Entre em contato conosco

F2

Barcelona marca a metade do campeonato da F2

Publicado:

em

Barcelona : Enzo Fittipaldi (Dutch Photo Agency/RF1)

Depois que Frederik Vesti reinou nas ruas de Monte Carlo e assumiu a liderança do campeonato, a Fórmula 2 chega a conhecida pista de Barcelona para a metade da temporada.

Saindo do cenário encantador de Monte Carlo, a Fórmula 2 se prepara para a segunda corrida europeia do calendário, a primeira em circuito permanente. Das traiçoeiras ruas de Mônaco, a F2 segue para as subidas e descidas catalãs de Barcelona para a 6ª rodada de 2023. O circuito mede 4.657 metros e certamente não está entre os mais longos da temporada, mas é extremamente completo e um verdadeiro banco de testes para avaliar o desempenho do carro. A instalação espanhola oferece uma ampla gama de curvas de diferentes velocidades e formas, exigindo um equilíbrio perfeito entre aderência mecânica e aerodinâmica. Ele também tem duas longas retas.

No terceiro setor, o ritmo ficará mais suave. A chicane para a curva final foi abandonada e o traçado usado até 2006 será reintroduzido, com uma curva rápida que leva a uma reta de 1.047 metros. Os tempos de volta, portanto, devem cair. Os carros do Campeonato de Fórmula 2 da FIA realizaram três dias de testes coletivos de 10 a 12 de maio como preparação para o evento, permitindo que equipes e pilotos trabalhassem em suas soluções de acerto.

O CAMPEONATO ATÉ AQUI: 

Garantindo sua segunda vitória na Feature Race e a primeira pole position em sua segunda temporada, Frederik Vesti colocou-se na disputa ao título de 2023. Com 89 pontos, o dinamarquês volta ao circuito que o viu conquistar seu primeiro pódio na Fórmula 2 no ano passado. No entanto, o piloto da Prema está apenas cinco pontos à frente de Théo Pourchaire. Embora as rodadas sem pontuação em Sakhir (Vesti) e Jeddah (Pourchaire) continuem sendo a única diferença em seus recordes, ambos tentarão extrair o máximo, bem como começar a abrir uma brecha em seu rival mais próximo, Ayumu Iwasa.

A Prema está ansiosa pelo evento após dois fins de semana incrivelmente bem-sucedidos em Baku e Monte Carlo. Após o desempenho dominante do estreante britânico Ollie Bearman, que dominou todas as sessões no Azerbaijão, Frederik Vesti conquistou sua segunda vitória no Principado, pulando para a liderança do Campeonato de Pilotos. O dinamarquês já teve sucesso em Barcelona, onde conquistou seu primeiro pódio na F2 no ano passado. Para Bearman, será a chance de finalmente correr em uma pista onde teve alguma quilometragem depois de uma montanha-russa em Monte Carlo onde ainda fez uma ótima recuperação no final de semana.

O fim de semana em Barcelona pode trazer variabilidade climática, com previsões incertas para o fim de semana de corrida. Em termos de pneus, a Pirelli trará os duros P Zero White como a solução Prime, enquanto os macios P Zero Red serão as opções.

Decepcionado com seu desempenho na qualificação na sexta-feira, Iwasa tirou o melhor proveito de suas circunstâncias desde a primeira linha do grid reverso para levar para casa a vitória na Sprint Race em Monte Carlo. 20 pontos atrás de Vesti, o piloto da DAMS tentará recriar sua forma de 2022 no circuito espanhol e voltar ao pódio mais uma vez. Mais atrás, em quarto, Kush Maini está fazendo da consistência a marca registrada de sua campanha de estreante. O piloto da Campos Racing está agora com 49 pontos, um à frente de Dennis Hauger, da MP Motorsport, e Zane Maloney, da Rodin Carlin, ambos empatados com 48. Maini e o quinto colocado Hauger são dois dos três únicos pilotos que marcaram pontos em todas as rodadas até aqui.

CURIOSIDADES: 

  • A Prema Racing conquistou sua 33ª vitória na Fórmula 2 com a vitória de Frederik Vesti na Corrida Especial de Monte Carlo.
  • Apenas Kush Maini, Dennis Hauger e Richard Verschoor marcaram pontos em todas as rodadas até agora nesta temporada, com a sequência consecutiva de pontuação de Verschoor na rodada que remonta à 10ª rodada em Budapeste no ano passado.
  • Com a pole position de Frederik Vesti em Monte Carlo, a Prema Racing conquistou o recorde de mais pole position na história da Fórmula 2, com 24 em seu nome.
  • O líder do campeonato, Frederik Vesti, tem lembranças felizes em Barcelona como a casa de onde começou sua jornada rumo à Fórmula 2. A primeira experiência do dinamarquês com um carro de Fórmula 4 foi no circuito espanhol, onde ele competiu com a Van Amersfoort Racing pelo Campeonato ADAC de Fórmula 4 de 2017.

O QUE ELES DISSERAM: 

“A gente tem um novo final de semana de corrida e estou empolgado para ir até Barcelona. Com certeza é uma das pistas onde mais pilotei na vida, levando em conta corridas e também os testes. Em Mônaco, a gente tinha um bom ritmo, e espero seguir assim para esta etapa na Espanha. Os dados coletados nos testes de Barcelona há três semanas serão fundamentais para chegar com um bom acerto nessa pista e foi bom porque também já testamos o traçado sem a última chicane” – Fittipaldi

“Estamos definitivamente em um momento positivo e queremos continuar aproveitando esse momento em Barcelona. Sentimos que estamos em uma posição muito boa, mas sabemos o quão rápido o momento pode mudar, então, como sempre dizemos, nunca confie no passado. Continuamos pressionando, equipe e pilotos. Estou muito interessado em ver como Ollie e Frederik vão se comportar em uma pista onde passamos recentemente por um teste de três dias. Com certeza, com tanto conhecido, precisaremos de uma execução perfeita em todos os detalhe, e maximizar cada variável, a fim de prevalecer.” – Rene Rosin – Team Principal Prema

 

Foto: Dutch Photo Agency/RF1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.