamps durante o verão, Jens Klingmann, Tim Tramnitz e Ugo de Wilde chegaram à decisão na liderança da tabela com o BMW M4 GT3 EVO nº 998 da ROWE Racing. Klingmann sustentou a pressão dos rivais no trecho final para cruzar em segundo lugar na classe, assegurando o troféu para a equipe e para os pilotos.
“Nosso objetivo para esta temporada era muito claro: vencer a GT World Challenge Gold Cup e as 24 Horas de Spa. Acho que podemos nos orgulhar muito de termos conquistado ambos”, declarou Jens Klingmann. “Foi uma corrida extremamente difícil, com muitos altos e baixos. Não fomos os mais rápidos, mas fomos os mais consistentes ao longo do ano”, acrescentou o experiente piloto alemão.
Tim Tramnitz reforçou o alívio ao cruzar a linha de chegada em Portugal: “Alcançamos nosso objetivo para este ano. A disputa ficou emocionante novamente no final, mas conseguimos manter um ritmo sólido e talvez tenhamos sido um pouco mais espertos que os outros no fim das contas.” Ugo de Wilde acrescentou que “sinceramente, não foi fácil, e tudo se resumiu aos minutos finais da corrida, mas estou muito feliz por termos alcançado nosso objetivo.”
O chefe da ROWE Racing, Hans-Peter Naundorf, exaltou o desfecho do projeto: “Esta foi nossa primeira temporada competindo na Gold Cup e tính tínhamos uma missão clara. Com Jens Klingmann como mentor, ao lado de Ugo de Wilde e Tim Tramnitz, conquistamos a vitória no ponto alto da temporada em Spa e agora também garantimos o título geral. Não poderia ter sido melhor.”
Na Taça de Bronze, o BMW M4 GT3 EVO nº 42 da Oman Racing by Century Motorsport também subiu ao pódio. A tripulação formada por Ahmad Al Harthy, Javier Sagrera e Calan Williams encerrou a disputa na terceira posição da categoria. Logo em seguida, o BMW M4 GT3 EVO nº 991 da Paradine Competition, pilotado por Darren Leung, James Kellett e Robert de Haan, concluiu no quarto lugar da classe.

Furos de pneu e abandonos marcam o domingo das equipes na Pro

Em contrapartida, as tripulações inscritas na categoria principal Pro enfrentaram diversas adversidades ao longo da prova. O BMW M4 GT3 EVO nº 98 da ROWE Racing, guiado por Marco Wittmann, Jake Dennis e Philipp Eng, fez uma corrida de recuperação após sair de P35 no grid. Contudo, perdeu posições devido a um furo de pneu após um toque por trás, terminando na 22ª posição geral. “Infelizmente, um contato com outro carro arruinou nossa corrida e acho que um resultado entre os cinco primeiros teria sido possível”, lamentou Marco Wittmann.
Cenário semelhante atingiu os representantes da Team WRT no carro nº 32. Jordan Pepper, Charles Weerts e Kelvin van der Linde ocupavam o sexto lugar quando Pepper precisou cumprir um drive-through por provocar um toque. “Cometi um erro, e peço desculpas a todos. Um pequeno erro teve uma grande consequência”, reconheceu Jordan Pepper. Na fase final, Kelvin van der Linde também sofreu um furo de pneu após ser atingido por uma Ferrari, deixando a equipe em 30º lugar geral.
Por fim, o BMW M4 GT3 EVO nº 46, pilotado por Valentino Rossi, Neil Verhagen e Max Hesse, abandonou a disputa após um furo de pneu logo na primeira volta, seguido por um problema técnico. “O furo no pneu logo na primeira volta nos jogou para a 60ª posição, e então lutamos para chegar à 14ª. No entanto, infelizmente, tivemos que abandonar a prova devido a um problema técnico. Mas graças ao excelente desempenho do carro nº 30 ao longo do ano, eles conseguiram conquistar o campeonato geral por equipes”, concluiu Max Hesse.
Compartilhe esta publicação